Tuesday, May 8, 2007

MASSACRE NO CANIL DE BEJA

OS DIREITOS DOS ANIMAIS

O Correio da manhã , na sua edição de dia 11 de Maio divulga os acontecimentos
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=241913&idselect=10&idCanal=10&p=200



Há dias ouvimos falar que na China em pleno século XXI e a dois dias dos Jogos Olimpicos, milhares de cães foram barbaramente arrancados aos seus donos , espancados e mortos. Hoje, outra noticia, dá conta das atrocidades praticadas no Canil Municipal de Beja, conforme divulga a SOUKHA.
No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.
Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.
Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior do que vários interiores). Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.
Por várias vezes esta situação foi reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.
sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação.Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).
Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro.
Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais.
Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para geral@cm-beja.pt.
Obrigada
Como podem ter reparado, o único email que surge no site da Câmara Municipal de Beja é generalista – e não chega a existir qualquer confirmação de recepção de emails (a desculpa sempre é que existe qualquer problema com o servidor).
Assim, venho solicitar-vos, caros amigos e companheiros de luta e ideais a, mais uma vez, demonstrarem o vosso desagrado/raiva/tristeza/etc mas através de carta para a seguinte morada:
a/c Presidente da Câmara Dr. Francisco Santos
Câmara Municipal- Praça de República
7800-427 Beja
ou a/c Vereador Miguel Ramalho
Câmara Municipal- Praça de República 7800-427 Beja

outros endereços http://soukha.blogspot.com/

acompanhem a evolução e declarações do presidente da cmb, em

http://pracadarepublica.weblog.com.pt/

http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=73&c=1

64 comments:

bettips said...

Já tinha ido à Sa.ra... é um horror o que vai por aí, nessas cabeças. Vou escrever a minha indignação.

aminhapele said...

É bárbaro!
Não tenho palavras para a minha indignação!
Conta com o nosso apoio nesta denúncia.

Margri said...

Vi o teu apelo, bem como o da Sa.ra, e não podia senão ficar revoltada.
Já escrevi para a Câmara de Beja, e espero que o nº e a indignação das mensagens, os faça reagir e alterar os métodos bárbaros que praticam.
Bem hajas por esta denúncia.
Bjs.

asn said...

Mas que barbaridade!
Este roblema dos animais sem dono, quantas vezes abandonados, sempre foi um caso muito difícil de resolver.
As Câmaras querem e ver-se livres dos encargos com a manutenção de canis públicos. Os particulares não têm possibilidades financeiras, mesmo no caso de associações, para as substituir.
A verdade, porém, é que os animais ditos irracionas tê tanto direito a viver neste Paneta como nós, Homem.
Para já há que manifestar veementemente a nossa repulsa por tão drástica e cruel atitude.
Concordo.

Reflexos da Alma said...

Claro que vou apoiar esta denúncia !!!
Bjs

viajante said...

Vou enviar ainda hoje.
Bjs.

greentea said...

agradeço a todos a colaboração e resposta pronta . A Assembleia Municipal de Beja tem um blog onde poderão deixar os vossos comments. Eu já o fiz!



http://pracadarepublica.weblog.com.pt/assembleia_municipal/

jpg - o sineiro said...

Greentea:
devo antes de mais pedir desculpa mas não pude vir mais cedo. já tinha lido o mail que enviaste ( confesso que não consegui lê-lo até ao fim, tal a dor que tive).

Naturalmente que vou marcar presença entre o rol de indignados com esta situação, rol que espero seja numeroso.

Esta barbárie tem que acabar.

Um abraço solidário.

greentea said...

Olá bom dia!
Vou colocar este teu comentário que editei às 08H25 sobre o assunto.
Espero que não te importes. E vou linkar todos os blogues que estão a
denunciar esta situação.
Um abraço.
João

PS - A Radio Pax está hoje a destacar esse assunto
http://www.radiopax.com/

> A new comment has been posted on your blog Praça da República em Beja, on
> entry #391902 (RESTFULNESS).
>


obrigada , joão

pedro macieira said...

Vou tentar fazer o maior número de contactos, para denúnciar esta barbarie, e tentar saber o nome desta veterinária, cujo nome deve ser conhecido para questionar a repectiva Ordem sobre a deontologia que se pratica pela Câmara de Beja, e tentar uma resposta também da Câmara e de algum responsável, que deverá existir, e tentar parar estes métodos medievais, que pensava não existirem num País que se diz moderno e Europeu.
Pedro Macieira

greentea said...

infelizmente vou ter de sair e não poderei estar a acompanhar o blog e o mail...

mas tive conhecimento de declarações deploráveis do presidente da Camara de Beja...

por isso tudo, continuem a mandar os vossos mails e a pedir legislação para que estes casos NUNCA MAIS SE REPITAM!!!

O Micróbio II said...

Feito...

Belzebu said...

Estou desfeito e simultaneamente indignado! Não é admissível que num país como o nosso, continuem a tratar os animais da forma bárbara como tratam. Antes de tudo há que fazer parar esta situação e seguidamente, responsabilizar os seus autores. Junto-me a ti nesta denúncia e vou-lhes dizer umas coisinhas desagradáveis.

Saudações infernais!

nikonman said...

@greentea - A Assembleia Municipal não tem qualquer blog nem o Praça da República é um blog institucional. Eu sou membro da Assembleia Municipal e nada mais do que isso.

Pandora said...

Fiquei toda arrepiada ao ler esta triste história tão macabra.
Como é possivel que uma pessoa que tirou o curso de veterinária possa fazer isso.
Quem vái para veterinária, e durante anos estuda para tal, tem obrigatóriamente de gostar de animais, caso contrário não aguentava.
o canil por seu lado não tem condições para nada, e em certos casos infelizmente é preferivel abater os animais dignamente do que deixa-los a sofrer.
também há a situação da policia que , pelos vistos também colaborou a seu modo no massacre.
Vou copiar o teu texto para o meu canto, se não te importares.
Beijos.

jocasipe said...

Chocante, sem mais palavras! Ainda diziam que os Vikings é que eram bárbaros...

melga meiguinha said...

Greentea,

Já não me espantam estas barbaridades. Conte com o meu apoio.
Mas como podemos ainda ficar admirados com o que fazem aos animais quando se cometem tantas atrocidades sobre o ser humano.

Beijocas.

Pandora said...

Pronto!

Desassossego said...

Pergunto eu, afinal quem são os ditos animais racionais?!
Um beijo doce.

Eva Lima said...

...injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte ...

Desculpe, mas esta estória tem que estar mal contada! Não se fazem abates com injecções directas no coração, aliás na medicina animal não se aplicam injectáveis cardíacos....
O abate é feito com injectáveis intramusculares que produzem sonolência progressiva até à paragem cardíaca.

sorrisos da minha alma said...

É de lamentar!!
A que pontos o ser humano chega!!

125_azul said...

O teu post deixou-me arrepiada, agoniada e muito triste! Beijinhos

oceanus said...

É impossivel ficar de braços cuzados. É impossivel não gritar para que isto pare de uma vez por todas... que barbaridade.

Conta com o meu apoio.

Oceanus

avelana said...

também publiquei no meu espaço e já apresentei protesto à camara de Beja

pedro macieira said...

Comentário ao comentário de Eva Lima:
Não sei se as injecções que mataram aqueles 16 animais, foram directas ao coração ou se foram intramusculares, de uma maneira ou de outra a atitude daquela "veterinária" e do seu prestimoso auxiliar é uma barbaridade, e é isso que está em causa e não a forma como a brutalidade foi executada.Executada por uma Veterinária que deveria ter algum sentido ético, como não teve ,fiz já uma queixa à Ordem dos veterinários, (embora não tenha grandes esperanças de qualquer inquérito)pois a medecina veterinária, não deveria ser utilizada para matar, mas sim para melhorar as condições de vida dos animais.

greentea said...

"Ontem, o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte:
a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).

Como Munícipe, exijo;

1. que se apurem responsabilidades perante estes actos e os seus mandantes sejam punidos;

2. que se apurem responsabilidades sobre quem traça, nesse executivo, ESTA POLÍTICA, e que se responsabilize igualmente quem a APROVA;

3. que este comportamento de autentica barbárie para com animais acabe no município onde vivo, onde trabalho, onde crio os meus filhos.

Não admito, sob quaisquer circunstâncias, ser cúmplice desta orientação e, muito menos, dos seus procedimentos.

O Sr Presidente - e todo o seu Executivo - não poderá, não deverá, manter-se alheio a este assunto - que é do domínio ético e moral.

Esta não é uma questão de somenos importância - apenas porque os animais não discutem, ou não votam: é uma questão de fundo que implica esse Executivo ao mais alto nível.

E ter-me-ão sempre na linha da frente para denunciar estes e outros terrores mandados e praticados pelos algozes de Beja.


Gisela Cañamero

envie esta denúncia aos seus contactos.
exija o apuramento de responsabilidades por parte da CMB!


Publicada por gisela cañamero em 12:50 AM "


EXTRAIDO DE

http://cigarranapaisagem.blogspot.com/2007/03/barbrie-em-beja.html


além disto , há quem tenha fotos da barbárie que só não estão publicadas por serem demasiado chocantes !

greentea said...

Cantinho dos Animais said...
consta por aí à boca pequena q já escolheram novo sítio p abate dos pobres cães

parece q é perto do aterro sanitário

quanto mais longe da vista mais longe do coração?

será que o crime vai continuar impune?

serão os nossos autarcas e quem trabalha para eles tão intocáveis?

belinha said...

Recebi por email o relato da denúncia e estou chocada.Acredite que vou mesmo escrever essa carta.Isto só não vai para o meu blog já porque o tenho ocupado com a situação da menina desaparecida. Pode também criar uma petição on-line como fizeram aqui na Figueira da Foz para tentar da CM a manutenção de uma zona verde.A ferramenta existe na Internet e penso que seja gratuita.Se quiser posso ir ver como funciona e depois dizer-lhe.É mais um instrumento disponível e as pessoas podem colocar o link para ela e assinar para que toda esta situação seja esclarecida e alterada. A minha irmã comprou um shar pei, cão que já esteve ameaçado na China por causa das loucuras do MAO.Mas pelos vistos a loucura ainda não acabou por lá.Nem por cá.Se já dantes era sensível ao tema "cão", iamgine agora...

Pedro n. t. santos said...

É uma situação deplorável que demonstra o nosso atraso civilizacional; por mais telemóveis topo de gama, carros alemães de alta cilindrada, roupas de marca, férias no Brasil ou quaisquer outros sinais de riqueza exterior que ostentemos, no íntimo continuamos a ser um triste e deplorável país subdesenvolvido.

Num país a sério isto seria mais que suficiente para a demissão do vereador responsável; em Portugal, por certo ainda se farão de "vítimas ofendidas"...é o país que temos, só não sei é se é o país que merecemos?!

Cachorro Cosmico Branco said...

Vou divulgar e denunciar. Estou chocada!!!

Rute said...

Sra. Dª Eva Lima
"...injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte ..."

Sim é verdade e existem testemunhas oculares, aliás a forma como esta veterinária eutanasia os animais é e sempre foi extremamente incorrecta, inclusive chegou a fazer uma eutanásia em que o animal levou cerca de 45 minutos a morrer.

Pode acreditar

greentea said...

Eva Lima said...
Cara Greentea, a minha caixa de comentários está aberta. Claro que eu entendo que está aberta a comentários referentes ao tema em post. O que não é o caso dos seus comentários.
Ainda assim deixo-lhe umas perguntas:
- Se os cães eram abandonados e potencialmente perigosos não seria perigoso aproximar-se deles sem estarem açaimados? O mesmo consta das boas práticas do manuseamento animal.
- Porquê dar as injecções no coração, e com isso atravessar o externo (um osso muito duro), se com uma injecção intramuscular de cloreto de potássio se resolveria a questão duma forma simples e barata?

Nem tudo o que luz é ouro..nem tudo o que se grita tem que ser verdade.


rute

aqui a resposta da sra dona eva lima.

Alguém falou em cães potencialmente perigosos????
As minhas perguntas : mesmo qd um cão é potencialmente perigoso, não tem direito a morrer com dignidade?

um veterinário não tem código deontológico a cumprir? não existe Ordem dos Veterinários ?

Os outros Canis Municipais agem desta forma? As Clinicas Veterinárias também agem assim?

Portugal não subscreveu os Estatutos dos Direitos dos Animais, assinados em Bruxelas?

Ficam-me muitas outras perguntas sem resposta, mas a seu tempo colocá-las-ei!

Meg said...

Barbárie, não tenho mais palavras... Claro que colaborei, e vou continuar a colaborar...
Sempre. Este é o retrato da sociedade em que vivemos, desgraçadamente.
Um abraço, amiga

Bigmac said...

Um exemplo perfeito da utilidade de um blog, tem todo o meu apoio minha amiga, necessita de alguma divulgação de processos positivos conte comigo.

Saudações

Ana Patudos said...

Amiga só consegui vir aqui agora e estou em choque com tal barbárie. Em que século estamos? Em que país estamos?????
Vou escrever.
Obrigado pelo alerta.
Ana Paula

Zig said...

Em nome da Associação Cantinho dos Animais de Beja, muito obrigado pela ajuda! Todos juntos podemos conseguir que essas coisas acabem no nosso país!

greentea said...

não posso deixar de agradecer aos 215 visitantes que ontem , dia 9 de maio vieram a este blog, comentando ou não e divulgando ou não, mas pelo menos reflectindo numa situação tão cruel e desumana, que é tristemente real num país como o nosso, dito debrandos costumes, integrado na Comunidade Europeia , em pleno seculo XXI.
Que a atitude da subcriatura que perpetrou este massacre seja revista e analisada de forma a não se poder repetir, para que estes pobres animais não tenham sido massacrados em vão!
Que as nossas vozes se levantem em todas as direcções para que NUNCA MAIS ACTOS DESTA BRUTALIDADE E REPUGNANCIA VOLTEM A SER PRATICADOS.

OBRIGADA A TODOS.
PELOS ANIMAIS !

Rafeiro Perfumado said...

Estou sem palavras. Em pleno século XXI haver animais que tratam os cães assim, é repugnante!

Parabéns pela coragem de divulgares esta atrocidade.

as velas ardem ate ao fim said...

Já denunciei essa escumulha.Sim porque gente desta não passa de escumalha.

bjos

Eva Lima said...

Gosto do Sra D. ... não gosto que tenha descontextualizado o meu coment no meu post.

Lamento que não gostem de trocar ideias, não sou "maria vai com as outras", quando me surgem questões menos claras, coloco-as.
Desculpem se incomodei com as minhas dúvidas, que mantenho.

Realmente seria mais fácil calar-me ou não me identificar, mas não faz o meu género. É que eu gosto mesmo de animais, de 4 e de 2 patas, como podem confirmar se lerem o meu blog .

Lyra said...

Tive conhecimento desta situação através do blog do amigo Bigmac.
Fiquei sem palavras!
A indignação que surge perante a situação denunciada ultrapassa-me!
Há que exigir responsabilidades para que situações como esta não se repitam.
Vou divulgar, não só através do blog, mas em nome próprio e junto de quem de direito.

alfabeta said...

Vou já enviar, não consigo calar- me a este tipo de coisas insensíveis.

pedro macieira said...

Aproveitando a oportunidade deste debate denúncia , sobre a barbárie cometida por uma pessoa que se diz veterinária no canil de Beja,e alargando este caso a outros passados por este País, em vários canis Municipais, seria talvez altura de um debate sobre os métodos de recolha, e tratamento até ao abate dos cães que tem a pouca sorte de serem abandonados, e viverem nas ruas das nossas vilas e cidades, sempre com a prestimosa colaboração de veterinários ao serviço das autarquias.O caso de Beja, segundo me informei é mais um caso entre muitos.
Quanto á intervenção neste debate de Eva Lima, a que eu já respondi em comentários anteriores, parece-me uma pessoa informada, e que considera que os cães abandonados deveriam ser dizimados, não através de injecções directas ao coração dos pobres animais mas através de injecções intramusculares....Ora a questão em causa como já referi é a brutalidade de tratamento que os animais sofrem ás mãos dos homens . Não considerará esta participante neste debate que que amontoar animais doentes, animais adultos, cachorros, cães cadelas em espaços sem o minimo de condições , a guardar a intervenção veterinária, não para os tratar mas sim para os matar, é uma imagem de extrema crueldade.
Continuo a aguardar a resposta da Ordem dos Veterinários , a quem ontem dirigi queixa dos métodos bárbaros utilizados por uma veterinária ao serviço da autarquia de Beja.

maresia_mar said...

Olá miga,
que horror, isto é mesmo de denunciar...

hoje que estou completamente zoombie (é o que faz fingir-me de teenager ah ah e deitar-me de madrugada) passei para te deixar um beijo...

Capitão Merda said...

Grandessíssimos filhos da puta!
Era atirá-los a um poço!

Se me censurar o comentário, saberei compreender...

greentea said...

http://www.sp-animais.pt/spa/index.php?option=com_weblinks&catid=2&Itemid=23

endereço da página da Sociedade Protectora de Animais , com links internacionais para defesa de animais em risco

sonhador said...

fazer o mesmo aos responsáveis deste acto bárbaro, ainda seria pouco.

chipichipi said...

Não são mais que bárbaros!
Impressionante a falta de respeito demonstrada pela vida. Sim! Vida! Não são humanos, mas têm sentimentos, sofrem, brincam e mereciam respeito! O que aconteceu não é apenas inadmissivel. Foi um acto cobarde e bárbaro!
É indigno dum ser humano cometer semelhante!

Ana Patudos said...

Amiga, a minha voz juntou-se á vossa , na indignação por tais actos cometidos.Vai ver.
beijo
Ana Paula

Jardineira aprendiz said...

Se nem os direitos humanos conseguimos respeitar...

Gostei daquele pensamento no canto em cima, diz muito.

Um beijo

Berdades said...

É deveras arrepiante e deplorável!!

Damas said...
This comment has been removed by the author.
Damas said...

Na Madeira também se fazem maldades aos animais, entre várias, mas a mais comum é por envenenamento...

greentea said...

OBRIGADA A TODOS QUANTOS PASSARAM POR AQUI E HOJE O CONTADOR REGISTA UM NÚMERO SUPERIOR AO DE ONTEM!
: 242 VISITANTES.
ESTÃO A UNIR-SE ESFORÇOS PARA QUE ESTE MASSACRE NÃO TENHA SIDO EM VÃO E PARA QUE SEJA APROVADA LEGISLAÇÃO EFICAZ PARA ESTES CASOS DE MAUS TRATOS E ABANDONO.
PORQUE TODOS OS SERES HUMANOS MERECEM RESPEITO EM VIDA E UMA MORTE DIGNA TAMBÉM!

greentea said...

As minhas desculpas se não referi alguém mas estes são os blogs por onde passei ou que me visitaram; se houver mais , basta clicar para se inscrever.
Um abraço a todos

eu mesma! said...

não sabia! até fiquei mal disposta

Pandora said...

Pelo menos o Correio da manhã mostrou algum interece, vamos ver o seguimento.
Beijos.

Principessa said...

também não fazia ideia. Passarei a palavra.

damularussa said...
This comment has been removed by the author.
damularussa said...

Tomei a liberdade de colocar um link para aqui virem ler a barbárie cometida.
Tambem escrevi para a CMB manifestando repúdio e indignação pelo acto cometido, apesar de sentir ser em vão. Mas..

Excelente movimentação a tua.

Um abraço

Roteviller said...

Como é possível que AINDA não exista em Portugal quem cumpra os verdadeiros direitos dos animais?

Como é possível que essa gentalha fique impune e de consciência tranquila?

Beja é só um de muitos exemplos.

E os donos dos animais não deviam também ser responsabilizados por os abandonarem?

Bxana said...

Que autenticos anormais!

Não sabia disto... mas vou juntar-me às vozes de protesto, of course!

Josue said...

esto é orrivel que maltrato !

I LOVE YOU said...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,a片,線上遊戲,色情遊戲,日本a片,性愛