Monday, March 23, 2009


testo retirado daqui

Este post é real e por isso um grito de alerta. Requer a vossa ajuda; espero puder contar convosco, pois todos juntos conseguiremos mudar esta realidade.
O texto aqui publicado foi-me enviado por uma colega, que é amiga da pessoa que vê os maus tratos aos cães.
"Na Av Pedro Alvares Cabral, Nº 12 R/C Esquerdo, 2635-384 Rio Mouro reside um casal que tem três cães e gatos num terraço. O senhor deixa os cães ao frio, à chuva e ao calor sem água nem comida, a maior parte das vezes.
Como os cães passam muitas horas sem ir à rua acabam por fazer as necessidades no terraço, como castigo o senhor bate-lhes com a mangueira, fecha-os e molha-os directamente com a mangueira, mergulha-os em água fria... e deixa-os sem comida; as maiores barbaridades que possam imaginar.
Conseguem imaginar o que é viver num prédio e assistir a tudo isto diariamente?Não sou a vizinha do senhor, mas sim uma amiga que já fez várias queixas e sofreu represálias, por isso me solicitou que a ajudasse.
Por favor façam qualquer coisa.
Enviei um mail para a Liga dos animais, outro para o programa nós por cá. Alguém do programa, ligou para a Liga que me telefonou a dizer para entrar em contacto com a Veterinária da câmara. Já o fiz várias vezes, deixei mensagem mas nunca ninguém me atendeu o telemóvel nem ligou de seguida.
Neste momento o senhor acabou de bater com mangueira nos cães, molhá-los e deixá-los sem comida, ficarão assim até que lhe apeteça. Para ter a certeza que não saem dali, encostou a porta da casota contra a parede, assim, não têm luz, água, comida; ficarão assim até que ela apareça, às vezes estão 2 ou 3 dias sem aparecer.
Será possível que ninguém possa fazer nada?é preciso retirar os animais a este senhor."
Este foi o mail que a minha colega enviou para diferentes entidades. Está cansada e exausta, a sua amiga, que assiste às torturas, também; as entidades oficiais dizem que só lá podem ir com mandato; enfim o normal em democracia.
Entretanto os animais sofrem
O meu papel aqui é pedir a vossa ajuda: enviem mails, telefonem para SEPNA, PSP, Veterinário, etc... qualquer coisa mas que surta efeito e que os animais sejam retirados. Se começarem a chover denúncias a pressão será maior e pode ser que se resolva a situação.
Claro que me sinto assustada, já me ocorreu que o dito "Animal" pode retirar os cães e escondê-los ou torturá-los mais, pois é um desequilibrado, mas devemos correr o risco e tentar.
Tanto a minha colega como a sua amiga não se podem identificar pois têm medo de represálias, mas o que importa é resolver a situação.
Obrigada pela vossa ajuda
Canil Sintra:
Contacte–nos através do Tel. 219238816 / Fax. 21 9247158
Estamos abertos das 9H00 às 12H30 e das 14H00 às 16H30
Av. Almirante Gago Coutinho 2710 – 554 Sintra
(Estrada de Mem Martins, Ouressa à Portela de Sintra – Zona Industrial)
Não havendo disponível mail do gabinete veterinário, deixo o geral da Câmara Municipal: geral@cm-sintra.pt
NOTA: A Liga Protectora Animais Ligou à minha colega, remetendo o caso para a Câmara Municipal de Sintra

6 comments:

Maria Cristina Amorim said...

Olá.
Este email já anda a circular há muito tempoe já o vi em algum blog mas não me lembro qual. Mas já foi há muito tempo mesmo. Será que ainda não foi nada feito?
Bem provavelmente não , no país em que vivemos tudo pode acontecer.
Bejos e tem uma boa semana.

greentea said...

nunca será demais relembrar estes casos e dar-lhes seguimento e continuar a insistir com a Sepna, a PSP, a Policia Municipal , Liga dos Animais e outros que deixam andar e parece q andan adormecidos para estas situações .
Nos estudos sobre a violencia e a criminalidade, o assassino começou sempre e "apenas" por torturar animais : gatinhos , pardais , caezinhos ...

Clotilde S. said...

"Quanto mais conheço os homens, mais gosto dos animais."

Victor Hugo tinha razão. Os homens estão cada vezes mais brutais.

Um beijo!

Carracinha Linda! said...

O castigo para esses "donos" era deixa-los a aprodecer num buraco escuro e molhado!!!! Não consigo ficar indiferente às notícias de maus tratos a animai...

Bjs

Espaço do João said...

Mas, como pode existir semelhantes seres? Porque não puni-los com veemencia? quem são os animais racionais? Nem no tempo da pedra lascada o homem procedia dessa maneira. E pensar que esses seres ainda refilam se forem mal atendidos pelo próximo!Todos se dizem amiguinhos dos animais mas, quando se vê casos destes ou semelhantes apetecia dar-lhes o mesmo tratamento. Boa semana e Feliz Páscoa.

Isabel Santos said...

Olá Amiga!
Passei para te desejar um excelente Domingo de Páscoa.
Beijinhos