Sunday, February 21, 2010

An education.

Sozinha em casa , o tempo é todo dela, sobretudo em fins de semana de chuva ...
Como é seu hábito , deitou-se tarde, muito tarde . Não que estivesse a fazer algo de especial, mas apenas e só porque não lhe apetecia dormir . Ouvia o vento lá fora a rugir, a chuva forte a bater no chão e só isso lhe tirava o sono.






Domingo de manhã, dormiu até ao meio-dia. Já não se lembrava da última vez que isso acontecera, mas uma vez não são vezes. Tomou o pequeno-almoço, foi à net ver os filmes em cartaz. Banho tomado e roupa mudada , aí vai ela ...
Não que lhe agrade propriamente o estar sozinha , agora ; mas delicia-se com o facto de não ter horas , de arrancar de casa quando quer, de ir aonde muito bem lhe apraz. E quando há outros à volta nem sempre é possivel e o que agrada a uns não agrada aos outros. Fernando aceitara aquele cargo noutra localidade distante, a filha estava demasiado crescida para estar sempre debaixo da sua asa e estava de férias depois de ter feito todos os exames do Mestrado . Que mais queria ?
Pois queria ir ao cinema! Havia duas escolhas : "Um Homem Solitário" ou "An education" e decidiu-se por este último e não se arrependeu. Óptima ideia a sua .
Ao fim da tarde estava em casa, que o dia estava chuvoso e tristonho . Acabou aquelas tarefas monótonas que todos somos obrigados a fazer, estendeu a roupa, preparou qualquer coisa para jantar e ligou para Fernando. Tinham aquela capacidade de estar longe e perto , de retomarem as conversas como se estivessem lado a lado, tratando de pequenos e grandes asuntos em simultaneo.
...
Não me posso demorar - disse ele. Devem estar a chegar. Vou pôr o peixe no forno , tratar das batatas, partir o ananás. É preciso pôr alguma coisa no fundo do tabuleiro?
Claro, põe um pouquinho de azeite . E não faças o ananás que o Tiago não pode comer. Não há maçãs? - perguntou ela .
Sim , o Guerra tinha deixado maçãs , saborosas e carnudas, com gosto a fruta , não maçãs de frigorifico.
Ficou contente por ele ter a companhia da filha e do namorado para o jantar. Ficou contente por ele ser capaz de gerir a ausencia, a estadia fora, os pequenos senãos do dia-a-dia, a limpeza da casa , as roupas e essas cenas todas, para além do trabalho.
Sorriu interiormente em geito de despedida. Quinta-feira já estariam todos juntos de novo, ela iria acelerar a semana, condensar tudo o que tinha para fazer e pegar no carro para galgar os trezentos e tal kilometros que os separavam. Era apenas e só por isso que gostava de estar só. Assim , organizava tudo a seu modo, sem depender de ninguém, pagando um preço caro por vezes, mas sentindo um prazer enorme por tudo aquilo que conseguia fazer.
Fora também para ela Uma outra educação!

2 comments:

Justine said...

EStou ansiosa por ver o filme, Greentea! Tantos filmes atrasados, nesta minha paragem forçada...
Mas irei recuperar!
(a tua história, muito bem contada:))))

greentea said...

justine
já sei da novidade - as mulheres de armas são assim !!
por vezes passo muito tempo sem ir ao cinema, nem sempre me disponho a isso mas vale a pena não perder certos filmes