Tuesday, May 8, 2007

ARRUDA

Medicinal Arruda
Repelente de insectos e ratos, a planta não deve ser ingerida, pois é altamente tóxica; mulheres grávidas também não devem usá-la pois é abortiva; Causa confusão mental, convulsões e dores violentas nos intestinos. Seu uso deve ser restrito ao externo sob forma de cataplasmas para pernas varicosas, ou alívio de dores de ciática ( aplicar no local directamente, passando antes óleo para não irritar a pele). Folhas frescas, dispostas sobre a testa, aliviam a dor de cabeça
.


Utilização
Uso caseiro: Como o poejo, é excelente para lavar os animais domésticos, para acabar com as pulgas e é inofensiva aos bichos. É utilizada também para combater a sarna. Infusão com 4 col sopa da erva em 1 litro de água. Seus ramos atuam como repelente de ratos.
Uso culinário: Não recomendado uso interno.
Uso mágico: Carregar arruda atrás da orelha para espantar o mau-olhado (portugueses). Ritos africanos usavam arruda, e a própria Igreja chegou a usá-la sob forma de vassourinhas para aspergir água benta sobre os fiéis em missas solenes. O banho com arruda combate todos os tipos de mau-olhado. Sempre foi uma erva associada à proteção contra bruxas, espantando o quebrante.
Aromaterapia: Galhos de arruda floridos colocados num vaso sem água para secar, limpam e purificam qualquer ambiente e estados díspares de espírito.
Efeitos colaterais: Se ingerida, pode provocar hemorragias internas

Arruda
Nome Científico
Ruta graveolens / família Rutáceas
Planeta
Marte
Origem
Origem Sul da Europa
Partes usadas
Folhas e flores
Lendas eMitos
Usada desde a antiguidade para proteger as pessoas do mau olhado, no século XVI deu origem a uma estória curiosa: quando morriam em Londres 7.000 pessoas por semana com a peste, e as casas atingidas eram marcadas com uma cruz vermelha, alguns ladrões não se incomodavam e entravam para roubar e não eram atingidos pela peste. O motivo: um famoso vinagre, dos quais um dos principais componentes é a arruda, num galão de vinagre de vinho junto com a sálvia, losna, menta, alecrim e lavanda, temperadas com alho, cânfora, noz moscada, cravo e canela, constituindo um poderoso anti-séptico. Essa mistura ficou conhecida como vinagre dos quatro ladrões.
Características e Cultivo
Solo bem drenado, sol pleno, companheira dos figos e rosas, incompatível com sálvia, manjericão e repolho.

4 comments:

bettips said...

Que diverso pensamento...e que lindo, ir pelas ervas e flores, pelas calçadas romanas e a vida das primas! Sempre um descanso de deslumbramento, este chá verde que nos serves, Amiga! Bjinho

sa.ra said...

Preciso da tua ajuda!

vai ao soukha!

beijinho
tem um dia muito feliz!

Guinevere said...

Obrigado pela sua visita!
)O(

Rosario Andrade said...

Bom dia!
Da arruda lembro o cheiro intenso e caracteristico e o uso para afastar insectos. Como sempre, por aqui aprende-se muito!

Bjicos