Monday, April 28, 2008

A Arte de Viver


Se você quer um título universitário para compensar um complexo de inferioridade, abra mão do complexo, pois ele é algo artificial.

Quando você cursa uma universidade, não faz aquilo que você quer fazer. Você descobre o que o professor quer que você faça para receber o diploma e faz isto. Se você quer o título para dar aulas, o ideal é fazer o curso da maneira mais rápida e fácil. Tendo recebido o diploma, aí você expande a sua educação.Recebi uma bolsa de estudos na Europa, e fui cursar a Universidade de Paris. Estava dedicando-me ao francês e ao provençal medievais e à poesia dos trovadores. Quando cheguei à Europa, descobri a Arte Moderna: James Joyce, Picasso, Mondrian - toda aquela turma. Paris, em 1927-1928, era outra coisa. Depois, fui à Alemanha, comecei a estudar Sânscrito e me envolvi com o hinduismo. Depois Jung enquanto estudava na Alemanha. Tudo estava se abrindo - deste lado, daquele lado. Bem, a minha dúvida na época foi: "Devo voltar para aquela garrafa?" Meu interesse pelo romance celta se fora.

Fui à universidade e disse: "Olha, não quero voltar para aquela garrafa". Tinha feito todas as matérias necessárias para o título; só precisava redigir a maldita tese. Não me deixavam ir para outro lugar e dar prosseguimento aos estudos, e por isto eu disse, vão para o inferno. Mudei-me para o campo e passei cinco anos lendo. Nunca tirei meu Ph.D. Aprendi a viver com absolutamente nada. Estava livre e não tinha responsabilidades. Foi maravilhoso.

É preciso coragem para fazer aquilo que você deseja.

Outras pessoas têm um monte de planos para você.

Ninguém quer que você faça o que você quer fazer.

Eles querem que você embarque na viagem deles, mas você pode fazer o que quiser.

Pleurotus ostreatus


Ter um cunhado agrónomo é interessante para quem gosta de cultivos e trocas de sementes. Ontem ele veio almoçar connosco e trouxe-me um presente :
Pleurotus
e acrescentou que os tinha comprado em Kit, meteu na cozinha, e passados dias começaram a crescer os tais dos cogumelos. Vira numa Feira da Castanha , lá para as Beiras , e resolveu encomendar. Fui pesquisar na net e encontrei uma empresa que faz entrega dos Kits em casa e fiquei a saber tudo àcerca desta cultura

Benefícios
Consumidor- Observar o processo de crescimento e formação dos cogumelos- Cogumelos frescos e saborosos- Consumo de cogumelos orgânicos de elevada qualidade
Medicinais e terapêuticos - Produto saudável em termos nutricionais, como também do ponto de vista terapêutico - Combate a hipertensão e o colesterol - Estimula o sistema imunológico - Alimento fundamental nas dietas de emagrecimento

O Pleurotus ostreatus , é um fungo saprófita, que se vai alimentar de palhas de diversos vegetais. Esta espécie existe na natureza essencialmente em troncos de árvores debilitadas ou mortas e frutificam (produzem cogumelos) quando a humidade é elevada e as temperaturas são baixas, geralmente no Outono. ~AQUI PODEM ENCONTRAR TODA A INFORMAÇÃO.
Eu vou encomendar!!

Thursday, April 24, 2008

A Cantiga é uma Arma ...


A rose ofereceu-me este mimo:
Dizer 6 coisas que não se importem de fazer ou de ter.Colocar o link da pessoa que o "mimou".Colocar as regras no blog.Mimar 6 pessoas para fazerem o mesmo.
Avisar as pessoas, deixando um comentário nos seus blogs
Aquilo que eu gosto ou é uma referência que não quero perder nunca mais :
1. O que é preciso é avisar a malta
2 . A cantiga é uma arma
3 . Liberdade, liberdade quem a tem chama-lhe sua
4 .Vem amigo vem...traz outro amigo também
5. Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.
6. Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti
Numa qualquer manhã de há trinta anos atrás o tal do Green que era meu colega de escola e morava do outro lado da rua, telefonou-me às sete da manhã, mal me tinha levantado: Não saias de casa que houve uma Revolução esta noite, liga o Rádio , a TV... Fiquei sem comentários e se os tinha calei-os que naquela época não se podia falar. Mais tarde , ligou a mãe da C a dizer para ir ao supermercado que ia fechar tudo e fui ali à rua comprar umas coisitas e depois deixou de haver telefones e chamadas. Não fui trabalhar, ninguém foi, e durante a manhã fiquei por casa.
O Green apareceu e almoçámos qualquer coisa em alvoroço. E dissémos BASTA e saímos para a rua, para a Baixa, para o Largo do Carmo, vimos os soldades , os carros de combate , o Marcelo , os Pides a fugir da António Maria Cardoso, os tiros a ecoarem pela Rua do Carmo...
E nunca mais vou esquecer!
Tal como não esqueço a Censura, as perseguições, a falta de Liberdade. a opressão, a policia de choque à porta das escolas, o gás lacrimógeo, os espancamentos e a tortura...
A Cantiga é uma arma... As flores também !

Monday, April 21, 2008

Ao Som do Coração

Quatro da tarde de uma qualquer sexta-feira. Um toque no telemóvel : - Mãe, estás em Lisboa?
Traduzido no real significado , isto quer dizer que a miuda está a sair da Fac e pretende saber da minha disponibilidade para a ir buscar a Sete-Rios. Digo-lhe que sim, que a vou buscar, que o trabalho não aperta muito e posso dar uma escapadinha e assim aproveitamos para conversar pelo caminho...
- Mãe, não queres ir ao cinema logo ?
Há vinte anos atrás (ou mais) eu morava em Lisboa City, ali bem perto dos Cinemas todos e não falhava uma , ia a quase todos, à tarde ou à noite. Depois, cansei-me da cidade e optei por viver na aldeia, junto do mar, a miuda nasceu e a minha vida alterou-se por força das circunstâncias. As saídas ficaram drasticamente reduzidas ao indispensável e aos compromissos familiares, às festas e espectáculos infantis , emocionando-me sempre com as representações em que ela participava, os bailados ou os desfiles ...
Não acho grande graça a bebés, sempre o disse. Achei graça à minha menina desde que a vi a olhar o mundo com ar de pessoa adulta (tinham acabado de a pôr em cima da minha barriga) mas a cada dia que passa e ela vai crescendo, valorizo-a mais e identifico-me mais com ela .
Tirar o Green de casa é quase uma tortura, numa sexta-feira pior ainda e ele mesmo nos empurrou para a porta, que fossemos nós as duas, que ele ficava tranquilo em casa com o cão para não o deixar só e que chovia torrencialmente e essas coisas que todos os homens dizem quando não lhes interessa o assunto.
Um granizo forte abanou o carro quando ela me perguntou se podia conduzir para aprender o caminho, mas mesmo assim chegámos a horas. Adorei o filme , ela também. Ao Som do Coração deviamos deixar-nos levar sempre mas mais do que isso senti o prazer de retomar minha vida, de visitar locais novos, de vaguear por Lisboa, minha terra, e de partilhar essa cumplicidade com a minha filha , vinte anos depois.
(Quando chegámos a casa, o Green lia um livro e o cão estava deitado perto dele. Ambos levantaram os olhos para nós, sorrindo ...)

Wednesday, April 16, 2008

dia de temporal


Fui pôr o carro a fazer a revisão pois tinha de ir à inspecção. Deixei-o na oficina e eles que tratem de tudo , como qualquer mulher que se preza. Além do mais , não tenho tempo para passar dia na Controlauto...
Hoje à tarde , ligaram-me a dizer que estava tudo pronto e podia ir buscar o carro. Começava a chuviscar quando apanhei um táxi, para chegar a horas... Paguei a bela da factura, devolveram-me os documentos e a chave. Liguei a ignição, coloquei o cinto de segurança, ajeitei o banco, liguei as luzes e arranquei. Andei alguns metros com o carro aos solavancos, meio engasgado, o sinal luminoso a indicar que o nivel de combustivel estava no limite mínimo...
Andei devagarinho, fiz uns escassos cem metros e o menino imobilizou-se de vez. Deixei-o no meio da estrada, os piscas acesos e fui a pé até à bomba mais próxima, que era logo ali.
- Tem um recipiente para levar combustível ?
- O melhor é comprar um garrafão de água e deitá-la fora...ou uma garrafa de 1,5 litro - dizia o rapaz com um certo ar de gozo, pensando decerto que as mulheres são umas araras a tratar dos carros.
Lá enchi a garrafa com o precioso néctar das arábias , paguei e fui debaixo de chuva até ao carro. Voltei à bomba para abastecer e reparo que o friso do lado direito estava fora do sitio.
Aí , passei-me !! Voltei à oficina e embora recusasse o dinheiro do combustivel, tiveram de me colocar o friso no devido lugar. Saí de lá encharcada, cheguei a casa a desoras , mas o mecânico não torna a deixar uma viatura sem combustivel .
Era dia de temporal !

Thursday, April 10, 2008

Feira da Saúde , em Sintra





FEIRA DA SAÚDE EM SINTRA

Rastreios gratuitos ao cancro da mama, colesterol, osteoporose ou medição da pressão arterial ou do índice de massa corporal podem ser feitos na Feira da Saúde 2008, que se realiza no próximo dia 12 de Abril, entre as 10H00 e as 17H00 na zona pedonal da Estefânea (Avª Heliodoro Salgado), em Sintra.
Ciente da importância da vigilância em saúde e do diagnóstico precoce das doenças como factores de uma boa qualidade de vida, o objectivo da Câmara de Sintra é permitir à população verificar o seu estado de saúde.

Além dos rastreios já referidos, é ainda possível medir o nível de glicemia, o perímetro abdominal, fazer teste aos fumadores e rastreios visuais e auditivos.

Neste evento aberto a toda a população, a autarquia conta com a parceria da Associação dos Hipertensos de Portugal (avaliação dos riscos cardiovasculares), da Essilor Portugal (rastreios visuais) e da Associação Nacional contra a Osteoporose.

No total, cerca de 45 pessoas estarão disponíveis ininterruptamente durante as sete horas em que decorre a Feira da Saúde. daqui...
Pelas 10 h haverá ainda uma CAMINHADA , a partir da Av Heliodoro Salgado.
NÃO FALTE !!

Monday, April 7, 2008

sementes de azevinho






Durante 2008 o blog http://adubinhos.blogspot.com/ vai oferecer sementes de azevinho azevinhos a quem estiver interessado. Assim poderemos todos contribuir de forma simples para a preservação de plantas autóctones. Aos interessados pedimos que enviem uma mensagem para o e-mail, adubinhos@hotmail.com, com a vossa morada. Participe, semeando azevinhos em vasos que depois poderá transplantar para o seu quintal! Informamos que as sementes são recolhidas de azevinhos de jardim e não pretendemos de forma alguma infringir ou desrespeitar a legislação que protege os azevinhos selvagens. Muito obrigado por colaborar, pensamos que estas pequenas iniciativas, juntas, farão a diferença no futuro!

Thursday, April 3, 2008

club bonsai de sintra






No




http://clubebonsaisintra.wordpress.com/


comprei há tempos uns Kits de bonsai.

Hoje estive a preparar as sementes que devem ser mergulhadas em água morna durante 12 horas. Logo à tarde , já posso plantar.
Depois é só aguardar , que os meus bonsai fiquem deste tamanho.....

Escolhi : Rosa do Deserto e Tamarindo

Wednesday, April 2, 2008

2 de Abril

Nasceram ambos no mesmo dia , à distância de setenta anos e ambos têm o mesmo nome. Poderia construir aqui um intrincado problema matemático , sendo que um é o primogénito da minha avó e o outro , da minha irmã. Um deles nasceu no século passado , o outro ainda no século XIX...
Mas não interessa a idade de nenhum deles, apenas e só comemorar o facto do seu nascimento, hoje e sempre. O mais velho já nos deixou há muitos , muitos anos atrás , era eu uma criança...

O mais novo nasceu talvez ainda nem fosse trintona e nunca me chamou Tia, porque eu nunca lho permiti. Os sobrinhos tratam-me pelo nome como se fosse a irmã um pouco mais velha. Quando têm um problema vêm ter comigo e pedem para não dizer nada à mãe. Numas férias , este menino passou a tarde a rondar a minha casa, ora a pé ora de bicicleta, mas não entrava. Às tantas, fui chamá-lo e saber o que se passava, teria ele uns 12 anos.
- Saí de casa, não volto para casa da minha mãe ...
Entrou, jantou , falou das suas queixas , comigo e com o Green. Expliquei-lhe que podia ficar o tempo que quisesse mas que eu teria de avisar os pais dele , para saberem que estava ali. Concordou. Dormiu tranquilo.
No dia seguinte , voltou para casa...
Hoje, fala oito linguas, é professor numa Faculdade e está a fazer o doutoramento - é mesmo sobrinho da tia dele ! Parabéns, John.