Wednesday, June 9, 2010

Limpando ...


Cansou-se das limpesas, das limpadoras, das empregadas, das mulheres-a-dias, que apenas faziam o que lhes apetecia e iam embora sem dar cavaco, num desrespeito total por quem as tratava bem e lhes dava trabalho e dinheiro a ganhar. Acabou-se - disse ela - não quero cá mais ninguém em casa. E foi fazendo a limpesa conforme podia, ao sabor dos dias, do trabalho, da familia e da disponibilidade (pouca) de cada um . No final do Inverno a casa estava um caos, depois de meses de chuva , de mau tempo, de humidades. Bem que se lembrou da professora de Economia Doméstica e do caderno de apontamentos que ela as obrigava a manter com os sumários em dia e as aulas todas passadas a limpo e de como lhes exigia que descrevessem rigorosamente como efectuar a limpesa da primavera...sim , que o caderno deitara-o pró lixo mal o ano lectivo acabara...Deu voltas à cabeça . O marido recusou-se a continuar a aspirar a casa, que estava farto e tinha mais que fazer. Ela estava sem forças e sem tempo preferindo canalisar o seu emprendedorismo noutras modalidades.
Um dia , ao chegar a casa viu uma carrinha dessas empresas de limpesas domésticas. Foi à net pesquisar, pediu orçamentos , preços, horas , condições. Susana veio ver a casa, explicou tudo direitinho como fazia e quanto custava. Marcaram o dia. Trouxeram as máquinas, o aspirador e os produtos. Deixaram tudo a reluzir, desinfectado, a cheirar bem. Entregaram a factura que pagou por transferencia bancária. Que os tempos são outros.
E aqui para nós, nunca quiz saber das aulas de Economia Doméstica para nada!

4 comments:

Justine said...

Greentea, essas empresas podem de facto ser uma boa solução, mas exploram desumanamente as pessoas que para eles trabalham, pagando-lhes um salário de fome. Eu continuo a preferir dar tabalho directo a quem me mereça confiança. Neste momento tenho uma ucraniana, que também sabe "gatês" e conversa com o meu gato:)))

João Roque said...

Também não sou nada apologista dessas empresas; tive uma péssima experiência aqui no prédio na limpeza das escadas e átrios.
Aqui em casa, tenho uma senhora que cá vem, que é uma maravilha e agora também substitui a dita empresa na limpeza das partes comuns do prédio.

João Roque said...
This comment has been removed by the author.
Pitanga Doce said...

Quando tenho que fazer essas limpezas chego ao fim do dia com um tremendo mau humor.


Então? Já deste um jeito de abrir a "outra loja"? Deve haver uma solução para a senha perdida.

abracinhos em Dia dos Namorados, por aqui.