Wednesday, February 3, 2010

Folgosinho




Sobranceira e majestosa, ergue-se a Nascente e Sul, uma enorme cordilheira em que sobressaem os montes de S. Domingos (1270m), S. Tiago (1490m) e a Santinha (1590m), donde descem três ribeiras que, na sua passagem, movem moinhos e irrigam as margens declivosas e profundas, seguindo em direcção a Melo e ao Freixo: a dos Limites, a das Moitas e a da Fórnea que mais á frente vão engrossar o caudal do Mondego que já passou na Assedace, abraçou Celorico da Beira e inflecte, pressuroso, em direcção a Coimbra onde pára, para ouvir as canções dos estudantes e os gemidos das guitarras coimbrãs, em noites de fados e serenatas, e vai finalmente precipitar-se, no Oceano, na Figueira da Foz, extenuado da longa caminhada.(...)


Esta povoação de difícil acesso e fácil defesa, nos primórdios da sua existência, quase inacessível, antes da abertura da estrada nacional, em 1914, que a liga a Nabais e segue para o Freixo, nasceu e cresceu entre dois pólos opostos, o castelo e o Outeiro, dois possíveis castros pré-históricos, com a igreja Matriz, a Praça e as Casas da Câmara, ao centro, para onde convergem todas as ruas, atalaia vigilante das invasões inimigas, sobretudo dos Sarracenos e Leoneses, formando com LINHARES e CELORICO um triângulo defensivo contra as arremetidas do inimigo, pelo vale do Mondego.

O Rei D. Sancho I deu-lhe foral em 1187, tendo em vista, sobretudo, a sua posição chave, na estratégia defensiva da Beira .

A situação altaneira de Folgosinho permite-lhe oferecer um espectáculo deslumbrante a perder de vista, no horizonte infindo, pintalgado de inúmeras povoações dos concelhos de Mangualde, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, mas, se subirmos a S. Tiago, Viseu e Guarda oferecem-se acolhedoras aos nossos olhos extasiados de tanta beleza e imensidão.








5 comments:

Justine said...

Bela sugestão, Greentea! Fica a vontade de revisitar esta zona do país:))

Violeta said...

E eu que nem sabia que existia.
obrigada!

bettips said...

Gostei muito desta terra - das tradições e das paisagens!
E Linhares, subir e ficar ...
As feiras são (ainda) a diversidade; por isso gosto!
Bj

S said...

Dá-me um F: F
Dá-me um O: O
Dá-me um L: L
Dá-me um G: G
Dá-me um O: O
Dá-me um S: S
Dá-me um I: I
Dá-me um N: N
Dá-me um H: H
Dá-me um O: O

F-O-L-G-O-S-I-N-H-O
forever, amo-te folgozinho!!! amo-teeeeeeeeeeeeeeeeeeee

S said...

ora bolas, enganei-me. folgosinho é com S bolas carapolas