Monday, April 30, 2007

como germinar grãos e sementes

Há dias falei em sumos de LUZ, super-energéticos feitos com sementes e grãos. Vejam agora :
Como germinar grãos e sementes:
Germinados e brotos de grãos e sementes são personagens muito importantes na alimentação natural, crua e vegetariana. Uma vez que um grão ou semente (crus e saudáveis) são colocados na água, inicia-se o processo de liberação de todas as etapas para a germinação e desabrochar das informações genéticas de perpetuação daquele ser vegetal. Grão ou semente + água -> germinado + tempo -> broto
Embora se fale muito de brotos que é uma etapa de crescimento posterior à germinação, considero os germinados alimentos mais poderosos e nutritivos. Os brotos, pelo elevado teor de nutrientes + água + tempo, acabam por serem muito vulneráveis à contaminação por fungos, portanto muito perecíveis. Os grãos e sementes iniciam sua germinação em 16 horas. Neste ponto, em geral, estão com a sua potência máxima, e logo sinalizam que o processo do nascimento está se consolidando. Após este tempo, somente germinados, já ficam prontos para serem consumidos. Acompanhe pelas figuras a sequência descrita a seguir:
1. Escolha as sementes ou grãos, removendo todos as que estejam danificadas. Coloque de uma a três colheres de sopa de sementes num vidro e cubra com água limpa; 2. Deixe de molho por uma noite (8 horas); 3. Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Verta o vidro e despeje a água. Enxague bem sob a torneira; 4. Coloque o vidro inclinado e emborcado num escorredor em lugar sombreado e fresco e; 5. Enxague pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes. Interessante observar que o mais elevado ponto de vitalidade no ciclo de vida de uma planta ocorre quando ela está em pleno processo de germinação, daí seus benefícios nutricionais. Ao germinar, alguns nutrientes daquela semente, seja de um cereal (trigo, cevada ou aveia), das leguminosas (feijões) ou oleaginosa (linhaça, girassol, etc.) multiplicam-se. É o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta seiscentos por cento o seu teor. O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases do que os grãos que lhe deram origem. Os germinados são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro, além de muitas enzimas e proteínas.Podem ser germinadas sementes de linhaça, gergelim, girassol, alfafa, trigo, feijão de soja, lentilhas, entre muitos outros cereais, leguminosas e sementes.As sementes de cereais germinam em 2 - 3 dias, os feijões e as lentilhas demoram 5 - 6 dias. Nessa altura podem ser consumidos. Depois das etapas de germinação, há que se considerar as condições para o crescimento dos germinados até 5 – 10 cm, de altura, quando então podem ser colhidos os brotos. Para tal produção, as condições de higiene e manuseio precisam ser muito rigorosas para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Alerta: os germinados podem provocar uma reação alérgica a pessoas que sofram de lupus eritematoso.Os germinados e brotos servem para as mais diversas preparações culinárias. Podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sanduíches, misturados com outros legumes, refogados “al dente”, adicionados a molhos, sopas e de outras formas que a criatividade deixar.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. das .Adquira seus livros, visitando o Site.

7 comments:

Magri said...

Trazes sempre informações muito interessantes e úteis.
E eu que estava mesmo a precisar de um sumo bem revigorante, que me aumentasse as defesas contra uma gripezita incómoda!

Beijinhos e bom feriado.

Jorge P. Guedes said...

É SÓ SAÚDE!

Obrigado pelas informações.

abraço.

Rodolfo N said...

Todo un compendio de informaciones, y tan útiles.
Muy buena manera de aprender siempre algo.
Beijos

ॐ Hanah ॐ said...

Adoro as dicas dessa terapeuta....

Adoro passar por aqui também, obrigado pela divulgação do Festival...

Thinkings merecidos....

Beijão,
Boa Semana

ॐ Hanah ॐ said...

vou deixar-te um site de uma escritora brasileira muito legal...


http://www.correcotia.com.br

beijo

Maria Cristina Amorim said...

tenho germinado feijões de soja e utilizo-os de várias maneiras,a minha filha mais velha come-os naturalmaente.
Vou experimentar de cereais.
Beijos.

Rocio said...

Seria bom encontrar algumas culturas em grandes cidades, seja nos terraços e em outro lado ou apenas para saber como delivery pela internet