Thursday, December 20, 2012

A miúda

Foi a mãe que  a levou ao infantário aos dezóito meses ; entrou na Primária pela mão dela, no Ciclo, no Secundário  e na Faculdade, quando ficou colocada numa terra distante de casa. Mais tarde , voltou a casa para fazer o Mestrado, na Faculdade de Ciências. Passaram mais dois anos. Faltava fazer o estágio, a Tese e defender a Tese. Passou-se mais outro ano. Ficou Bolseira de Investigação e agora lá por casa só se falava de energias alternativas, painéis fotovoltaicos, correntes, ambiente... Os primos colocaram painéis e fornecem energia à rede. A miúda vai opinando e cada um lhe pede conselho, afinal já fez 24 anos que foram passando paulatinamente, sem que ninguém desse conta. Passa tão rápido o tempo!
Hoje saiu cedo de casa, o namorado fez-lhe companhia. Aperaltou-se um pouco mais do que habitualmente, porque sempre foi muito simples , muito modesta dos seus dotes, raramente fala das capacidades que tem. Hoje trocou os jeans por um vestido justo de fazenda, calçou uns sapatos pretos de salto alto  , em vez dos ténis do costume, usou até um pouco de maquillage - ia defender a Tese.
Por volta da uma hora telefonou aos pais, que não vinha almoçar, que tinha corrido tudo bem e teve 19 valores. Tudo com a maior das simplicidades, como se tivesse ido beber uma bica ali ao lado. Os pais sorriram um para o outro, abraçaram-se com emoção e cada um limpou uma lágrima ao canto do olho. 
Que melhor prenda de natal poderiam ter tido??????????????
Apesar da crise, ainda há aqueles que se dão ao luxo de ter presentes de valor incalculável!


3 comments:

© Piedade Araújo Sol (Pity) said...

até me arrepiei....

que bonito!

e quão felizes devem se sentir os pais...

;)

Fê blue bird said...

Emocionei-me minha amiga, pois felizmente tenho cá em casa uma miúda assim que também andou na FCL em Biologia acabou o mestrado em Novembro.

Felicidades!

BOM NATAL!

beijinho

bettips said...

Olha, Green... a mim (tenho "um menino" com mais 10 anos desses que dizes... e que é tão idêntico...) também me vieram as lágrimas aos olhos. É muito o conforto que se sente com eles, modestos, inteligentes, fazendo um caminho espinhoso neste país. Muitos parabéns e muita felicidade, assim SIMPLES e GRANDE!
da bettips