Saturday, November 29, 2008

festa das flores em Sintra






A Festa das Flores, iniciativa dedicada ao artesanato, teatro, música e artes alternativas, decorre no próximo dia 29 de Novembro, a partir das 15h00, no antigo ginásio do Sintrense, na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra.
O certame conta com animação de rua, música, pinturas faciais, feira de artesanato e produtos biológicos.
Esta iniciativa realiza-se no âmbito do “Ciclo Voos em Cynthia”, realizados pela Associação Cultural Voando em Cynthia, que tem por base cinco eventos culturais ao longo de cinco meses.A entrada no evento tem o custo de sete euros.
PROGRAMA:
15h00-19h00: Animação de rua
15h00-19h30: Pintura facial
15h00-20h00: Oficinas
15h00-20h00: Mercado de produtos biológicos
15h00-22h00: Mostra de artesanato alternativo
17h00:Teatro de marionetas "Zé das Moscas"
19h30: Jazz "Quarteto Nuno Costa"
22h00: Reggae "Katharsis"
Voando em Cynthia - Associação Cultural
Antigo ginásio do Sport União Sintrense
Av. Heliodoro Salgado, nº23Estefânia, Sintra

Luzes...



Cerca de 600 famílias vão receber lâmpadas economizadoras e adquirir boas práticas de consumo energético

O Ambiente é de todos, vamos usar bem a Energia!
No seguimento de uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia eléctrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e com o objectivo de reduzir a factura da energia eléctrica nas habitações beneficiadas, através de uma redução significativa do consumo em iluminação, a Agência para a Energia (ADENE) e a EDP – Serviço Universal, em colaboração com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, vão realizar uma acção junto da população residente em zonas de protecção especial do Concelho.
Esta iniciativa, que terá lugar no próximo dia 29 de Novembro, vai contemplar cerca de 600 famílias do núcleo antigo de Figueira e da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, com a distribuição gratuita “porta-a-porta” de 2900 lâmpadas fluorescentes compactas de baixo consumo.
O projecto vai permitir a atribuição de 4 lâmpadas a cada agregado familiar, mediante a entrega do mesmo número de lâmpadas incandescentes, com o objectivo de redução em 10% do consumo em iluminação, responsável por cerca de 1/5 do consumo eléctrico total. As lâmpadas recolhidas serão direccionadas às empresas competentes de abate do equipamento em causa.
Paralelamente à troca de lâmpadas, cada agregado familiar vai receber ainda um questionário e um guia de boas práticas de eficiência energética.
A Agência para a Energia (ADENE), entidade que promove esta iniciativa, desenvolve a sua actividade junto dos diferentes sectores económicos e dos consumidores, visando a racionalização dos respectivos comportamentos energéticos, a aplicação de novos métodos de gestão de energia e a utilização de novas tecnologias.


e em Sintra ??????????

Wednesday, November 26, 2008

brotos de soja




Hoje comprei um pacote de Bio Brotos de Soja , para semear em três a seis dias. Por razões de serviço tive de entrar no leroy-merlin e aproveitei para dar uma voltinha nos bolbos e plantas. Descobri então estas sementes de agricultura biológica que facilmente se "cultivam" em casa e estão prontas em meia dúzia de dias. É fácil, é barato e dá ...saúde !!


Algumas dicas sobre brotos
Os brotos são 80% água, portando utilize, preferencialmente, uma fonte de água filtrada para molhá-los.
Antes de comê-los ou cozinhá-los, lave-os com água em abundância para retirar os resíduos metabólicos. Eles podem causar gases.
Veja com atenção as observações sobre cada uma das sementes citadas abaixo. Algumas não devem ser germinadas.
Para conservar os brotos de um dia para o outro, depois da colheita, coloque-os secos em um saco plástico, retire o ar e leve-os à geladeira. Não é aconselhável guardá-los por mais de um dia ou deixá-los de fora, pois perdem suas propriedades facilmente. Em restaurantes, se você sentir o gosto ou o cheiro meio azedo, prefira não comê-los.
Para evitar gases, que são causados pela comida que não foi totalmente digerida, tente o seguinte:
Mastigue bastante antes de engolir, de preferência misturando muita saliva à comida.
Evite comer com nervosismo ou estresse.
Lave sempre – e bem – os brotos antes do consumo. Isto retira os açúcares (oligossacarídeos, ou carboidratos que produzem poucos monossacarídeos na hidrólise – processo digestivo) criados na superfície pelos processos metabólicos.
Misture a eles uma pequena quantidade de gengibre ou açafrão (que é um tipo de gengibre), seja em pó ou frescos. Isto ajuda a digerir melhor as proteínas dos brotos.
Gengibre é considerado como um supremo “digestor” de toxinas, segundo a Ayurveda (referência: Robert Svoboda, “Ayurveda: Life, Health, and Longevity”, pg.130)
Açafrão é considerado a melhor medicina pela Ayurveda (referência: Vasant Lad and Usha Lad, “Ayurvedic Cooking for Self-Healing”, pg. 216)
Brotos de “fenugeek” são considerados excelentes digestivos. Pode-se adicionar ou as sementes na mistura de brotos ou os próprios brotos, que crescem rapidamente.
Erva-doce (funcho) pode ser ingerida como estímulo digestivo:- Em pó (1 colher de chá), com água morna, 30 minutos antes da digestão;- Na forma de brotos (demoram para crescer);- Em sementes hidratadas, mastigadas após a refeição (ficam mais amargas).
Use temperos anti-gazes em pequenas quantidades, como o coentro e o cominho, em pó ou hidratados ou em brotos (de 1 a 1,5 dias).
Coma os feijões maiores somente depois de vários dias de germinação. Prefira os feijões que são menores (azuki, moyashi etc)
Evite os brotos de leguminosas, pois eles causam mais gazes.
Use temperos digestivos em pequenas quantidades, em pó ou hidratados ou em brotos, como o cardamomo (os frutos dele), a mostarda, o cominho e a canela.
Use óleos naturais, que são anti-gazes: tahini (óleo de gergelim), brotos de girassol (antes de germinarem as folhas), abacate, óleo de girassol, nozes em geral.
daqui

Monday, November 24, 2008

Dardos


A marian da FayryAril distinguiu-me com este Prémio.


Com Prémio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.
As Regras são:
- Exibir a distinta imagem
- Colocar o Link do Blog pelo qual recebeu o prémio
- Escolher outros 15 Blogs a quem atribuir o “Dardos”
Fico muito agradecida pela distinção , mas não vou nomear 15 blogueiros. Quem me visita sabe que merece tb este selo e pode levá-lo consigo. Um beijo a todos.

Thursday, November 20, 2008

Borboletas


A Pandora mandou-me este mimo. Não haveria melhor altura para me enviar esta borboleta, representando todos aqueles que partiram neste último mês. Primeiro o meu cunhado João, depois o Pai da Vanda. Neste domingo de manhã, o António e logo a seguir a Tia Rosa, velhinha de 96 anos.
Quais borboletas, todos eles sairam da crisálida, transformaram-se, recriaram-se e voaram pelo azul infinito do céu. A transição não é fácil nem para quem vai nem para quem fica. Mas todos temos de ganhar asas e partir um dia , para voltar a renascer uma e outra vez...
Hoje logo pela manhã, um pássaro (que suponho ser uma cegonha) sobrevoou a minha casa, dirigindo-se para o sul. Que boa nova nos trará ?
Obrigada , Pandora. (Supostamente, deveria nomear 10 blogs a quem atribuir este distintivo. Mas dou-o a todos que me visitam.)

Tuesday, November 18, 2008

Biotério ou necrotério???










Comunicado da ANIMAL sobre a criação de Biotério Central em Azambuja pela Fundação Champalimaud
ANIMAL, juntamente com Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais, está em campo para travar a construção deste centro de criação de animais para experimentação animalA ANIMAL tem recebido centenas de mensagens e telefonemas de pessoas preocupadas com a notícia de que, num consórcio participado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Universidade de Lisboa e liderado pela Fundação Champalimaud, será construído, em Azambuja (distrito de Lisboa), o Biotério Central, que, nas palavras de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, será “um dos melhores biotérios do mundo, obedecendo a critérios rigorosos e tecnicamente muito avançados. Vão ser criados animais para serem utilizados para fazer avançar a ciência”, tal como noticia o “SOL” (http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=115213).Ainda de acordo com o artigo do “SOL” e tal como outros jornais noticiaram, “O biotério é um projecto privado que vai ser apoiado por fundos comunitários no âmbito do programa de acção aprovado pelo Governo para as regiões do Oeste e da Lezíria e que prevê compensações pela deslocalização da construção do aeroporto na zona da Ota”. “De acordo com o programa de acção, o biotério custará 36 milhões de euros dos quais 9 milhões são de privados, enquanto que o restante é suportado por financiamento comunitário”. “[T]erá uma capacidade estimada para 20 a 25 mil gaiolas, serão fornecidas estirpes de animais de laboratório a universidades, institutos de investigação e empresas farmacêuticas de todo o país e particularmente na área da grande Lisboa”. O “SOL” adianta ainda, nesta notícia, que Leonor Beleza “acrescentou que o equipamento pretende também responder às necessidades da própria fundação e servir (exportação) outros centros de investigação em Portugal e no estrangeiro”.
A respeito desta péssima notícia, a ANIMAL faz saber que recebeu com extrema preocupação esta informação e que a comunicou de imediato aos seus parceiros da Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais (ECEAE – European Coalition to End Animal Experiments), com quem tem estado a estudar a melhor maneira de lidar com este problema a fim de impedir que ele venha de facto a acontecer. A ANIMAL, integrada nesta Coligação e em estreita colaboração com a mesma, está já a iniciar as devidas diligências para impedir que este biotério seja criado em Portugal.
Miguel Moutinho, Presidente da ANIMAL, declarou que “Numa altura em que são cada vez mais evidentes, públicas e esmagadoras as provas de que a experimentação animal atrasa a ciência e obsta fortemente a que esta possa de facto progredir, desde logo no domínio das ciências biomédicas, e na mesma altura em que está a ser revista a directiva europeia que regulamenta a experimentação animal no espaço comunitário, esperando-se desta que, no mínimo, reduza drasticamente o uso de animais usados em experimentação na União Europeia, é absolutamente inacreditável e lamentável que em Portugal se queira construir um centro destes, que poderá, considerando a capacidade anunciada, criar milhões de animais, de diversas espécies, para serem vendidos para laboratórios de todo o mundo, para serem torturados e sacrificados em nome de nada”.“A experimentação animal não é ciência, é ficção científica. Constitui somente um lucrativo negócio suportado pela indústria da investigação científica e uma fonte fácil de obtenção de bolsas, apoios e financiamentos para projectos de investigação nos quais a cientificamente absurda e totalmente ultrapassada tradição da vivissecção enquanto método de pesquisa está convencionada e é quase imediatamente aceite como prática validada, apesar da sua validade nunca ter sido de facto aferida, nem uma só vez, por estudos e comissões independentes, ao contrário dos métodos não-animais de pesquisa, que são alvo do mais exigente escrutínio”, afirmou o Presidente da ANIMAL.
A Vice-Presidente da ANIMAL, Rita Silva, acrescenta que “a ANIMAL, em colaboração com os seus parceiros, usará de todos os meios ao seu dispor para impedir que este autêntico pesadelo seja instalado em Portugal, que tem sido, felizmente, até aqui, um país com uma muito diminuta actividade neste domínio mas que, com este projecto da Fundação Champalimaud, pode, de repente, transformar-se num importante produtor e exportador de milhões de vítimas animais para uma indústria de experimentação que é, além do mais, causadora de acentuados tumultos sociais onde está solidamente presente, como acontece em Inglaterra”.
Nota: Para informações mais detalhadas e para uma abordagem científica acerca de quão anti-científica, inválida e fraudulenta é a experimentação animal, por favor visite:· www.curedisease.net·

Wednesday, November 12, 2008

era o tempo da castanha ....







Existindo desde há cerca de 40 milhões de anos, o Castanheiro tem sido uma planta de extrema utilidade da qual o Homem se alimenta com os seus saborosos frutos, se cura com os seus chás ou realiza conforto e arte com a sua madeira nobre. Em Portugal ocupa uma área de cerca de 20.000ha, dos quais 17.000ha se situam na Terra Fria Transmontana. Pretendendo constituir uma reserva de património genético do castanheiro europeu (Castanea sativa Mill.), o Parque de Cultivares ocupa uma área de 1ha de solo granítico ordenado em três grandes socalcos com exposição Sudoeste.
Nele podem ser observados vários exemplares de castanheiro oriundos de todo o país e realizar uma agradável viagem por regiões em que a afeição pelo castanheiro é um ponto em comum. veja aqui
A família das castanhas é muito rica em nutrientes. Na lista de seus componentes benéficos entram fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selénio, vitamina E, ácido fólico, entre outros. A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de selénio, mineral que actua no equilíbrio da tiróide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a acção dos radicais livres.
veja "um ano na vida de um castanheiro ": aqui

Saturday, November 8, 2008

Parábolas budistas





Parábola das três ervas medicinais e dois tipos de árvores"
Há muitas espécies de flores, árvores e ervas, diferentes em tamanho, forma e denominação. Ao redor do mundo, há uma nuvem densa e vasta, que faz com que a chuva caía em todas as partes. Evidentemente, a chuva molha o solo ressequido e, como resultado, as árvores, ervas e plantas de todos os lugares são nutridas e crescem. A água que cai da nuvem é imparcial, mas plantas recebem humidade conforme sua natureza e crescem de acordo com sua espécie. Embora as árvores e as ervas sejam grandemente diversificadas em tamanho e em natureza, suas raízes, ramos, galhos, folhas, botões e frutos crescem graças à mesma chuva.
Nesta breve parábola, Sakyamuni mostra a benevolência imparcial do Buda.
O aparecimento do Buda é como a vasta nuvem que envolve o mundo inteiro. O Buda revela a verdade da vida a todas as pessoas sob diversos ângulos. Ele ensinou a Lei igualmente para todas as pessoas. Entretanto, como elas diferem quanto à capacidade de compreensão, o desenvolvimento de cada uma é diferente. Dessa forma, algumas continuam no estado de Alegria, outras, no de Erudição e outras, no estado de Absorção. Sakyamuni compara os três tipos de ervas e dois tipos de árvores com esses estados de vida. As ervas inferiores correspondem às pessoas no estado de Tranquilidade e Alegria; as ervas comuns, às de Erudição e Absorção; e as ervas superiores, às de Bodhisattva que buscam a auto-perfeição.
Quanto às árvores, as pequenas indicam os bodhisattvas que dedicam a vida ao caminho do Buda, praticando sempre o altruísmo. As árvores grandes indicam os bodhisattvas que se esforçam para salvar muitas pessoas. Sakyamuni diz: "O ensino imparcial do Buda pode ser comparado à chuva. Entretanto, a compreensão das pessoas difere, assim como as plantas e as árvores recebem diferentemente a chuva". Mas a chuva benéfica acaba, no final, nutrindo todas as espécies de plantas e árvores, fazendo com que, sem exceção, dêem flores e frutos.
Extraído da revista Terceira Civilização Julho/99
Preciosa Colaboração de Charles Chigusa - Tóquio - Japão
chigusacharles@hotmail.com

As Mais Belas Histórias Budistas - http://www.vertex.com.br/users/san

Wednesday, November 5, 2008

A Partilha




Aqueles de vocês que vivem nos países desenvolvidos começam a ACORDAR para a realidade de que, se houver pessoas infelizes e com fome no mundo, vocês também sentirão a fome e viverão na infelicidade. VOCÊS SÃO UM. E apesar de talvez não sofrerem fisicamente da fome, sentirão fome e carência de outras formas – até que aprendam a compaixão e que o equilíbrio esteja novamente estabelecido no Planeta.
Ninguém precisa de conhecer a carência; o Planeta pode sustentar todos que nele vivem. É o seu contracto convosco, os seus filhos humanos. Mas aqueles que pedem mais do que as suas próprias necessidades e que se definem pelos seus bens e seus consumos, tornam as coisas mais difíceis para a nossa Mãe Terra honrar todos os seus filhos.
Não se Sintam Como Falhados…
Por favor, não se sintam como falhados se virem a vossa “abundância” diminuir. Pelo contrário, festejem o facto de ter encontrado o caminho do Mestre e de estar a aprender a compaixão e a ajudar a restabelecer o balanço no planeta, mais uma vez.
Sobretudo, não se julguem espiritualmente, como tantos o fazem, assumindo que os seus anjos e guias os abandonaram aos seus destinos. Porque não é assim! É a prova do vosso crescimento espiritual e da vossa vontade em ser parte da solução e não do problema.
A Chave da Partilha
Não queremos que se sintam sozinhos neste caminho, ou que pensem que não vão sobreviver. Vocês são Trabalhadores da Luz e AS VOSSAS NECESSIDADES SERÃO SATISFEITAS. Muitas das vezes, de maneira milagrosa. Mas precisamos que entendam que o velho paradigma de “dar” a fim de “receber”já não dá; isto é obsoleto. AGORA – na nova energia, vocês dão sem criar expectativas, porque é a vossa natureza de dar, e de dar com amor.
A essência da Vida baseada no Coração é PARTILHAR. E não é tanto de dinheiro e de bens materiais que estamos a falar, mas sim, partilhar da sua pessoa – quem é e o que é –. Dê de si próprio, do seu tempo, da sua gentileza e da sua compaixão, e depois se tiver, do seu dinheiro e dos seus bens materiais.
Mas em primeiro lugar, é dar de si próprio e dos seus talentos, dos seus dons. Sem pensar em recompensa, fama ou riqueza. Simplesmente porque SÃO e precisam expressar quem são através da PARTILHA. ...saiba mais