Monday, October 29, 2007

O Ateneu nos anos sessenta

Os tempos eram duros e o nível de exigência grande para quem frequentava esta instituição..
Não se navegava na internet e as máquinas de escrever onde aprendiamos a dactilograar eram no mínimo pré-históricas...Os regulamentos também! Mas era uma escola mista embora os corredores e recreios fossem separados , bem como os ginásios. Só a piscina era comum (devidamente vigiada)...
Madalena que já ía nuns 17 anos namorava com um rapaz de outra Escola , ali para os lados do Chiado. Conhecido o caso, veio à baila que o professor de Fisica era o mesmo nas duas escolas , isto é, era professor da Madalena e também professor do namorado da Madalena. Palavra puxa palavra, viémos a saber que os testes que fazia eram exactamente os mesmos nas duas Escolas.
Passámos a negociar com a tal da Madalena - por sinal uma fraca aluna e já repetente - para conhecermos as datas dos testes do namorado para depois marcarmos/adiarmos os nossos e termos tempo de nos preparar devidamente, conhecendo com antecedência as perguntas . Tivémos a decência de nunca tirar vintes , estudámos afincadamente para responder às perguntas que iam sair , sabendo à partida que o belo do Matias nos iria chamar ao quadro negro para tirar teimas - provas essas que sempre superámos, sem levantar a mínima suspeita.
Era um árduo trabalho de equipa para que as mais fracas também conseguissem o dézito para passar, mas todas colaborávamos ! Felizmente , quando o namoro da Madalena acabou já tinhamos a disciplina feita e ele nunca soube de nada ...

ATENEU COMERCIAL DE LISBOA
Há uns anos atrás funcionava nos dois últimos andares a Escola do Ateneu Comercial de Lisboa, uma instituição desde há muito reconhecida como “de Utilidade Pública”.O Ateneu conta no seu palmarés com centenas de participações e dezenas de prémios e distinções, algumas de nível olímpico (nomeadamente na área de ginástica).
A Escola era na época afamada e de lá saíam alunos competentes e bem apetrechados.
A instituição conta com já mais de 120 anos, e hoje embora a Escola Comercial tivesse fechado funcionam aí muitas outras actividades:
“Centro das 1000 danças” (dança árabe, indiana e tango) Piscina olímpica coberta (hidromassagem, aulas de natação para adultos, crianças e bebés, horário de utilização livre) Ioga Karaté (estilo Shotokan) Ginástica (de manutenção e localizada) Fitness Cultura física Basquetebol Tiro com arco Jogo de pau Xadrez
Restaurante (cozinha portuguesa, africana e vegetariana) Bar da piscina (com esplanada)
O Ateneu Comercial de Lisboa aluga para eventos de natureza diversa, a preços acessíveis, o seu Salão Nobre e outras salas.
Contactos:
Rua das Portas de Santo Antão, 1101150-269 Lisboa
Telf: 213 421 365 / 213 433 367 Fax: 213 421 367

2 comments:

Zé-Viajante said...

Recordações do " meu " Ateneu onde estudei até 1960.Onde não completei o curso porque me empreguei aos 15 anos. O Ateneu onde, pela primeira vez, levei uma tampa de uma colega, que não quiz namorar comigo.
Nunca mais lá entrei.(Não pela tampa...mas porque nunca calhou)

jorge esteves said...

Conheci-lhe o irmão tripeiro!...
Este trecho está um poema!...

abraço.