Wednesday, January 2, 2008

A fénix renascida


Quando entramos nos mês de dezembro nos aproximamos dessa morte simbólica que tem seu renascimento logo após a festa de ano novo. Essas festas acabam nos impondo um momento de reflexão. É justamente nesse período que reavaliamos tudo aquilo que fizemos e conquistamos, que pesamos o que ambicionávamos e o que concretizamos. Realizar essa avaliação causa um misto de sentimentos: alegrias e satisfações pelas conquistas e também tristeza ou decepção por aquilo que almejamos mas que não foi possível materializarmos por qualquer motivo que seja.No primeiro momento uma melancolia paira sobre nós, uma melancolia que também tem sua função, que é necessária e faz parte da jornada. Ela nos deixa reflexivos, interiorizados, ou seja, ela nos deixa em um estado propício para refletir sobre nossa caminhada, nos colocando em contato direto com todo o caminho que já percorremos.Entretanto esse sentimento apresenta um antídoto: a festa de virada de ano. É no momento da contagem regressiva, quando todos estão focados num único pensamento, que se manifesta o mito da fênix. A explosão dos fogos nos traz a sua característica de renovação; é o próprio renascer das cinzas. E então, ao mesmo tempo em que nos condenamos com severidade, sentimos que essa condenação fica para trás, pois já começamos o caminhar em um novo ciclo, vislumbramos com os olhos brilhando objetos e desejos, enchemos a mente de planos e o coração de esperança.Nesse momento vivemos o mito da fênix intensamente: o que ficou no ciclo passado entra em combustão, nosso cansaço se consome nesse fogo e tudo aquilo que queremos deixar para trás se transforma em cinzas e, então, nos enchemos de força, de esperança, de planos e de projetos. Nosso coração se renova e produzimos o momento mais belo desse ciclo ressurgindo completamente renovados para trilhar nosso caminho.Que cada um de nós possa se valer dessa oportunidade oferecida usando o aprendizado das experiências vividas, se preparando para a nova jornada com o entusiasmo de um jovem cheio de sonhos somados à sabedoria de um ancião.

15 comments:

Meg said...

Greentea,

Um BOM ANO!

Pena que o coração já não se encha assim de tanta esperança...

Porque os homens não deixam.

Como se pode renascer, quando olhamos para o que se passa ao nosso lado?

Bom, pelo menos vamos tentanto, com muita força, ir descobrir a esperança nos olhos das crianças.

Um grande abraço

Vladimir said...

Um 2008 onde sonhes e ouses..

vem ao Vladimir de dá a tua opinião sobre o nosso "Portugalinho"....

Maria said...

Não tenho palavras para te comentar....
Deixo-te um abraço, com votos de Bom Ano 2008...

Maria Clarinda said...

E que assim seja ma Paz e na Luz.
Adorei viajar no teu espaço.
"... Ela nos deixa reflexivos, interiorizados, ou seja, ela nos deixa em um estado propício para refletir sobre nossa caminhada, nos colocando em contato direto com todo o caminho que já percorremos...."
Lindas as tuas palavras.
Jinhos mil

125_azul said...

Bem regressada! Um ano maravilhoso, a renascer um bocadinho todos os dias.
Beijinhos

Morgenita said...

Olá querida!

Desejo-te um 2008 excelente! Que cada dia te traga um pouco mais de sabedoria, um pouco mais de amor e um pouco mais de felicidade!

Bjocas,

mulher a dias said...

Muito agradecida da sua visita ao meu blogue, minha senhora. Se quiser saber mais da história do cabeça de cenoura, já está lá tudo e olhe que é verdade, verdadinha. Um bom fim de semana para a senhora e os seus é o que lhe desejo.

Hindy said...

Estou de volta!

Beijinho hindyado

Chama Violeta said...

Retornei ao meu blog! Vim te visitar e desejar um MARAVILHOSO 2008!
Jinhos doces, um grande abraço e fica bem!

Tita Dom said...

Um ano com tudo de bom para ti.
Beijos grandes

mixtu said...

novos caminhos...caminhar e preciso

olhar adelante...

gostei...

abrazo serrano

Pitanga Doce said...

FELIZ ANO NOVO GREENTEA!!!

kurika said...

Vim deixar-te um beijo e desejar-te um feliz ano.

Tudo de bom

Sê feliz...

sa.ra said...

Assim seja!

beijinho
Dia muito feliz

Angela Ursa said...

Greentea, que 2008 traga muita renovação para você!
Meu blog está com novo visual, devido a problemas na configuração justamente após a virada de ano. Este tópico da Fênix tem tudo a ver!
Beijos