Tuesday, November 6, 2012

A salsaparrilha


Quando eu era pequena,  as compras eram feitas  na Baixa de Lisboa. Não havia pronto a vestir e os tecidos eram comprados a metro, com as respectivas linhas , botões, fechos. As grandes lojas estavam no Chiado e ruas circunvizinhas.  Depois das compras feitas, ia-se lanchar. Por norma , as criancinhas tomavam um refresco de groselha ou de salsaparrilha. A famosa "Larangina C" ainda não era conhecida nesses tempos e muito menos os sumos da compal. Decerto que as mães daquela época ignoravam as propriedades da salsaparrilha ...                                                    
A raiz desta planta possui propriedades medicinais, servindo de ingrediente para preparados e receitas caseiras. A salsaparrilha é usada tradicionalmente para lavagens corporais e também para a fabricação de bebidas.
Existem variações de espécies entre os diferentes países que cultivam esta planta sendo estimadas mais de 200 variações desta planta.
Em sua composição estão elementos como a saponina, sitosterol, resina, gordura e açúcar.
Possui ação depurativa, indicada no tratamento do acúmulo do ácido úrico e da gota. Sua ação é anti-inflamatória  É diurética e também muito indicada para solucionar problemas dermatológicos (pele).
Alguns benefícios da planta reconhecidos por especialistas são: Aumento do apetite e melhora na digestão, ação ati-parasitas, melhora da hepatite B, positivo no tratamento do metaplasia intestinal e da hiperplasia atípica, redução de estresse no fígado e aumento do volume muscular.
As propriedades contidas na salsaparrilha têm sido usadas no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis.
3817030732 a30a20343a z Como usar salsaparrilha
Via Flickr
Indicações:
Os princípios ativos da salsaparrilha são indicados em pacientes que tenham enfisema  asma, bronquite, artrite, nefrite, dermatites e reumatismo e é usada tanto internamente, na forma de chás, como externamente, para lavar infecções da pele, com eczemas e acnes.
O uso dos componentes da salsaparrilha não são recomendados para gestantes e crianças como menos de dez anos idade. Pessoas com hipertensão, doença cardíaca ou insuficiência renal só devem utilizar a salsaparrilha com orientação médica.
Um fonte poderosa na redução do mal colesterol, a salsaparrilha atua como desintoxicante e quando usada na forma de chá, poder ser um poderoso combatente da Psoríase, uma doença de pele. Veja uma receita prática e muito usada á base de salsaparrilha.
Chá de Salsaparrilha:
  • 2 colheres de raiz de salsaparrilha seca e picada
  • 250 ml de água
Ferva a água e a raiz da salsaparrilha em uma panela com tampa por no mínimo dez minutos e coe o líquido após este período. Tome de uma a duas xícaras por dia.
O chá de salsaparrilha é também indicado para pessoas que possuem ácido úrico ou gota. Através da urina é feita a eliminação das propriedades negativas destes problemas. http://comofas.com/como-usar-salsaparrilha/

3 comments:

Fê-blue bird said...

Também fazia compras na baixa e lembro-me bem da excitação que sentia, mas nunca bebi salsaparrilha ;)
Se não te importas vou colocar esta informação num blogue em que participo "Saúde e Alimentação".

Obrigada pela partilha.

beijinhos

greentea said...

havia salsaparrilha, capilé e groselha tudo em xaropes que eram diluidos em água;
lembro-me tb de beber "pirolitos" uma espécie de gasosa cuja garrafa tinha um berlinde a fazer de rolha; só mais tarde apareceu a bendita laranjina c...

podes tirar o que quizeres para o teu blog - são temas que aprecio muito "ERVAS"

Fê-blue bird said...

Já lá está :)

Obrigada beijinhos

http://paoesaude.blogspot.pt/2012/11/a-salsaparrilha.html