Saturday, April 28, 2012

analfabetismo

estávamos algures por aqui, naquela tarde em que Marcelo não queria saír do poleiro mas não arredámos pé até o   avistarmos a entrar para o chaimite. Depois ainda fomos ver os pides à António Maria Cardosos e dar uma volta pelo Terreiro de Paço, já a noite descia pelas sete colinas de Lisboa.
J. telefonou-me pelas 7h da manhã: -não saias de casa , que há uma revolução, a tropa está na rua, não vou trabalhar... Depois os telefones deixaram de funcionar e ninguém foi trabalhar , tudo para as ruas . Ainda passei no supermercado a comprar alguma comida para o que desse e viesse, não se sabia o que vinha por lá... Não me esqueço desses momentos, desse dia gravado para sempre, uma viragem que há muito deveria ter acontecido.
Este ano, não estava em Lisboa, no 25 de Abril. À noite, entrei em casa de familiares, lá para as Beiras, os telejornais transmitiam ainda o rescaldo das cerimónias. Mário, um agricultor, homem já de 70 anos comentava a importancia do dia. A filha , uma administrativa de trinta e poucos anos, contrapôs logo, agressiva:
- Que nada , que o 25 de Abril não interessa a ninguém , nem sei porque é feriado e que o dinheiro gasto nos cravos dava para dar de comer a muitos pobres, interrogando-se se os alemães festejam o dia em que o Hitler morreu...
Respondia o pai : -" pois eu nunca gostei do Salazar; o teu avô era professor e tinha ideias "avançadas " para a época e foi-lhe tirada a pensão a que tinha direito. A tua Avó ficou sem nada para criar os filhos que éramos todos pequenos e fiquei sempre revoltado por isso"
A filha continuou o mesmo discurso abespinhado. A mãe interferiu para acalmar os ânimos.
Quanto a mim , poisei a caneca do chá, disse um até logo irónico e saí, que não há saco para aturar esta miudagem que não conheceu a opressão e a violencia , que diz que a pide não existiu e que não fora o António das finanças o país não se tinha desenvolvido e a guerra (a 2ª) tinha dado cabo de nós. São bem mais analfabetos que aqueles que Salazar deixou depois de cinquenta anos de fascismo!

6 comments:

Rodolfo N said...

Lamentablemente una situación que se repite en muchas partes del mundo y parece no cambiar.
Beijos

Lilá(s) said...

Preocupa-me muito esta nossa juventude...
Bjs

mfc said...

Há gente que persiste em ser estúpida!!
e PARECE QUE ESTÁ NA MODA... VEJA-SE A PROPÓSITO COMO VOTAM OS PORTUGUESES!!!

greentea said...

Rodolfo
pois , para estes meninos novos a vida foi só facilidades e protecionismos...nunca viram o outro lado do mundo !

greentea said...

Lilás
pois ...
mas a minha filha não saíu assim e não deve ser por mero acaso divino

greentea said...

mfc

exactamente, com acento no c!