Monday, March 26, 2007

O Projecto Kaki , em Sintra

...É que temos em Sintra plantada dentro do espirito deste projecto, já faz bastante tempo, uma árvore Kaki. Ela está na parte ajardinada do Sintra Museu de Arte Moderna, antigo Casino, em frente à entrada principal, do lado esquerdo quando se entra e está assinalada.
Emília Reis
(recebido por mail)
Num curioso edifício de 1920,

o Museu de Arte Moderna de Sintra inaugurou a 17 de Março uma exposição dedicada em exclusivo à Arte Deco, com cerca de 500 peças de mobiliário, vestuário, jóias, pintura e escultura e um extraordinário Bugatti de 1929, a maioria pertencentes à colecção Berardo.
Grande parte do que está exposto até Setembro pertence à colecção do empresário madeirense Joe Berardo, embora a exposição inclua ainda peças da colecção do Musée des Années 30, de França, assim como vestuário e adereços do Museu Nacional do Traje e um Bugatti, de 1929, do Museu do Caramulo.
Peças concebidas por René Lalique, um quadro de Robert Delaunay, duas esculturas do português Canto da Maya, aos quais se juntam obras de Jules Leleu, François Dufrêne, André Sornay e Louis Majorelle, fazem parte desta exposição.
Do Museu Nacional do Traje são apresentados vestidos, fatos de criança e de homem. Há, ainda, cerca de 170 peças de mobiliário e uma centena de cristais, loiças e candeeiros.
Visitar esta exposição é uma oportunidade única de admirar o mais esplendoroso e elitista estilo decorativo de entre as Duas Guerras. (site da CMS)

2 comments:

Moura ao Luar said...

Beijo de boa semana

Jorge P. Guedes said...

Quanto mais não seja por Lalique e pelo quadro (que desconheço qual é) de Delaunay, valerá a pena a deslocação para quem puder!

Um abraço.