Saturday, May 14, 2011

beterraba

Do ponto de vista nutricional e, para além da pobreza em calorias, as beterrabas cruas e cozidas são uma excelente fonte de ácido fólico (em pickles, o teor de vitaminas e minerais diminui bastante). A ingestão de ácido fólico é importante, em especial para as mulheres grávidas e para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula - a espinha bífida. Para além disso, é importante ainda para evitar um tipo de anemia.

Algum ferro, vitamina C e a riqueza em potássio tornam este alimento útil na normalização da tensão arterial. Contém fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol), implicados no risco acrescido de doenças cardiovasculares.




Os carotenóides e flavonóides existentes na beterraba também ajudam a evitar que o colesterol LDL e que as paredes das artérias sejam danificados e oxidados pelos radicais livres. Essa propriedade antioxidante dos carotenóides e dos flavonóides protege igualmente a ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

Os naturopatas acreditam que as beterrabas estimulam o sistema linfático e fortalecem o sistema imunitário. As qualidades purificadoras da beterraba, bem como a estimulação do fígado, dos rins, da vesícula, do baço e dos intestinos, são algumas das propriedades reconhecidas pelos naturopatas.

O sumo de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue, e tem-lhe sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão. Caso o sabor do sumo não te agrade muito, mistura-lhe sumo de laranja e/ou cenoura.

Fica óptima em saladas de alface, cenoura e tomate. Basta descascar beterrabas pequenas/médias , lavar à torneira e laminar ou ralar tal como se faz às cenouras.





Valor nutricional de 100g de beterraba crua:
*48,9 calorias
*9 g de hidratos de carbono
*3 g de proteínas
*0,1 g de lípidos (gorduras)
*32 mg de cálcio
*40 mg de fósforo
*2,5 mg de ferro
*351 mg de potássio
*150 µg de ácido fólico
*5 mg de vitamina C
*2 g de fibras

Os valores nutricionais da beterraba cozida ou em conserva não diferem muito dos da crua.


Se após uma refeição onde comeste beterraba, a urina ou as fezes tiverem uma coloração rosa-avermelhada, não te assustes. É que o pigmento da beterraba não é metabolizado pelo corpo, atravessando todo o aparelho digestivo sem sofrer alterações.






1 comment:

Justine said...

Mais uns ensinamentos muito úteis, que te agradeço!
Bom fim de semana:))))