Sábado nebuloso, caracteristico de Sintra convidando a uma caminhada.
O encontro era no Alto da Vigia, perto da Praia Grande, duração de 4 horas e 10 kms pela frente, partida pelas 10h. Levámos o Browny, claro. A Maria ficou em casa que já não tem pedalada para estas loucuras.
Fomos por um trilho, directos ao Templo do Sol e da Lua, datado das eras dos romanos em Sintra.
http://www.museuarqueologicodeodrinhas.pt/escavacoes/1/alto-da-vigia.html
Depois caminhámos ao longo do Rio das Maçãs e da praia com o mesmo nome, dada a abundancia de maçãs que por vezes vão desaguar ao mar, quando a chuva é intensa. Chegámos à estrada e seguimos pelo caminho do Banzão, onde depois virámos à direita, pelo meio das hortas e matas que nos levam a Almoçageme. Percursos extensos , com uma bela subida, sempre pelo meio do arvoredo e casario. Na estrada do Rodizio, localiza-se a villa romana de Santo André
http://www.museuarqueologicodeodrinhas.pt/escavacoes/4/santo-andr%C3%A9-de-almo%C3%A7ageme.html
Retrocedemos um pouco, descemos por trilhos impensáveis, por meio de matas verdejantes, onde apenas se ouve a passarada e o som da passada dos caminhantes, o Browny sempre na frente a farejar tudo, lingua de fora...
Chegamos à Adraga, isto é ao cimo da falésia, a praia está lá bem no fundo.
Abranda-se a marcha e para-se para um lanche, um almoço frugal do que cada um trouxe. Browny bebe água pela garrafa, para espanto de alguns e deita-se à sombra a descansar.
Continuamos no cimo da falésia, mesmo à beira mar. Passa-se o marco geodésico e depois avista-se de novo a Praia Grande , lá ao fundo.
É ai´que estão as pegadas
Pequena paragem para escutarmos
o enquadramento histórico e seguimos, agora é sempre a descer mais uns vinte minutos e chegamos de novo à Praia Grande. Uma banhoca viria mesmo a calhar , mas ninguém ia prevenido e os surfistas não emprestavam os fatos. Tudo cansado depois deste passeio maravilhoso, do contacto com a natureza, do esforço, do convivio. Mas valeu bem a pena!!