Saturday, June 28, 2008

GRAVIOLA



Esta fruta é conhecida não somente por seu delicioso sabor característico, levemente azedo, bem como seu riquíssimo conteúdo em nutrientes. Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C (um terço da Recomendação de Ingestão Diária).
Por se tratar de uma fruta com riquíssima composição nutricional, a graviola apresenta inúmeras propriedades terapêuticas, podendo ser utilizada em sua totalidade. Aproveitam-se as folhas, as flores, os brotos, os frutos verdes ou maduros. A graviola pode ser utilizada sob a forma in natura, sob a forma de chás, preparada como cataplasmas que são sobrepostos diretamente nas afecções cutâneas e também em cápsulas que contêm os princípios nutricionais desta maravilha da natureza.
Porém, uma das maiores descobertas sobre a graviola foi sua sensacional capacidade de agir contra as células do câncer, mostrando em testes em laboratório um potencial extraordinário. Dentre as propriedades terapêuticas da graviola pode-se destacar o seu potencial diurético, adstringente, vitaminizante, antiinflamatório, anti-reumático, bem como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena. É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carbohidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais, bom para a saúde. É ruim para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, que devem evitar consumi-la in natura, pois sua acidez é irritativa e pode provocar dor.
AQUI

8 comments:

Justine said...

Confesso a minha ignorância, mas nunca tinha ouvido falar neste fruto...
Vou tentar encontrar e prová-lo:)
Bom fim de semana

greentea said...

na falta da graviola , que há em chás e cápsulas, temos a anona normal que se encontra à venda por cá e que tem um aspecto muito semelhante por dentro.
Nunca comi graviola mas a anona é muito agradável e parece que até é de fácil cultivo, mas ainda não experimentei...

Espaço do João said...

Últimamente tem-se ouvido falar muito na Graviola. Mandei um mail ao professor Fernando Peixoto que me veio esclarecer um pouco mais sobre tal fruto. Respondeu-me e, fui à pesquisa e o que encontrei foi o suficiente para me elucidar. Esta planta já é conhecida há muitos anos mas, quanto à cura do câncer não passa de uma panaceia. Eu acredito piamente no professor porque é uma pessoa de confiar. Ora, muito bem, acreditemos que a ciência está sempre em evolução mas, não podemos acreditar em tudo que nos dizem. Se reparar-mos no Vírus da Sida, os próprios cientistas não querem dar-nos a informção que foi uma doença criada em laboratório. Também temos outros casos como, a mixomatose dos coelhos, a coccidiose nas galinhas e, outras aves etc.etc.etc. Isto para não enumerar muitas outras doenças que por aí existem. Repara que o Câncer é uma doença que pode ser curada cientificamente quando detectada a tempo. Infelizmente quando é detecada já é tarde. Da mesma família da graviola, temos a anona , a fruta pão, a jaca e, outras mais. É certo que a química provém normalmente dos seres vegetais, mas se não forem doseados com precaução podem ser mortais. Também há os casos inesplicáveis de curas com certas plantas que, a uns resulta e a outros mata mais depressa. O flagêlo da droga, foi introduzida com mais frequêmcia após a guerra na Coreia e no Vietname, para que os soldados esquececem o que estavam a fazer. No entanto os orientais há milénios que usavam o ópio como alucinogénico, mas não era com a frequência dos dias de hoje. E, também usavam as folhas de coca como alimento e, não como hoje transformada químicamente em droga viciante. Isto dava muito pano para mangas... Passa uma boa semana.

Anonymous said...

Depois de ficar com água na boca com os teus bolos, vim beber um sumo de graviola à sombra da "romanzeira"
Bj

Rosario Andrade said...

Bom dia!
...por aqui nunca vi. Por vezes encontro anonas e compro logo uma resma delas. Da proxima vez que for a Portugal vou tentar encontrar.
Entretanto... em vez de graviola... ca vou estando gravidola! eheheheh

Beijicos

Anonymous said...

Vim desejar boa semana.
Bj

Angela Ursa said...

Adoro suco de graviola! Outro dia tomei um delicioso. Mas não se encontra em qualquer lugar. Beijos floridos da Ursa :))

Leda Rubin said...

Como ganhei uma muda desta planta e não sei de suas necessidades,
gostaria de saber se a GRAVIOLA tem precisa de muito espaço para plantar e se dá sombra.
Suas raízes danificam concreto? Posso plantar perto de casa?
Aguardo resposta! Obrigada! Leda