Monday, May 26, 2008

slow food




O Terra Madre é um projeto concebido pelo Slow Food, fruto da sua evolução e que tem atualmente o seu ponto fulcral na convicção que “comer é um ato agrário e produzir é um ato gastronómico”. O Slow Food bateu-se, desde sempre, pelos prazeres da mesa e pelos produtos bons e defendeu as culturas locais da crescente homogeneização imposta pelas lógicas consideradas modernas de produção, distribuição e economia de escala. E foi exatamente aprofundando estas lógicas que o Slow Food se apercebeu de quanto fosse necessário proteger e apoiar os pequenos produtores, mas também mudar o sistema que os prejudica, juntando os diferentes intervenientes com poder de decisão: consumidores, institutos de formação, chefes e cozinheiros, entidades de investigação agrícola, organizações não governamentais... Tornou-se evidente que se podia ter um impacto significativo apenas multiplicando e acumulando acções locais que seguissem uma visão global.

Assim nasceu o Terra Madre: para dar voz e visibilidade aos agricultores, pescadores e criadores que povoam o nosso mundo. Para aumentar, nas comunidades de produtores e na opinião pública, a consciência de quanto é precioso o seu trabalho. Para dar aos produtores mais algumas armas para poderem continuar a trabalhar em condições melhores, para o bem de todos e do planeta. Por estas razões, construir uma rede mundial – que dispusesse de instrumentos de partilha de informação e que oferecesse a possibilidade de aprender com as experiências alheias e de colaborar com os outros – pareceu fundamental. O nosso objectivo é continuar a ter terras férteis, onde germinem e cresçam plantas e animais adaptados a esses ambientes em particular, em vez de serem dopados com substâncias químicas que os fazem produzir ou engordar artificialmente. O nosso objectivo é continuar a ter pessoas que protejam as terras, saberes e alimentos que têm o gosto da nossa infância.

saiba mais sobre o projecto terramadre

6 comments:

Amaral said...

Fruto da terra, fruto da Vida!...

Obrigado, amigos todos, pelas palavras que me deixaram naquela centena de visitas.
Bem-hajam! Vamos dar as mãos... e sorrir à Vida!

Justine said...

Projecto que deveria ter o apoio de toda a gente, para bem de toda a gente. Infelizmente, os interesses egoístas e pessoais sobrepõem-se tantas vezes aos interesses comuns.
Obrigada pela divulgação

greentea said...

amaral

os frutos da Terra-Madre são frutos de VIDA...claro

obrigada por teres vindo (de NOvo) até aqui, gostei da visita e do regresso, das opções que fizéste

Um abraço grande

greentea said...

justine

as pessoas na maior parte andam muito arredias destes temas...

Angela Ursa said...

Greentea, há muitos pequenos produtores que cultivam produtos orgânicos, sem agrotóxicos. Apesar do custo desses produtos ser mais alto, há consumidores assíduos por causa dos benefícios para a saúde. Beijos da Ursa :))

Espaço do João said...

E eu a pensar que só eu me lembrava da carneirada.