Thursday, July 26, 2007

Urucum ou açafroa



O urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.
Os índios Iauanauá vivem em três aldeias no Oeste acreano, uma das regiões mais recônditas da Floresta Amazônica. De Tarauacá, o povoado mais próximo, até a reserva indígena, são dez dias de barco. Mesmo no isolamento de matas e rios, eles estão conectados ao comércio mundial. Desde 1995, os iauanauá são fornecedores exclusivos de urucum para a Aveda, empresa de cosméticos naturais dos Estados Unidos, comprada recentemente pela francesa Estée Lauder.
O urucum Iauanauá é usado na fabricação de um batom especial, vendido na Europa e nos Estados Unidos como produto genuinamente natural e de alta qualidade. O pó do urucum está sendo testado ainda num tipo específico de condicionador de cabelo.
Nomes Populares: Urucum, Colorau, Urucu e Açafroa.
Nome Científico: Bixa orellana L. / Família das Bixáceas
Utilização e Origem: Utilizada pelos índios brasileiros para proteger a pele dos raios solares e como repelente de insetos, o urucum tem sua origem na América Tropical.
Partes usadas: Sementes e folhas. Para obter o pó das sementes, esmague-as num pilão de madeira.
Uso Medicinal: O chá das sementes tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante. A infusão das folhas também atua contra bronquite, faringite e inflamação dos olhos.O pó é digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como antiinflamatório para contusões e feridas. As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito. O urucum também é utilizado para afecções do coração. A tintura do urucum é usada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca). Decocto laxante: 3 gs em 300 ml de água por 10 minutos. Tome uma xícara após as refeições.Infusão de Urucum: 10 a 15 gs de sementes em 1 litro de água fervente, em infusão por 15 minutos.
Uso na Cosmética: Índios americanos usavam o urucum como protetor solar, repelente e para fins estéticos (tinta vermelha)Óleo de urucum para beleza e proteção da pele : 50 gs de sementes de urucum / 250 gs de óleo de amêndoas ou algodão ou soja. Deixar a mistura em banho-maria por 2 horas.Utilização:
Uso caseiro: Como repelente, apesar de manchar roupas e tingir a pele é eficaz. Dilua 1 col de chá de pó em 100 ml de óleo puro ou glicerina. Espalhe pelo corpo.
Uso culinário: Usado como corante alimentício, tem também propriedades conservantes ( o popular colorau). O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C.Até 1 g pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos. As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.
Uso mágico: A tintura corporal vermelha acompanhava os índios nos momentos de guerra ou de forte vibração (por ocasião das comemorações coletivas). mais....



9 comments:

Marian - Lisboa - Portugal said...

Gostei de saber dessas coisas!
;-)

Morgenita said...

E quem diria que o colorau tinha tantas propriedades! Sempre a aprender...
Tenho lá pra casa um livro de plantas medicinais, mas ainda não me dediquei a fundo. Uso só as mais conhecidas: Hortelã, aloé, salsa... É um verdadeiro mundo...

Pitanga Doce said...

Aqui temos à venda o bronzeador com urucum, mas batom? Deve ser o máximo, a cor e o poder de hidratação.
beijos

maresia_mar said...

Bjhs e bom fds, parece que é desta que finalmente vou para a praia

Maria said...

O fruto é muito bonito...
Aprendem-se coisas, aqui...

Beijos

sa.ra said...

as coisas que tu nos dás aconhcer!
:)

beijinho
dia muito feliz
tem um bom fim-de-semana!

Angela said...

Grata pela visita!
Reportagem tão instrutiva e interessante! E, que foto delicada e linda! parecem pérolas cor de rosa em caixinha protegida! um encanto!

Paúl dos Patudos said...

Deixei uma coisa para ti no paúl dos patudos
bjo
AP

amigona avó e a neta princesa said...

Obrigada por nos dizeres! Bjs