Thursday, April 1, 2010

Hidroginástica

O que é?
Trata-se de uma ginástica no meio líquido, utilizando a água como redutor da acção da gravidade. Reduz o risco de lesões e permite até a reabilitação de pessoas com alguma restrição ao exercício de sobrecarga vertical (lombalgias, artrose, reumatismo, etc.) .
Visa o fortalecimento muscular localizado, o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório.

História
Ninguém sabe ao certo como começou esta forma de actividade física. Temos uma ligação extremamente forte com a água, desde o útero das nossas mães. A água sempre existiu na vida do homem e se puxarmos pela imaginação conseguimos ver o Homo Sapiens a tomar banho em rios, imitando os animais e ensaiando os primeiros movimentos aquáticos, a fim de se refrescar e relaxar. A actividade aquática é muito antiga, praticada há mais de mil anos pelos romanos e gregos. Há relatos e livros mencionando esta prática em piscinas públicas onde as pessoas se reuniam para sessões de hidroterapia. Na Grécia antiga isso era tão comum como a sauna e proporcionava bastante bem estar. Existem alguns relatos de massagens e movimentos feitos por japoneses e chineses em banheiras e piscinas. E por isso, a hidroterapia é tida como a mãe da hidroginástica. A hidroterapia era, frequentemente, utilizada na recuperação de atletas com problemas musculares, idosos e acidentados, antes do aparecimento das sessões com formato de uma aula de Hidroginástica.
Há quem defenda que o Dr. Kenneth Cooper criou a hidroginástica no início da década de 60. A hidroginástica teve a sua ascensão no início da década de 80 devido ao elevado número de lesões provocado pela prática da ginástica aeróbica. A partir deste momento, nasceram diversas variações de hidroginástica, para fins de condicionamento cardiorespiratório, emagrecimento, fortalecimento geral e flexibilidade, cativando e atraindo cada vez mais hidro-praticantes.
Actualmente, a hidroginástica é estudada no mundo todo e futuristas já apontam a água como o meio mais propício para a prática de actividades físicas e pensa-se que seja ela o alvo de maiores investimentos no mercado financeiro do fitness para os próximos anos.
Dicas
Para caimbras - Corte uma fatia fina de uma rolha e abra junto a pele, dentro do fato de banho. As caimbras desaparecem. Não sabemos como funciona, só sabemos que funciona.
Anti-inflamatório natural- Utilizar aloe-vera, pois além de ser um anti-inflamatório natural, funciona também como analgésico e regenerador celular.
Benefícios
A hidroginástica apresenta uma série de benefícios tais como: 1. Auxilia a correção postural, o conhecimento corporal e o equilíbrio, resultando numa boa atitude corporal (pressão hidrostática);2. Auxilia o retorno venoso e a reeducação respiratória (pressão hidrostática); 3. Melhora as qualidades e capacidades físicas, desenvolvendo o condicionamento físico geral, aeróbico e muscular (resistência da água); 4. Auxilia no relaxamento (flutuação e turbulência); 5. Proporciona uma aparência saudável e jovial e uma maior resistência ao stress; 6. Apresenta uma grande facilidade de execução (flutuação); 7. Melhora a auto-confiança dos alunos porque são capazes de realizar dentro d'água movimentos que seriam impossíveis fora dela; 8. A diminuição do impacto resulta num trabalho mais seguro e eficiente; 10. A água funciona como sobrecarga natural e sua resistência acontece em todos os sentidos. Graças a essa tridimencionalidade, a performance na água é global; 11. A água é um meio muito atractivo e bom condutor de energia; 12. Os alunos não se preocupam com a silhueta no ou com falta de habilidade e coordenação;

Pois dia 1 de Abril é tradicionalmente conhecido por ser o dia das mentiras , mas esta é bem verdadeira :
cansada da prostração do longo inverno, comecei hoje mesmo as minhas sessões de hidroginástica

No comments: