Tuesday, March 13, 2007

lágrimas

Feitas de água e sal, as lágrimas emanam da fonte dos olhos e estão associadas à imagem do pão, um alimento interior e místico. As lágrimas estão entre as mais sublimes destilações das águas corporais. Elas são doces frutos salgados da visão espiritual, do olhar compassivo e amoroso. Simone Weil dizia: “o que salva é o olhar”. E o olhar compassivo é iluminado por lágrimas.
A cor é uma interpretação que o cérebro faz dos sinais luminosos. Por isso, nunca se saberá ao certo se duas pessoas vêem uma cor exatamente da mesma maneira. Às vezes, a percepção de uma cor pode ser afectada pelo efeito de contraste.
IMPORTÂNCIA DAS LÁGRIMAS
As lágrimas não são compostas apenas de água. Numa gota pode haver mais de 60 combinações proteicas, além de minerais e substâncias bactericidas, que protegem o olho de infecções. Quando piscamos, as lágrimas banham os olhos, conservando a córnea húmida. O fluido é drenado pelo canto interno do olho para um saco lacrimal e daí para o nariz.

...e eu que sou uma maria-chorona...as lágrimas caiem-me como gotas de orvalho pela cara abaixo, sem querer!

3 comments:

Desassossego said...

Olá Greentea, casa nova, muito bem.
Lágrimas, durante muito tempo retive as minhas, poucas ou quase nenhumas são as pessoas que me viram chorar, até mesmo eu...
Mas agora, por vezes, deixo-as rolam pela cara e sabe tão bem... mesmo muito bem...
Um beijo doce...

greentea said...

DESASSOSSEGO

OLHA , por vezes as lágrimas saltam-me da cara, dos olhos, mesmo contra minha vontade; não as retenho e qd é preciso, choro até secar a fonte para aliviar a dor, a raiva , a solidão , aangústia, o desespero, ou simplesmente pelo prazer de chorar, por certas experiencias muito belas por que já passei...
Um beijo doce para ti tb-

greentea said...

desassossego

não consegui deixar-te um comment - dá erro...