Friday, March 9, 2007

Loucura ou lucidez ?

Desde o século XVIII, a literatura ocidental se refastela em mulheres enlouquecidas. Essa é a forma mais simples de se castigar as mulheres "más", mas também de justificar as mulheres "difíceis", aquelas que não se calam, que não se submetem.
"Em uma sociedade patriarcal que depende do silenciamento do outro para se manter funcional, os espaços de expressão pessoal reservados às mulheres são escassos e restritos. Assim, não chega a ser surpresa que tantos personagens dentro da ficção criada por mulheres enlouquecem de alguma maneira, em alguma medida.

Mas, a "loucura" da qual estou falando é aquela impingida às mulheres, especialmente por um tipo de homem (não sao todos, ainda bem!), inseguro e imbecil que tem como insultos favoritos: louca, descompensada, desequilibrada, tá precisando de um homem para se acalmar...
Sim, porque no pobre imaginário machista, um pênis é tudo que a mulher precisa para sair do seu estado constante de loucura, histeria e desespero. Claro que acham que seria o pênis deles (bom, ainda que isso fosse remédio pra alguma coisa, os deles nunca funcionariam, porque os machistas costumam ser de uma incompetêcia brutal nesses assuntos...).
Acontece que, se os homens fazem o que querem são "audaciosos", mas se as mulheres fazem (ou dizem) o que querem é porque são "loucas".
Por isso, amigas, minha mensagem para o 8 de março é: enlouqueçam!
Não desistam. Dêem-se ao direito de fazer sandices; de rir sem motivo; de viajar sem dinheiro; de mudar de profissão, se não estiverem felizes... ainda que isso pareça, vocês sabem... loucura...

Amem muito, quem vocês quiserem, quantas vezes quiserem, como e onde vocês quiserem
Vistam-se como lhes aprouver, independente da idade; raspem a cabeça ou pintem o cabelo de azul. Amadureçam ou sejam eternas adolescentes, se assim sentir. Façam coisas sem planejar, saiam de casa e mudem seu roteiro no caminho, não temam o inesperado.
Mas, principalmente, nunca deixem a "pecha" de louca impedir vocês de fazer coisa alguma. Não precisamos ser o que esperam que a gente seja nem aos 20, nem aos 30, 40, 50, 60, 70, 80 anos.
Por fim, de presente para vocês, algumas mulheres maravilhosas que nos darão a benção da sua "loucura", no dia de hoje (eu já li e reli, e não canso da lucidez dessas mulheres):
http://www.sindromedeestocolmo.com/

21 comments:

Reflexos e Sinais da Alma said...

Oi, so novato nestas andanças dos blogs, criei o meu em Fevereiro deste ano, entretanto visitei o teu blog hoje , enviei-te 1 email , espero k tenha passado. Estarei atento aos teus temas. V~i-te no Kalinka... daí a estar aqui foi um saltinho..Gostei deste post ,loucura ou lucidez, mais visitas farei...se kiseres visita o meu, e deixa o teu comentário..beijinhos

Tita Dom said...

A mulher é um ser especial disso não tenho duvidas e sempre tentei transmitir isso á minha filhota!
Beijo grande em ti

Pitanga Doce said...

Mas que frase mais acertada!" Os homens quando fazem o que querem são audaciosos, as mulheres são loucas". Não há verdade maior.

beijos Greentea e vou fazer a mudança do teu link, isto é se o google deixar. Já tentei postar hoje tres vezes e...nada.

Meg said...

Será desta?... é que hoje está difícil
Florbela Espanca... que foi ela senão uma "louca" daquele tempoF Não escrevesse o que escreveu e outros nomes, que não poetisa, se lhe atirariam...
Ultrapassou as grilhetas, enfrentou-as, riu delas, e "viveu", desafiando os preconceitos; abençoada loucura!
Não sendo própriamente feminista, no sentido mais radical do termo, também, a certa altura da vida, depois de vertidas todas as lágrimas. mordi as amarras da vida, soltei a vela dos meus sonhos, dei autonomia à minha forma de ser e pensar, desprezei a escravatura de algumas regras sociais que só servem para nos subalternizar...e passei a SER EU.
Ensandeci... e como é bom ensandecer... dar asas àa emoções, vivê-las, mergulhar nelas intensamente e sem medos...
Por isso me sinto uma recalcitrante!
Um beijo desta amiga

jorge esteves said...

Texto surpreendente pelo incomum; que não desprovido de razão! Mas acrescentaria: mal será quando um, seja qual for, arrogar-se no direito exclusivo. A supremacia, idealmente, não deverá existir nunca; tal como a Igualdade. Ao contrário, ambos, em dose igual, deverão ser equivalentes e complementares.
Abraços!

Isamar said...

Ousemos cometer loucuras à medida dos nossos desejos. Ainda que sejam por um dia, uma semana, uma hora...sejamos felizes.
Beijinhos

ॐ Hanah ॐ said...

"um sexto sentido maior que a razão"..

lindo post...

Bons dias...

Hanah

Isamar said...

Passei para te desejar um bom fim de semana. Fantástico! Vive , Mulher!
Beijinhos

Pitanga Doce said...

...e pronto! Casa nova? Link novo e já está.

beijos

Zé-Viajante said...

O teu amigo Simão levou uma sova. E ficou indignado. Vai lá vê-lo.
Abraços.

greentea said...

reflexos

são temas para consideração, apreciação de cada um , sobretudo para ampla discussão.

ainda não vi o mail
beijinhos par a ti

greentea said...

sorrisos

claro que SOMOS especiais; e se tivesse tido filhos homens ter-lhes-ia transmitido isso mesmo

um beijo

greentea said...

pitanga

eu tenho a minha loucura e lanço-a como um facho a arder na noite escura...

quem o disse tinha toda a razão porque mal de nós se não formos loucas - cada uma o entenderá como, óbvio...

beijinhos para ti

greentea said...

meg
mordi as amarras da vida, soltei a vela dos meus sonhos, dei autonomia à minha forma de ser e pensar, desprezei a escravatura de algumas regras sociais que só servem para nos subalternizar...e passei a SER EU.
é isso quetemos de fazer : ser NÓS, não nos apagarmos, não nos demitirmos
sabermos VIVER!!

Um beijo grande para ti

greentea said...

tinta permanente

os relacionamentos deveriam ser assim sem supremacias deste ou daquele, mas em liberdade, em amor , em respeito pelo EU do outro, sabendo que as pessoas não permanecem imutáveis, mas vão crescendo, vão evoluindo

Um beijo

greentea said...

bom dia isabel

não interessa o tempo nem a quantidade - cada um comete as suas pr´prias loucuras, cada um tem as suas opções mas é importante OUSAR!

tem um bom dia , Isabel

greentea said...

hanah

um post importante, um texto importante...para leitores importantes...

beijos para ti

greentea said...

bom dia isabel

ainda bem que voltaste.
tem um bom domingo, beijinhos

greentea said...

pitanga

é altura de mudarem o link, sim


acho que há muita gente que chega ao outro blog e volta para tra´s sem perceber onde está o link...

beijinhos

greentea said...

viajante

já fui saber so Simão, coitadinho!

Eu sei que ele é refilão , às vezes
(aqui perto há um parecido ) mas não se admite que os brutamontes dos capangas se tenham atirado a ele de dente afiado e deixando-o nessa miséria...
Com bons cuidados ele vai melhorar, que o Simão recupera rápida com um dono a cuidar bem dele!

Beijinhos para ambos.

amigona avó e a neta princesa said...

Obrigada pelo conselho...já lá fui!

Quanto á loucura,TODA TODA a possível... beijo, amiga...