Saturday, October 25, 2008

magias de outono

Outubro é um mês rico em magia.
Mesmo na Antigüidade, acreditava-se que outubro era o mais mágico dos meses e que a Grande Mãe transformava seus seres mágicos em formigas, borboletas e outros insetos que deveriam espionar os humanos para saber se eles mereciam sua ajuda. Daí nasceu o hábito de colocarem-se pratinhos de açúcar pela casa para agradar esses "espiões" mágicos.

DIA 25 DE OUTUBRO - DIA DA FONTE DOS DESEJOS
Essa antiga tradição vem da Islândia. Escreva seu desejo em um papel e desenhe nele quatro luas crescentes. Pegue uma moeda e embrulhe-a com o papel, jogando-a num regato, fonte ou poço.
DIA 26 DE OUTUBRO - DIA DA GRANDE MÃE NEGRA
Hoje é mais um dia dedicado à Grande Mãe que nunca abandona seus filhos. Você pode enxergar a Grande Mãe hoje de maneiras muito sutis e mágicas, basta estar atento e aberto. Acenda em sua honra uma vela verde e seja especialmente gentil com todos hoje.
DIA 30 DE OUTUBRO - DIA DE MORRIGAN
Patrona das sacerdotisas e bruxas na tradição celta, Morrigan rege as batalhas internas, quando uma parte de nós deve morrer para que outra viva. Neste dia, acenda uma vela escura e um incenso de absinto, pedindo por renovação. Quando essa vela acabar, acenda outra de cor laranja, pois representa uma nova fase, uma fase muito melhor, que está começando para você. Deixe as coisas do passado passarem...
DIA 31 DE OUTUBRO - HALLOWEEN/SAMHAIM
Fechando o ciclo das várias festividades e rituais de outubro, temos o famoso Halloween, ou Samhain, o sabat onde comemora-se o Ano Novo celta. Neste dia, as portas para o mundo mágico - sidh - estão abertas, deixando o trânsito livre para todos os seres encantados e facilitando assim o contato com várias entidades. O cristianismo lutou para acabar com esta festa pagã, que ficou conhecida como o Dia das Bruxas, que acabou ficando conhecido popularmente como uma festa de fantasias em que bruxas e seres encantados festejam sua liberdade com guloseimas e brincadeiras. Neste dia, escreva seus pedidos para o próximo ano e coloque-os em um caldeirão de ferro. À meia-noite do dia 31, queime o papel, pedindo que os seres encantados realizem seus desejos. daqui...

Monday, October 20, 2008

Salvia e a doença de Alzheimer



Salva - Salvia officinalis
Nome comum: Salva
Nome cientifico: Salvia officinalis
Família: Lamiáceas
Ecologia: Forma parte de matagais desenvolvidos sobre terrenos calcários das montanhas interiores continentais, encontra-se até aos 1700m de altitude. Distribuição mediterrânica ocidental.
Parte utilizada: sumidade florida e folhas.
Acção fisiológica e usos: laxante suave. Utiliza-se, também, como expectorante em bronquites e sinusites. Por via externa tem uma acção anti-reumática e anti-transpirante. Considera-se, também, anti-séptica e anti-catarral.
Observações: Esta planta é muito apreciada pelos apicultores.
Curiosidades: O consumo por longos períodos pode ser tóxico. Contra indicado em casos de epilepsia e gravidez. A infusão das suas folhas, misturadas com as de alecrim e tomilho, dão vigor e brilho ao cabelo. É um óptimo repelente de insectos e pode ser colocada em armários para proteger a roupa. As folhas são uma alternativa à escova de dentes, quando esta não está presente, pois com elas podemos facilmente limpá-los. O seu nome científico, Salvia, tem origem no latim salvere, “curar”, “salvar”, numa alusão às propriedades curativas da planta. O país onde mais se utiliza a salva é Itália, onde serve para condimentar pratos de carne e molhos.
Os extractos de uma espécie de sálvia encontrada nas serras d’Aire e Candeeiros (Salvia sclareoides), podem ajudar a controlar o desenvolvimento da doença de Alzheimer. As conclusões são de um estudo conduzido por investigadores portugueses desde 1992 e que se encontra em fase de registo de patente.“Vários extractos da espécie de sálvia que estudámos provocam inibições bastante potentes de enzimas envolvidas na patologia de Alzheimer”, disse à Agência Lusa Amélia Pilar Rauter, directora do Grupo de Quimica dos Glicidios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que lidera a pesquisa com Jorge Justino, presidente do Conselho Directivo da Escola Superior Agrária de Santarém. (ESAS)
O estudo demonstrou a acção dos extractos desta espécie de sálvia em duas enzimas envolvidas nas neurotransmissões cerebrais o que, segundo Jorge Justino, não permite curar, mas controlar o progressão da patologia. A importância desta descoberta está no baixo custo, na actividade biológica relevante e na ausência de toxicidade. De acordo com este investigador, até a infusão em água (chá) desta planta pode ser utilizada como terapia na doença de Alzheimer. A sálvia, de que existem mais de 1400 espécies, é uma das plantas aromáticas e medicinais mais utilizadas na medicina popular. Entre os seus princípios activos já conhecidos estão alguns associados à actividade cardiaca, antibacteriana, insecticida, fungicida e ao combate às células cancerígenas dos pulmões. mais ...

Wednesday, October 15, 2008

O tempo! O passado!...



O tempo! O passado! [...] Aquilo que fui e nunca mais
serei! Aquilo que tive, e não tornarei a ter! Os Mortos! Os
mortos que me amaram na minha infância. Quando os evoco
toda a alma me esfria e eu sinto-me desterrado de corações,
sozinho na noite de mim-próprio, chorando como um mendigo
o silêncio fechado de todas as portas.
Deus criou-me para criança, e deixou-me sempre criança.
Mas por que deixou que a Vida me batesse e me tirasse os
brinquedos, e me deixasse só no recreio, amarrotando com
mãos tão fracas o bibe azul sujo de lágrimas comprimidas? Se
eu não poderia viver senão acarinhado, por que deitaram fora
o meu carinho? Ah, cada vez que vejo nas ruas uma criança
a chorar, uma criança exilada dos outros, dói-me mais que a
tristeza da criança no horror desprevenido do meu coração
exausto. Dôo-me com toda a estatura da vida sentida, e são
minhas as mãos que torcem o canto do bibe, são minhas as
bocas tortas das lágrimas verdadeiras, é minha a fraqueza,
é minha a solidão, e os risos da vida adulta que passam usam-
me
como luzes de fósforos riscados

no estofo sensível do meu
coração.

Livro do Desassossego (Fernando Pessoa/Bernardo Soares)

Sunday, October 12, 2008

a morte saiu à rua num dia assim

naquela manhã o sobrinho telefonou-lhe a dizer que o pai estava muito mal, viera de longe para se despedir e pouco havia a fazer. Pensou em todos eles, saiu, tinha o dia muito sobrecarregado e de nada adiantava. Na manhã seguinte , a noticia chegou, qual crónica de uma morte anunciada, de há muitos meses adiada.

Preparou-se para enfrentar a dor dos sobrinhos, o choque que seria para eles. Eram os seus meninos apesar de tudo, apesar das dissidências e do afastamento da irmã...

Estavam consternados, chorosos, doridos, abraçaram-na longamente quando a viram; choraram também com a prima, enterneceram-se todos, todos tão crescidos. Nestas circunstancias encontra-se toda a familia que não se vê em nenhuma outra ocasião. Ela voltou no dia seguinte, para as cerimónias . Acompanhou-os, esteve junto deles, explicou-lhes que o pai continuaria presente em cada momento , apenas de uma forma diferente. A noite, foi até casa deles, (já não se lembrava da última vez que lá tinha estado ) levou-lhes aqueles biscoitos que eles gostam, como se fossem ainda meninos aqueles homens .

Contaram histórias de infancia , viram os albuns de retratos , falaram das avós e das torpelias de cada um, beberam chá. A filha sorria por estar no meio dos primos, de novo.
Perdoou da melhor forma que soube, embora entre ela e a irmã haja sempre essa distância, esse vazio, esse abismo que a outra estabelece por ser a mais velha, por ficar sempre no anseio de ser como a mais nova, uma mulher segura de si , independente, que estabelece relações harmoniosas e duradouras a quem os sobrinhos sempre recorreram quando entravam em conflito com a mãe.
Tentou ultrapassar as barreiras, os ciúmes, as invejas da outra, enfrentando-a calmamente, acompanhando-os naqueles momentos dificeis de separação e morte. Amanhã , cada um parte à sua vida , a outra ficará sozinha naquela casa imensa , agora deserta, onde os três gatos terão mais espaço (ainda) para brincar. O futuro é incerto e vive-se um dia de cada vez; chegou a altura de ela aprender a VIVER por si só.

fotos: Os jardins de Claude Monet, tirados da net

balada.de.outono para ouvir, basta clicar

Thursday, October 2, 2008

lifeless


This is your day to shine, so turn up the dial. Brush your mane before you go out, and make sure you are wearing your most regal attire. You have the opportunity to make a great transformation in which you propel your emotions into an upward spiral. If there is a part of your life that feels stagnant and lifeless, give it a jolt of creative energy - or simply remove it from your life.


Abriu o mail e leu o horóscopo q todos os dias recebia. A última frase encantou-a :


...se uma parte da tua vida está estagnada , morta, dá-lhe um bafo de energia criativa ou pura e simplesmente põe-a de parte, IGNORA-A!...

Wednesday, October 1, 2008

flores...mais flores


Saíu de casa , manhã fresca e um tanto cinzenta. Entrou no Shopping para tomar uma bica. A florista ainda estava fechada. Deu uma volta e encontrou uma outra, perto dali.
Comprou uma gerbera vermelha que colocou em cima da secretária.
Pequenos gestos , para animar o dia a dia ...