Monday, June 4, 2007

Tomates








Originário da planicie andina, o tomate já era cultivado, na América Central e no México, muito antes da chegada de Cristóvão Colombo. Dali, foi levado para a Europa.
Em 1554 já se conhecia na Itália uma variedade amarela, chamada pelos italianos de pomo d’oro (maçã de ouro), que deu origem ao nome pomodoro. Na mesma época, a França atribuiu ao tomate virtudes afrodisíacas, chamando-o de pomme d'amour (maçã do amor). Atribui-se a origem do cultivo e consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento, à civilização inca do antigo Peru; sendo mais tarde levado para o México.



Inicialmente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria. Somente no século 19 é que ele passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha.


www.correiogourmand.com.br/produtos_alimentos...


O tomate é rico em diversas vitaminas, é diurético e reduz o colesterol, tendo baixo valor calórico. Estudos recentes, publicados em revistas sobre nutrição e medicina, demonstram que o licopeno, o pigmento que dá cor vermelha ao tomate, é um potencial agente anticancerigeneo. Ele também é encontrado em vegetais e frutas como a melancia, a goiaba vermelha e o mamão papaia. Estas três são as que contêm o pigmento em maior quantidade. Vários estudos epidemiológicos têm sido publicados, demonstrando a eficiência de uma alimentação rica em licopeno contra vários tipos de câncer e doenças crônicas (câncer de próstata, intestino, bexiga, vesícula, pele, seio e cervical, além de doenças cardiovasculares). Alguns pesquisadores demonstraram que o licopeno inibe o crescimento de células cancerosas em culturas de tecidos em laboratório. Ficou confirmado, também, que o licopeno induz a comunicação entre as células, o que pode ser a base da proteção contra o cancro, uma propriedade independente de sua atividade antioxidante. mais


Por tudo isto é um fruto de eleição deste blog. Sabendo disso a Luadoslobos decidiu atribuir o respectivo galardão a este espaço.

Não vou destacar nenhum blog em particular, quem quizer pode servir-se à vontade aproveitando a época alta e as receitas de um dos links. Aproveitem também o efeito antioxidante, diurético, energizante, revigorante e por favor, não deixem a apodrecer na gaveta do frigorifico!


12 comments:

Angela Ursa said...

Greentea, eu adoro tomate, mas o médico me orientou a comer pouco porque já tive cálculo renal devido a cristais de potássio. Beijos da Ursa

deep said...

...pela informação um abraço

avelana said...

parabéns pela distinção e pela informação!

Curiosamente aqui pela zona , Tomate assume o género feminino tal como em França , diz-se A Tomate e não O Tomate.

Alguém sabe explicar porquê????

Unknown said...

Viva os tomates - e eu que me chamo meloes - ha algo errado aqui!
beijos

melga meiguinha said...

Obrigada pela informação.

Resolvi deixar-me de choradeira. Já tem o jardim florido?

Beijocas.

Hindy said...

Beijinhos hindyados

bettips said...

Vermelho-Vida. Como palavras tuas, as muletas de alma. Borboletas são também para ti, que te penso. Bj

Jonice said...

Ler teu post sobre o tomate é tão gostoso quanto comê-lo com alface e agrião e escarola e...
Beijinhos :)

Rosario Andrade said...

Bom dia!
... so mesmo aqui para fazeres algo diferente com os tomates que te dao!

Bjicos

maresia_mar said...

Olá kida amiga
eu adoro também tomates... e o prémio é bem atribuido.. Eu vou de fds prolongado, por isso bom fds e bjhs

oceanus said...

Passei para desejar-te um bom feriado e agradeço a informação dos "Tomates", estamos na época deles é bom aproveitar, a nossa saúde agradeçe. Já agora podemos pensar no acompanhamento, como por exemplo, as ervas aromaticas ou algo semelhante.

bfd

abraços do fundo do mar

Maria Cristina Amorim said...

Devo acrescentar que a acção anticancerigena do licopeno, só atinge o máximo depois da cosedura do tomate com a presença de matérias gordas, neste caso o azeite. O simples consumo de duas refeições por semana tendo como base este molho, pode reduzir em 25% os riscos de contrair cancro da prostata.
beijos.