Monday, September 17, 2007

morrer da cura ...


Os serviços de saúde são no geral muito eficazes quanto à utilização e receituário dos medicamentos, tendo provavelmente como certa a sua comparticipação pelo maior número de vezes que prescrever este ou aquele fármaco . E se receitar um ou outro que provoque a necessidade de mais alguma toma , tanto melhor...
No seguimento das consultas e sintomatologia, a paciente foi enviada para casa depois de uma dose de soro e uma injecção não se sabe de quê. O médico mandou aviar mais um antibiótico e duas outras especialidades : Nolotil e Dol-u-ron Forte.
Na final do 2º dia, voltou a febre, vómitos, náuseas, dores de cabeça fortissimas e tosse cavernosa com expectoração. Perspicácia de mãe que cada vez tem mais aversão a esta medicina convencional e à arrogância e prepotência com que os Dotores nos tratam (e à nossa bolsa) fui ler as contraindicações e efeitos indesejáveis :
Nolotil - os doentes encontram-se em risco aumentado de desenvolver choque anafilático, problemas respiratórios, tumefação das mucosas, rouquidão, estridor, taquicardia , hipotensão, prurido , urticária....
Dol-u-ron Forte (Paracetamol+Codeína) : náuseas ou vómito, cansaço, dor de cabeça , depressão respiratória, excesso de muco nos pulmões, queda brusca da tensão arterial ( a tensão dela já estava bastante baixa), dificuldade em respirar, diminuição dos glóbulos brancos , etc , etc
Por minha conta e risco, substituí estes dois maravilhosos fármacos dei-lhe um chàzinho de sabugueiro com mel puro para acalmar as mucosas e ela dormiu tranquila toda a noite. E eu . Que hoje era dia de trabalho e ela queria estar sem falta na Faculdade para praxar os caloiros...

10 comments:

Pitanga said...

Olha, tenho um médico que diz que se lêssemos todas as bulas de remédios não tomaríamos nenhum. Não é que ele está certíssimo?

Que bom e viva o chá de sabugueiro!

sorrisos da minha alma said...

Fiquei de sorriso largado, mamã de ouro!!!
Obrigado pela dica!
E deixo aqui muito sucesso para mais um ano de estudos da filhota!
Beijos grandes para ti mamã!

Morgenita said...

Ainda não aparecem nas bulas são os "regalos":

- Nolotil - Um fim de semana para dois, num resort em Cuba, em regime tudo incluido;

- Dol-U-ron Forte - Cheque brinde no valor de 1.000 Euros, valido nas lojas à escolha de Sua Excelência.

Enquanto esta palhaçada não acabar, sujeitamo-nos a morrer para pagar as férias de alguém...

Bjocas,

P.S.-Vou tomar nota do chá!

Marian said...

sempre que possivel, é preferivel um remedio natural a um monte de quimicos que para curar uma coisa fazem mal a três, certo?
Foi uma escolha acertada e sábia
;-)
Beijinhos

125_azul said...

Sorte tem ela por ter uma mamã que entende de meninas e de chás...
beijinhos

Pandora said...

Ainda bem que a tua filhota tem uma mãe, que parece que não gosta lá muito de medicamentos.
eu por meu lado tenho-lhes um bocadinho de azar, só um bocadinho,. Já fui parar ao cardiolojista por causa de uns comprimidos para a gripe... dá para acreditar?

Beijos.

Luisa Hingá said...

Puxa ainda bem que vim aqui. Ando a tomar o Do-lu-ron para as dores e fico com uma soneira muito grande. Não sei agora se é preferivel ficar com sono ou com dores. Risos
As melhoras da filhota.

Joaquim Veiga Martins said...

O Dol-U-Ron Forte é altamente viciante. A codeína é a substância responsável por este "efeito secundário". Os idosos estão muito vulneráveis a este tipo de medicamentos. Eu lidei pessoalmente com um caso de uma senhora idosa que se queixava inicialmente de uma forte obstipação. Não me disse que tomava 12 cápsulas diariamente de Dol-U-Ron forte. Fiquei a saber disto por uma filha que descobriu dezenas de caixas vazias escondidas numa mala. A Sra. confrontada com esta descoberta disse-me que já não conseguia viver sem aquele medicamento. Veio-se a descobrir que a farmácia fornecia-lhe o medicamento com a promessa da receita. A Sra. sofria imenso com a obstipação e quando retiramos o Dol-U-Ron teve de ser internada para uma desintoxicação que ainda não terminou. Além disso, como não bastassem todos os outros problemas, o fígado estava em péssimo estado. Quantos idosos estarão a usar medicamentos sem qualquer tipo de controlo por parte dos médicos de família ou dos familiares?

Rosa Maria Cautela said...

tomei
um comprimido de Dol-u-ron forte tinha uma dor horrivel no braço já deitei os comprimidos fora desde falta de ar vómitos beixa de pressão acho que tive de tudo já fez 24 horas que o tomei e ainda tenho dificuldade em respirar

Rosa Maria Cautela said...

tomei
um comprimido de Dol-u-ron forte tinha uma dor horrivel no braço já deitei os comprimidos fora desde falta de ar vómitos beixa de pressão acho que tive de tudo já fez 24 horas que o tomei e ainda tenho dificuldade em respirar