Thursday, June 28, 2012

Passeios no Tejo

"Sabia que ele tinha vindo, na véspera, mas ela tinha saído. O dia estava tão lindo, para ir a Belém, no vapor. E tinha pena que ele não tivesse vindo; o Tejo estava adorável."

 A Tragédia da Rua das Flores - Eça de Queirós




Em 31 de Março de 1907 tiveram início os passeios de vapor no Tejo. Começavam no Cais do Sodré e navegavam até São Julião da Barra, fazendo escala na Trafaria. Estes passeios eram animados com música e incluía um bufett a bordo . O seu custo era de 250 Réis por passageiro.


foto    daqui

Dois vapores num passeio no Tejo



Monday, June 25, 2012

Amores Feiticeiros



 Palavras de uma mulher para o homem que a cortejava,
do conto "Sedução" pág. 123, Edição Cavalo de Ferro, livro "Amores Feiticeiros"
 de Tahar Ben Jelloun, escritor marroquino de língua francesa:



"- Então pior para ti. Eu não preciso de dinheiro.
Preciso de sentimentos, de palavras, de palavras que é necessário escolher, de flores a que se chamam cuidados, de rosas a que se chama presença, de sonhos que habitam as árvores, de canções que fazem dançar estátuas, de estrelas que segredam ao ouvido dos amantes... Preciso de poesia, dessa magia que incendeia o peso das palavras, que desperta as emoções e lhes dá novas cores.  As palavras escolhem combinações inesperadas e proporcionam-nos embriaguez e alegria, transportando-nos a lugares que os homens esqueceram. É disso, meu caro, que eu preciso.".

Sunday, June 24, 2012

Passeio em Sintra

Via-se passeando com ela em Sintra, muito unidos, sob o arvoredo murmuroso, ao frio som da água corrente; ou no seu quarto, ajoelhado a seus pés, enrolando e desenrolando um dedo a umas tranças loiras. Nada de impuro ou de libertino lhe passava no espírito; a agudez do desejo quase desaparecia, sob a doçura do amor, e mesmo  era que se via beijando brancuras da sua nudez, com beijos pequeninos, devotos, reflectidos, estáticos.
A Tragédia da Rua das Flores - Eça de Queirós

Sunday, June 17, 2012

Templo do Sol e da Lua - passeios pedestres

Sábado nebuloso, caracteristico de Sintra convidando a uma caminhada.
O encontro era no Alto da Vigia, perto da Praia Grande, duração de 4 horas e 10 kms pela frente, partida pelas 10h. Levámos o Browny, claro. A Maria ficou em casa que já não tem pedalada para estas loucuras.
Fomos por um trilho, directos ao Templo do Sol e da Lua, datado das eras dos romanos em Sintra.

http://www.museuarqueologicodeodrinhas.pt/escavacoes/1/alto-da-vigia.html
Depois caminhámos ao longo do Rio das Maçãs e da praia com o mesmo nome, dada a abundancia de maçãs que por vezes vão desaguar ao mar, quando a chuva é intensa. Chegámos à estrada e seguimos pelo caminho do Banzão, onde depois virámos à direita, pelo meio das hortas e matas que nos levam a Almoçageme. Percursos extensos , com uma bela subida, sempre pelo meio do arvoredo e casario. Na estrada do Rodizio, localiza-se a villa romana de Santo André

http://www.museuarqueologicodeodrinhas.pt/escavacoes/4/santo-andr%C3%A9-de-almo%C3%A7ageme.html
Retrocedemos um pouco, descemos por trilhos impensáveis, por meio de matas verdejantes, onde apenas se ouve a passarada e o som da passada dos caminhantes, o Browny sempre na frente a farejar tudo, lingua de fora...
Chegamos à Adraga, isto é ao cimo da falésia, a praia está lá bem no fundo.

Abranda-se a marcha e para-se para um lanche, um almoço frugal do que cada um trouxe. Browny bebe água pela garrafa, para espanto de alguns e deita-se à sombra a descansar.
Continuamos no cimo da falésia, mesmo à beira mar. Passa-se o marco geodésico e depois avista-se de novo a Praia Grande , lá ao fundo.                                                       
 É ai´que estão as pegadas
Pequena paragem para escutarmos
o enquadramento histórico e seguimos, agora é sempre a descer mais uns vinte minutos e chegamos de novo à Praia Grande. Uma banhoca viria mesmo a calhar , mas ninguém ia prevenido e os surfistas não emprestavam os fatos. Tudo cansado  depois deste passeio maravilhoso, do contacto com a natureza, do esforço, do convivio. Mas valeu bem a pena!!

Friday, June 15, 2012

Noite de núpcias

Casei-me fez ontem 44 anos, fui almoçar fora com o marido e depois à tarde juntámos os filhos e os netos e fizémos um lanche-ajantarado - contava Silvina , com animação.
É uma mulher baixa e rechonchuda que já terá passado algumas dificuldades. Nasceu na Beira Interior e como era hábito veio servir para Lisboa. Por cá conheceu o seu Manel e ao fim duns anos decidiram casar. Cerimónia na igreja, já se sabe e almoço com a familia na casa da tia, para onde iriam morar, que as posses não eram muitas.
À tarde foram passear a Sintra. Ele já queria ficar por ali, alugar um quarto numa pensão. Mas ela opos-se, que era uma vergonha...
Foram até à Feira Popular, gastar tempo. Depois sentaram-se num banco da Avenida, que a tia ainda estaria acordada a essa hora.
Lá se resolveram a ir para casa. Ela já fora avisada que a cama estava cheia de açucar e massa miuda - tiveram de a fazer de novo. Ele foi-se mudar no quarto ao lado e apareceu-lhe já em pijama. Trazia na mão uma garrafa de Vinho do Porto e dois cálices:
- Bebe, Silvina, bebe, que assim não dás conta de nada

Wednesday, June 13, 2012

conversas de balneário


Sabe, não tenho vindo porque fui operada, tinha o útero descaído e não me sentia bem, já tenho oitenta anos feitos...vou para oitenta e um.

Diz a outra , hoje é o Sto António vamos para as marchas. Faz amanhã 51 anos que me casei! Naquele ano , não deram muita coisa que rebentou a guerra em Angola, mas mesmo assim, ainda fui a Itália: Veneza, Pádua, Génova, Pisa e Roma, claro...

Quando comecei a hidroginástica , fui arrastada. Mas hoje, acho excelente o convivio, a boa disposição, a camaradagem entre todos e sobretudo as melhorias que sinto ao nível dos movimentos, da coordenação, do alivio do stress, por isso não perco uma aula, faça  chuva ou faça sol!
Benefícios para a Saúde do Corpo:



- Prevenção e o tratamento da osteoporose;

- Melhora a força muscular, a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e o risco de fraturas;

- O principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, treinando a flexibilidade, coordenação motora e relaxamento;

- É muito eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos praticantes;

- Na água, o indivíduo sente-se mais leve, o que reduz de à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios dentro da água são feitos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior.

- A água faz uma massagem no corpo, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.



Monday, June 11, 2012

Trabalho

Aqueles que se orgulham em manter uma secretária arrumada não conhecem nunca a emoção de encontrar algo irreparavelmente perdido...

Saturday, June 9, 2012

OS CINCO


OsCinco e os Contrabandistas
foi o primeiro livro que li desta serie. Tinha 8 anos e andava na 2ª classe. Passava horas, tardes inteiras a ler..
Coisa impensável para as crianças de hoje! Acho que os li todos e mais tarde cultivei o gosto aos sobrinhos e depois à filha.
Quem não se recorda?



Tuesday, June 5, 2012

As primas

Era uma vez três primas : A, B e C. Levantavam-se de madrugada, mal  o sol  tinha despontado, preparavam um lanche e iam por aí fora, a pé, até à Barreirinha. B, a mais nova teria 6 anos. C era a mais velha, já andava no Liceu e teria uns 14 anos. Estávamos no Funchal dos anos 50, onde nada se passava para além dos turistas ingleses e dos emigrantes que vinham e iam para a Venezuela. Por isso , os pais e os tios não viam problema nenhum em as garotas irem  sozinhas. A Barreirinha era então como a foto de cima descreve: uma praia de calhaus, tipicamente madeirense, com uma prancha de mergulhos e uma jangada que aqui não é visivel, por ser mais distante. Foi aqui que B aprendeu a nadar e para não ficar atrás , ia também até à jangada... Passavam assim as manhãs de verão, com hora marcada para estar em casa ao meio-dia. Não podiam falhar!


Nessa época, o Funchal era assim, mesmo na Avenida do Infante, talvez a principal, onde estava o Hospicio D. Amélia, os grandes hoteis, a Quinta Vigia e mais ao fundo a piscina do Lido , onde também iam , às vezes. Elvis era então o idolo e extasiavam a ouvir o "Only you"...
Passaram-se muitos anos, desde então. B não tornou ao Funchal nem à Barreirinha. Os destinos de cada uma cumpriram-se. C fez no sábado a sua última viagem de barco até Porto Santo, que adorava.

Regressou ao Funchal pela tardinha...
As suas cinzas foram espalhadas na Barreirinha actual, onde ficará a nadar para sempre, de acordo com a sua vontade