Monday, November 19, 2012

Aveia


 a aveia possui propriedades excelentes para baixar o colesterol, regular o intestino  prevenir o cancro do intestino,  perder peso, auxiliar no tratamento de diabetes, e prover diversos minerais e vitaminas para quem consome.
Os benefícios
Graças a quantidade de fibras que a aveia possui, seu consumo regular faz com que o intestino funcione corretamente, absorvendo os nutrientes que o organismo necessita e deixando de ser preguiçoso.
Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e  transformam-se em um gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também  o cancro de intestino.
Além disso essas fibras dão uma sensação de saciedade mais rápida, fazendo a pessoa comer menos e conseqüentemente emagrecer. Também é eficaz na prevenção de hipertiroidismo, pois estimula a tiróide.
Também é útil para diversas outras moléstias como infecções urinárias (cistites e uretrites), dores musculares (utilizada sobre a pele), problemas de pele como eczemas, enxaquecas e insônias. Também funciona como energético para atletas e pessoas com altos desgastes físicos e mentais, e ajuda no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas

A aveia é encontrada em farelo, flocos e farinha, sendo que o consumo do farelo é ligeiramente mais nutritivo que as outras duas versões, porém todas as três possuem as mesmas características  benéficas para o organismo.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar. 
As fibras que combatem o colesterol alto também são as responsáveis pelos impactos positivos da aveia na função intestinal. "É no intestino que os nutrientes necessários ao organismo são absorvidos e que aqueles que não servem para nada são eliminados. Mas, para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água.(da net , vários excertos)


4 comments:

Justine said...

Obrigada pelos conselhos:))))

Lilá(s) said...

Gosto imenso de flocos de aveia.
Bjs

Fê-blue bird said...

Por acaso há anos que misturo aveia nas sopas e até no leite e não tenho me dado mal.

beijinhos

© Piedade Araújo Sol said...

as coisas que eu não sabia!

obrigada!

beijinhos