Wednesday, May 16, 2007

Eles sabem sorrir e tomar chá (green) ...

1. ILUSÃO: O egoísmo é a verdadeira ilusão. Se o TAO cria tudo, que ser poderá dizer que algo é seu?
2. SABEDORIA: É contentamento. O sábio é puro contentamento interno. Vê o TAO em tudo. Essa é a sua sabedoria: ele não reclama e nem espera nada de ninguém. Por isso, está repleto de felicidade.
3. ARROGÂNCIA: O arrogante é um tolo! Sua mente é semelhante a uma lâmina muito afiada. Externamente corta fundo, internamente corta pouco. Corta tudo, menos a si mesma.
4. PERCEPÇÃO: O sábio olha para dentro e para fora, para cima e para baixo, e só vê o TAO. Por isso, ele diz: "Não julgo e não vejo defeitos, só vejo o TAO”!
5. LUCIDEZ: O que vocês chamam de lucidez não passa de mera atenção condicionada. Lucidez é desperticidade. É amor e consciência em tudo. Quem é desperto, percebe a imanência do CHI, permeando os nove mundos siderais. 6. ESCLARECIMENTO: Só os tolos tentam explicar o TAO. Os sábios não explicam nada, só agradecem e caminham contentes, cheios de CHI, percebendo o TAO em tudo. Eles esclarecem, sorrindo com os olhos.
7. TÍTULOS: O sábio sabe que não é sábio. Ele abomina títulos e personalismos, pois sabe que as garras do ego são afiadíssimas.
8. COMPANHIA: Se o TAO está em tudo, quem poderá dizer que está realmente só?
9. CHÁ: Tomar chá faz bem. Refletir também! Serenidade é tomar chá sentindo o TAO em cada gole.
10. ADORAÇÃO: Deixe o povo adorar o que quiser. O TAO está em tudo mesmo. Quanto a você, vigie mais a si mesmo e veja por onde as sombras espirituais sopram as desgraças em seus pensamentos.
11. EQUILÍBRIO: As estrelas dizem: "O universo é infinito". A Terra ensina: "Caminhem com passos firmes". O coração ri e diz: "Misture as energias celestes e terrestres em seu peito. Harmonize céu e terra e seja você mesmo”!
12. MESTRES E DISCÍPULOS: O mestre é pequeno. O discípulo é grande. O mestre tem consciência de que é apenas uma partícula infinitesimal do TAO. Porém, o discípulo é impaciente e acha que é um ser especial. Um mestre realizado no TAO, quanto maior, mais discreto. Um discípulo, quanto menor, mais desejará parecer importante. O mestre é grande e torna-se pequeno, pois sabe que só o TAO é grande. O discípulo é pequeno em seu grande orgulho. Poderá ser grande e tolo, nunca um sábio!
13. ACUPUNTURA: O TAO faz acupuntura no ego. Cada fracasso é uma espetada no ponto certo e acaba com suas ilusões de poder. O sábio já levou muitas agulhadas ao longo do tempo. É por isso que ele não julga e nem espera nada de ninguém. Ele só ri e agradece.
14. Os amigos do Tao-Chi alertam as consciências: "Dissolvam o desejo de encrencar com alguém. Desarmem os pensamentos nebulosos e tomem um chá. Quebrem as carcaças do medo e eliminem a acidez consciencial. Desprendam-se dos esquemas intelectuais aviltantes e das emoções nocivas. Vivam com serenidade e alegria, amor e simpatia, modéstia e harmonia. Os sábios não sabem os mistérios que só o TAO conhece. Mas, eles já sabem sorrir e tomar chá".

Leia mais

12 comments:

rendadebilros said...

Mensagem de sabedoria...
Obrigada pela visita...
Beijos.

maresia_mar said...

Olá miga
as coisas que tu nos ensinas... grandes ensinamentos tenho levado daqui.. Bjhs e bom resto de semana

Rafeiro Perfumado said...

Um brinde a ti, Greentea, com chá gorreana, dos Açores. E parabéns por tanta causa que abraças.

sonhadora said...

Na magia da noite deixo-te beijinhos embrulhados em abraços

Teresa Calcao said...

Quando recebi o convite vim a correr.....ainda bem,pois enquanto saboreei o chazinho contigo,muito me ensinaste....obrigada amiga!
Beijinho doce

vieira calado said...

Também tenho um blog sobre animais: o cão Merdock.
Claro que vou pôr o seu endereço nos meus blogs.
Um abraço

Francis said...

depois de tudo pelo que tens passado bem preisavas de um TAO.

Meg said...

Ò Amiga Greentea, se tento!
Tenho feito alguns progressos... à custa de muito despojamento, e da aventura de viver...
Mas estou tão longe!
Um grande abraço

Magri said...

Sabe bem um chazinho e meditar serenamente nestes pensamentos, após aquele período de exasperação e revolta.
Mas infelizmente, com a aproximação das férias, irão certamente voltar as razões de inquietação.
(Eu tentei pôr no meu blogue o clip que puseste contra o abandono, mas não consegui; tenho que esperar por ajuda).

Beijinhos e bons chazinhos.

a d´almeida nunes said...
This comment has been removed by the author.
a d´almeida nunes said...

Viver com a ajuda da filosofia, da experiência de vida da humanidade, esta deveria ser a questão FUNDAMENTAL a ter em conta na orientação das nossas estratégias de vida.
Mas como, se estamos tão na dependência do famigerado dinheiro para a satisfação das nossas necessidades por mais básicas que sejam?
E as profissões que nos malbaratam a saúde psíquica e mental?
Bom, se calhar o melhor é fazer um intervalinho e beber um chá...e conversar descontraidamente sobre tudo menos números.
Parabéns pelo tempo partilhado com os visitantes, apesar da falta que ele faz a quem caiu nas malhas da tocofoni/bia.
Um beijinho
António

125_azul said...

Agora que tenho cada vez menos tempo para vir tomar chá, reparo que leio sempre todos os posts que publicas e vejo que o teu blog está cada vez mais engajado, empenhado em causas muito, muito, nobres. Bem hajas! Muitos beijinhos