Thursday, May 3, 2007

O quiabo

O quiabo (Hibiscus esculentus)
Muito rico em vitaminas e sais minerais, é óptimo laxante facilitando o trabalho de intestinos, rins e bexiga e prevenindo doenças.
Rico em vitamina A e, portanto, de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral, o quiabo (Hibiscus esculentus) é hortaliça da família das Malváceas.
Seus frutos têm forma de cápsulas, são verdes e peludos e apresentam um tipo de goma viscosa. É geralmente usado frito, em sopas, saladas ou refogados e seus frutos devem ser escolhidos quando tenros e firmes.
Segundo dados de Alfons Balbach, no livro As Hortaliças na Medicina Doméstica, Edições A Edificação no Lar, em 100 gramas de quiabo estão agrupados:
850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2 (Riboflavina); 0,70 mg de Vitamina B5 (Niacina) e 25,80 mg de ácido ascórbico. Além disso, contém 40,00% calorias (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% de gorduras e 1,00% de sais.
Se por um lado a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência, segundo o Dr. Ernest Schneider, autor do livro A Cura e a Saúde pelos Alimentos, editado pela Casa Publicadora Brasileira.
Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos. Por isso mesmo, é eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins. Uma vez que a natureza oferece tudo de que o homem necessita, o quiabo tem também outras vantagens terapêuticas. Alfons Balbach afirma em seu livro que ele é “laxante mecânico”, sendo indicado para casos de pneumonia, bronquite etc, quando ‘‘empregam-se cataplasmas de folhas cozidas’’, acompanhado de chá de flores ou frutos que deve ser tomado a gosto.O período de safra do quiabo vai de janeiro a maio. Quem tem alguma prevenção contra o quiabo por causa da aparência gosmenta, aqui vai a dica: basta pingar limão ou vinagre na hora da fervura e ela desaparecerá.

Origem:http://www.vidaintegral.com.br/nutricao/quiabo.php
http://www.herbario.com.br/atual2005_4/quiabo_vit_medic.htm

11 comments:

125_azul said...

Iarrrrrrghhhhhhhh! Eu o-dei-o quiabo! E nem sabia que tinha tantas propriedades. Beijinhos

Rain Sister said...

Oi. Vim aqui agradecer a visita e conhecer os teus blogs que adorei.

Esta matéria está muito interessante, também tenho um blog sobre medicina tradicional onde por vezes escrevo sobre a alimentação.

Bjs

Espaços abertos.. said...

Mais um blog que adorei conhecer.

Este post é muito interessante,pode-se aprender muito por aqui sobre a medicina tradicional.

Bjs Zita

Jorge P. Guedes said...

Aos poucos, vou ficando conhecedor das vantagens desta dieta. Obrigado.

amigona avó e a neta princesa said...

Tenho estado ausente mas deixo saudades...beijo...

greentea said...

125
gosto imenso de quiabos e não sabia q tinham estas propriedades ; jnto-os aos guisados , no arroz ou esparguete ou apenas salteados ...
beijinhos

greentea said...

jeally

vi o teu blog e achei muito interessante, porque em geral não me dou bem com a medicina convencional - todos os casos mais graves q tenho tido é na medicina tradicional q os resolvo, com os outros não tenho resultados

Bjs

greentea said...

entre linhas
estamos aqui para aprender uns com os outros

ainda bem q gostaste

greentea said...

entre linhas

fui ao teu blog mas não consegui entrar, mas olha, como "alguém" costuma dizer , já fui muito feliz em Porto Covo e nos Açores !...

greentea said...

sineiro

tem vantaganes incondicionais!!!

greentea said...

migona

há muito q te não via

bjs