Sunday, August 3, 2008

A Avidez

É o desejo de ter tudo o que os outros têm. A avidez tenta imiscuir-se naquilo que não pode ter, nem tem direito a ter. A avidez é diferente da ambição pois não tem um plano, mas acusa falta de bom senso no seu desejo de obter. A energia de pensamento fica facilmente poluída pela avidez e pode facilmente ser transmitida a outras pessoas, fazendo-as sofrer.
Christopher Hansard- A Arte Tibetana do Pensamento Positivo

Curar a Avidez

Esta meditação muito simples vai curar os efeitos da avidez que possa sentir ou receber de um inimigo. Faça-o todas as manhãs, durante dez minutos, até sentir ou ver uma mudança.

Sente-se calmamente. Feche os olhos. Focalize a sua concentração na coroa da sua cabeça e imagine que uma fonte borbulhante está aí situada, fazendo as suas águas correr ao longo do seu corpo, em cascata, limpando-o dessa energia de pensamento e purificando-o. A água que emana desta fonte não é uma água normal, mas uma luz fluida e vivida, cintilando translúcida e clara, de cor prateada. À medida que esta água corre sobre si, o som que produz assemelha-se ao suave murmúrio do vento.

******************************************

Somos muitas vezes confrontados com este tipo de pessoas que apenas e só querem aquilo que nós temos, aquilo que nós fazemos, o que comemos ou compramos. Queriam ser como nós somos, fazer as férias que nós fazemos (ou não), ter o nosso trabalho, os nossos maridos , os nossos filhos, as nossas cortinas, a nossa casa, o nosso estilo de vida, o nosso cão, o gato, o corte de cabelo, as nossas unhas...

Tropeçamos nelas a toda a hora e por vezes incomodam-nos, conseguem alvejar-nos com os seus pensamentos poluídos, seja em tempo de férias, seja em tempo de trabalho. Desse tipo de gentinha ponho-me à distância mas, por eles, não deixarei de praticar este exercicio de longo alcance! E voltarei ao tema , com outros contornos...


12 comments:

Pitanga Doce said...

Oh minha querida Greentea, isto que chamas de avidez e descreves nos dois últimos parágrafos, minha avó, que sabia tudo e mais uma coisa já chamava de "Maria Nabiça". E eu , como sempre tiro o bilhete premiado convivo com uma. Mas não concordo quando dizes que eles querem o nosso trabalho. O trabalho, não. As férias, sim.

beijos e vou me concentrar nesta meditação como se fosse um mantra pra me livrar de tamanha perseguição!

greentea said...

pitanga

também querem, porque querem (cobiçam) tudo o que possamos ter;
O trabalho ie, a nossa carreira profissional, é sempre melhor que a deles, temos mais sucesso, eles não, os nossos filhos são melhores, temos cão em vez de gato ou pardal, vivemos à beiramar e eles na serra ou habitamos uma pequena aldeia e eles na cidade ou vice-versa e tudo por aí adeante. Tiram a carta de condução porque nós tirámos mas não sabem conduzir um carro...só ainda não conseguiram fazer um blog porque são pouco dotados para estas técnicas e perdem-se nos meandros da intriga e da cobiça, da avidez...

beijinhos a ti

Vic said...

Ótimo esse texto, gostei muito da meditação, irei fazer!

Beijo
Vic

Vic said...

Bom dia,tem postagem nova lá no MEU CANTINHO, ficarei muito feliz se você for até lá e deixar a sua opinião.
Tenha uma semana produtiva!

Beijo
Vic

Pitanga Doce said...

Resposta ao teu comentário lá em casa:

Sei que ao juntares os dois posts entendeste direitinho o recado... mas nem todos. Melhor que continue assim.

beijos, Greentea

Isamar said...

Obrigada, amiga, pelo excelente post que nos proporcionas. A reflexão sobre o estilo de vida que levamos impõe-se cada vez mais.E faz-nos tão bem!

Beijinhos

Boa semana!

Rose said...

Belo esclarecimento.Obrigada pela passagem no caminho, viu?
Vou me lembrar disso sempre.
Beijos.

Isamar said...

Boas férias, amiga, nesse local paradisíaco onde retemperas forças.Ainda há espaços assim!

Beijinhos

Anonymous said...

Por isto é que eu gosto de vir aqui, por isso é que gosto tanto de ti sem te conhecer...
Por isso é que sei que lá no fundo os ressabiados e os detentores de uma avidez doentia, não te atingirão.
E sim sei bem como funcionam, quando nos cruzamos com eles até sentimos um frio na espinha...
bjocas

Vic said...

Vim desejar um bom dia para você Greentea e também agradecer a sua visita e comentário e sobretudo o apoio no Protesto de Luz.Volte quando quiser, será sempre bem vinda.

Beijo
Vic

Justine said...

Conheço alguns desses, sim. E até sabe bem fazer o exercício de meditação...
beijo

MARIPA said...

Faz tempo que não faço meditação...
vou tentar recomeçar.
Gostei tanto de vir aqui, de estar aqui ,obrigada!

Beijo carinhoso,sim?