Thursday, March 15, 2007

SIMPLEX ...mais simples não há!

Cascais – Repartição de Finanças – 15 horas
Tenho de entrar para pedir um esclarecimento. Tiro uma senha e constato que há 120 contribuintes à minha frente. Esqueci-me que era o último dia para entrega do IRS em papel, porque eu entrego tudo pela net, já que tenho essa possibilidade e é trabalho limpo e feito confortavelmente , quando estamos em maré de preencher impressos e declarações. Fui dar uma volta, beber um café , apanhar sol, que o dia estava maravilhoso.

Entrei novamente e tentei pedir o esclarecimento noutro balcão. Tem de tirar outra senha, porque ISSO é no IVA, disse o zeloso funcionário. Fui tirar outra senha e sentei-me, por sinal em frente dele, à espera da minha vez. O homem levantou-se, desapareceu lá nos confins da secção e confirmei a minha suspeita – estava com pouca vontade de trabalhar… Depois, reparei que estava à conversa com outro, junto da porta.
. Já depois das quatro horas e com os Serviços fechados, sentou-se então à secretária , pegou no telefone e pôs-se a falar com alguém. Distraí-me com a conversa de duas alemãs , ao meu lado e só voltei o meu olhar para ele quando ouvi uma voz dizendo : “Em casa de ferreiro, espeto de pau…pelo telefone , parece impossível”…

O funcionário das Finanças estava a fazer a sua Declaração de IRS, em papel, pelo telefone, ditando os números para um colega!!!

21 comments:

Leonor said...

Ahahah! Adorei... o nosso país é fabuloso, acho que devíamos ser escolhidos pelos habitantes de um planeta distante para sermos estudados!
Eu também fiz um pequeno post acerca do simplex, que giro :)

Ah, e já agora, muito grata pela divulgação do meu blog! Se quiseres que faça o mesmo, diz...

Isamar said...

E assim vamos andando! Será genético? Cultural? Simplex? Onde?
Beijinhos

amigona avó e a neta princesa said...

Coisas que vamos vivendo... dou mais notícias no meu canto sobre o outro problema. Mandei-te um email mas veio devolvido!Bjs

greentea said...

leonor

já fomos eleitos pelos deuses , sem dúvida, neste reino dos macações...
Não tens que agradecer, certos blogs e certos temas são mesmo para divulgar e não guardar apenas para nós.
Um beijo

greentea said...

bom dia isabel

è melhor mandarmos fazer análisesao ADN..é tão simplex!!

beijinhos e sorrisos, que o solaté já está a aparecer...

greentea said...

amigona

não percebo porque foi devolvido o mail, tenho recebido de outras pessoas. tenta novamente , SFF
É lamentável esse assunto mas penso que alguma coisa deve ser feita.

Um abraço para ti

Maria Cristina Amorim said...

Já fui funcionária publica, a termo certo, e fartava-me de trabalhar. O trabalho de "escravo" era todo para mim, pois os chefes assim o mandavam.
Atendia o telefone, atendia o publico, procurava arquivos mal arrumados, introduzia dados no PC... enfim. E ainda , em alturas de muito trabalho entrava ás 9h e saía ás 23H. Nunca podia faltar porque tinha o emprego em risco, uma vêz que era contratada. Os efectivos conversavam, iam ao café, fumavam o seu cigarrito, davam ordens, e havia uma que fazia croché o dia inteiro durante o mês que trabalhava, porque os outros 11 estava de atestado médico...
Não me valeu de nada, (e os chefes até gostavam de mim), porque quando saíu a tal "lei dos disponiveis", em 1994, eu fui para o olho da rua e as boas referencias tambem.

Mas parece que agora as coisas vão mudar...FINALMENTE VAI-SE DAR VALOR A QUEM TRABALHA, O RESTO.. RUA!!! SERÁ?

Van Dog said...

hahahahaha... Estes humanos são uma graça!!...

Pitanga Doce said...

Greentea, você que é "fera" nesta área de blogs e afins diga-me uma coisa: não há outro tipo que se possa usar sem ser do Google? Vamos ter que ficar sempre à mercê desse americano maluco? Há dois dias não consigo postar e agora até para comentar é um parto!!! Se houver outra saída é pra já.


beijos e &&%&/)/&//%/(/!!!

Teresa Calcao said...

A "nossa casa"(Portugal)precisa de muita arrumacao....sem falta!!!!!!
Beijinho

greentea said...

leonor

sem dúvida que somos um país extrafabuloso, povoado de seres maravilhosos, preconceituosos, oldfashion, agarrados a conceitos ultrapassados e que fogem do culto das novas tecnologias e da modernidade como o gato da água fria...

bjikos.

greentea said...

isabel

deve ser tudo isso , algo que no ultrapassa, simplexmente...

bom fim de semana

greentea said...

amigona

manda-me outra vez q não recebi nada.
o que puder fazer, conta comigo
beijinhos

greentea said...

pandora

foi mesmo essa cenma que vi ontem : estive duas horas na repartição e metade dos funcionários conversavam e riam lá para os fundos, no balcaõ alguns atendiam , slowly, estilo não te maces... do outro lado onde estavam as filas para o IRS havia qd tirei a senha mais de 120 pessoas à minha frente...
Este espectáculo é frequente em muitos lados, não quero dizer com isto que abranja todos os funcionários . Se eu tivesse aquela produtividade...

greentea said...

van dog

sim, sim , sem dúvida
simplexmente ...humanos nados e criados neste país.

dormiste bem a sesta no sofá do dono, hoje ????

greentea said...

pitanga

é assim , andamos mesmo à mercè de malucos...

mas já te fui dar umas dicas lá no teu canto

bom fim de semana

greentea said...

teresa

é deitar abaixo e começar de novo, já não vai com paninhos quentes ...

beijinhos

Jorge P. Guedes said...

Esta, palavrinha, até parece uma anedota! E é com procedimentos destes que se querem fazer respeitar pela população em geral?
Afinal, a bandalheira e a falta de respeito continua em algumas repartições!
Não nos calemos!

um abraço.
jorge g - O Sino da Aldeia

Paúl dos Patudos said...

È por causa de gente assim , que a função pública tem a fama que tem.
Ainda há os que trabalham.
Eu sou funcionária pública e gosto do que faço e sei que não pertenço a esse grupo.
esses deviam ir para a rua e dar o lugar a quem precisa e a quem trabalha de verdade.
bjo
Ana Paula

a d´almeida nunes said...

Vida de toc? Só pode ser!...
Aturar estes energúmenos que quando atendem é para nos dizerem que não temos razão, que reclamemos por escrito e depois, na sequência, em vez de pagar 50€uros de multa (injusta) ainda se vai pagar 150€ (com direito a reclamar depois de pagar...depois se verá!...).
Há dias até fiquei estupefacto! Fui muito bem atendido ao telefone!
Cos diabos! Deve estar para cair algum santo do altar!
António

Pepe Luigi said...

Parece incrível mas é verdade. Pois na grande maioria das nossas "queridas" repartições é assim que se passa.

Um beijinho
do Pepe.