Thursday, March 19, 2009

Vivam os Deficientes!




Madalena tinha papéis a tratar na Segurança Social. Informou-se e foi ao numero 4 da Av da República em Lisboa, tirou a senha , por volta da uma da tarde , confirmou que era ali mesmo que tinha de tratar aquele assunto e aguardou a sua vez com mais de 90 pessoas à sua frente. Tinha comido qualquer coisa à pressa na Pastelaria do outro lado da rua, foi dar uma volta a pé mas não estava com paciencia para ver montras nem shoppings...


Sentou-se e apreciou a morosidade dos funcionários, a lentidão com que se passeavam pelo espaço exíguo ou a hostilidade com que carregavam no número do "paciente" seguinte ... Às 4 horas lá chamaram pelo 196: "Isto não é aqui... tem de ir à Av Estados Unidos. 39 e se não fôr lá , é em frente, no outro prédio, no 5º andar"...


Lá foi, nas corridas contra o trânsito, os sinais vermelhos, o estacionamento, o parquimetro, mas chegou a tempo de um funcionário lhe exigir a identificação e ao que vinha.


Subiu ao tal 5º andar onde se via um letreiro :


Bater à porta e esperar


Bateu e esperou. Apareceu uma senhora com deficiencia da fala mas que logo lhe explicou tudo o que tinha a fazer e que era bem simples . Afinal , bastava mandar um fax a pedir a tal Certidão, coisa simples! Mandavam pelo correio ou podia telefonar a saber quando estava pronta e vir buscar. A senhora com deficiencia da fala explicou-lhe tudo , deu-lhe todos os números de fax e telefone para onde deveria ligar, foi correcta e agradável, eficiente, enfim.


Ah! que bom seria se fossemos sempre assim atendidos, mesmo por funcionários que têm algumas limitações na dicção , mas que têm gosto no trabalho que fazem e certamente um profundo respeito pelo público que os procura.




Vivam os DEFICIENTES!

4 comments:

Violeta said...

Conheço essa sensação...
A energia acumulada numa segurança social é tão negativa que saímos de lá doentes...

Justine said...

Cena familiar a todos, a inoperância das instituições. E quando temos a sorte de encontrar uma pessoa simpática e eficiente, o bem que isso nos faz!

Espaço do João said...

Verdade verdadinha.
Eu conheço feliz ou infelizmente. Tenho frequentado vários serviços públicos, desde finanças, câmaras, hospitais, etc. e tenho encontrado de tudo. Também tenho encontrado da parte do utente muita falta de respeito e, educação. Um dia destes,estava num hospital e, a empregada administrativa, chamou um utente por 3 vezes. Como o utente não apareceu, chamou o utente seguinte; Passados 15 minutos chega o utente que tinha sido chamado e não respondeu. Dirigiu-se á funcionária com maus modos e exigia que fosse imediatamente atendida. A funcionária delicadamente respondeu-lhe que já tinha sido chamada e, que em virtude da não comparência teria de tirar nova senha. Coitada da funcionária, pois foi alvo duma paxeirada e ainda teve que ceder á utente o livro de reclamações em que dizia que ela tinha favorecido as pessoas amigas e que a tinha mandado para o fim da fila. Todas as pessoas que ali estavam ficaram revoltadas com a situação e a pobre da funcionária com as lágrimas nos olhos não dizia mais nada.Além da falta de respeito, fez-se um burburinho tal que foi necessário chamar a segurança para pôr fim ao barulho e, a utente reclamando que eram todos a mesma coisa, acabando por sair , dizendo que não precisava do hospital para nada. Nem sempre o utente tem razão.

Rute said...

Vá lá encontrou alguém simpático:) Infelizmente nesses sitio existe muita falta de respeito para quem precisa.

Beijinhos