Monday, December 10, 2012

Colesterol

Doentes com níveis acima de 290 podem ter gene mutado e transmissível a 50% dos descendentes. Só 400 estão identificados.

A hipercolesterolemia familiar é uma doença desconhecida para a maior parte da população, mas calcula-se que haja 20 mil portugueses que a carregam. São casos em que a mutação de um gene, transmitida a 50% dos familiares, se traduz em níveis de colesterol total e LDL elevadíssimos (290 e 190) e que aumentam cem vezes o risco cardiovascular em doentes entre os 20 e os 40 anos.

Mafalda Bourbon, geneticista molecular do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, está a desenvolver um estudo desta doença em Portugal, apoiada pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Os doentes são referenciados por clínicos, embora os médicos de família ainda não estejam suficientemente alertados.

"Só realizamos testes genéticos em doentes que mantenham estes níveis após a alteração dos estilos de vida e que tenham história familiar da doença e, até, mortes prematuras", diz ao DN, lembrando que estes doentes são "bombas-relógio". A partir do caso central, que demora cerca de três meses a confirmar, testam-se outros elementos da família, já que a alteração genética é transmitida a 50% dos descendentes. Até agora, só foram identificadas 400 pessoas, 30% das quais são crianças, o que renova o apelo ao diagnóstico precoce. O estudo visa identificar mais pessoas, já que há tratamentos eficazes, embora ainda sejam pouco comparticipados. http://paoesaude.blogspot.pt/search/label/colesterol

Um pequeno almoço de aveia é excelente para reduzir os níveis de alto colesterol  e é útil também em regimes de emagrecimento.Mas se aliar as qualidades da aveia às da importância de começar o dia com um bom pequeno-almoço temos a receita ideal para melhorar a saúde de uma forma simples, barata e deliciosa. E com a chegada do tempo frio sabe tão bem uma tigela bem quente e
aromática de aveia logo pela manhã.

A aveia contém um tipo específico de fibra conhecida como beta-glucano. Estudos mostram que pessoas com colesterol  (acima de 220 mg / dl), ao consumirem apenas 3 gramas de fibras solúveis encontradas na aveia por dia (a quantidade encontrada em uma tigela de aveia) reduziram o colesterol total de 8 a 23%.  Isso é uma redução muito significativa, porque a descida de 1% no colesterol sérico equivale a um decréscimo de 2% no risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

4 comments:

Justine said...

Eu sou uma dessas pessoas: o meu pai tinha colesterol alto e o meu filho também tem. Mas não estou nas estatísticas...limito-me a tomar o medicamento que me controla o nível!

greentea said...

JUSTINE
não sei se os meus pais tinham ou não , sei que o tenho SEMPRE e muito alto e a medicação comigo não funciona ...

Lilá(s) said...

Interessantíssimas estas informações! sempre ouvi dizer que a população portuguesa tinha características de colesterol alto, na minha família verifica-se isso. Já tinha ouvido falar na aveia, eu geralmente adiciono aos cereais da manhã linhaça dourada triturada, criei o hábito e agora já não o dispenso, penso que fará o efeito da aveia.
Beijinhos

greentea said...

Lilas

e dizem que a dieta mediterrânica é excelente... será por não comermos muita aveia ??
a linhaça tb é óptima , sim