Wednesday, March 14, 2012

petunias

Elas podem chegar de quinze a trinta centímetros de altura e são excelentes para canteiros, vasos, floreiras ou forrações. Devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas são periódicas. Necessita de luz solar direta (pleno sol) e até apreciam o frio ameno, mas muita atenção com as chuvas fortes, as flores da petúnia costumam rasgar e ficar com mau aspecto, porém, se recuperam com rapidez. Outro cuidado importante é que, sempre quando as flores murcharem retire-as da planta para evitar o surgimento de fungos que provocam o conhecido “melado” nas folhas.











O mais interessante é que as flores passam por hibridação natural (contrário às leis da natureza, seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) que ocorre no próprio vaso onde está plantada e resulta no surgimento de uma mescla de cores totalmente espontânea.










Mesmo que possam ser plantadas em qualquer época do ano, a propagação das petúnias é feita através de sementes e tem maior nível de floração na Primavera. Algumas outras espécies, um pouco maiores, podem se propagar através de estacas.






As petúnias são símbolo da sabedoria, da revelação, uma flor que representa o espelho da alma.
Podem ser encontradas em floriculturas, Floriculturas Online e lojas de jardinagem em mudas, canteirinhos ou vasos prontos e, principalmente, em sementes para o plantio próprio.







Esta semana comprei mudas de várias petúnias e plantei em vasos, algumas suspensas para se destacarem melhor.

8 comments:

mfc said...

Gostei de ter aprendido estas curiosidades sobre estas flores sempre lindas!
Beijos.

© Piedade Araújo Sol (Pity) said...

gostei de tudo.

a minha foto de hoje é para ti.

bom fim de semana.

beijo

Pitanga Doce said...

Adoro essas florzinhas. Já as tive aqui e aí. Vou tentar plantá-las outra vez, agora que o tempo vai começar a refrescar.

Beijos, menina da serra.

Pitanga Doce said...

Adoro essas florzinhas. Já as tive aqui e aí. Vou tentar plantá-las outra vez, agora que o tempo vai começar a refrescar.

Beijos, menina da serra.

greentea said...

mfc
e o perfume...
e a cor ...
e o durarem até finasl do verão ou mais se forem bem tratadinhas ...

greentea said...

Piedade

obrigada pela tua foto de amores perfeitos. Está linda !

greentea said...

pitanga

adeus Ó serra, que trago na ideia quando vou voltar ...
não era assim a cantiga, mas não faz mal . Petúnias tb as levei para lá e deram-se bem - ninguém conhecia , foi preciso eu chegar lá para mudar os hábitos daquela gente ...

Flip said...

lindas... adorei passar por aqui, deixo saudações cordiais
:-)