Sunday, March 8, 2015

GELADO DE NOZ

Era um dia de verão bem quente. Entrou na gelatariaResultado de imagem para gelataria noz
e ficou a olhar as várias embalagens de gelado , com cores maravilhosas e sabores apetitosos.






Enquanto decidia ouviu uma voz feminina a seu lado pedir um gelado de noz. De imediato, o companheiro questionou-a em tom ameaçador:
Resultado de imagem para gelado de noz caseiro
Vais comer NOZ? Sabes muito bem que eu não gosto de noz...
Então, ela em tom submisso pediu um gelado de baunilha.Resultado de imagem para gelataria noz

Lembrou-se então de uma outra história passada há uns quarenta anos atrás. Luisa e o namorado foram de férias juntos pela primeira vez. Eram novos, ambos estudantes universitários, os dois já trabalhavam  e queriam conhecer Barcelona, Sitges , Andorra, San Sebastien... Iam acampar , montavam a tenda onde calhasse ao sabor do vento, da maré e dos humores. Ou dos amores. No primeiro dia ele conduziu sozinho , ela ainda não tinha carta. Montaram a tenda à chegada, arrumaram os pertences e ela fez o jantar e foi lavar a loiça. Ele ficou a descansar junto da tenda, depois dos 600km  que tinham feito. Luisa voltou com o alguidar dos pratos e talheres já lavados e contou-lhe a sorrir que nas lavagens da loiça só se viam homens a lavar os pratos e a arrumar as loiças. Depois disso, nunca mais houve um dia em que ele não a ajudasse ou a fazerem as compras , a ir buscar o pão de manhã, a fazer a comida ou a lavar e arrumar os benditos pratos do jantar.

Penso que isto é também atitude, enquanto umas deixam de comer, usar, fazer aquilo que "eles" não gostam, outras sugerem subtilmente o caminho a seguir não abdicando das suas preferências , do seu perfil, daquilo que são. Foi sempre essa a receita que segui, mantive-me sempre igual a  mim própria sem alterar os meus gostos, ideais, modo de ser, partilhando e sugerindo, fazendo por vezes concessões ou torneando a questão mas nunca abdicando do meu EU., nunca adoptando uma atitude de servilismo perante aquele que escolhi para fazer parte da minha vida.
Recordo as muitas mulheres agredidas , violentadas, violadas, apunhaladas, atraiçoadas, quer este ano quer ao longo dos últimos anos . TALVEZ TUDO COMECE COM UM GELADO DE NOZ...

8 comments:

Justine said...

Excelente post, Greentea, neste dia nosso que deveria ser todos os dias!

greentea said...

pois é Justine ... e certos bons hábitos de respeito e amor com sã convivencia e tolerancia também deviam ser de todos os dias .!
beijoooo

Lilá(s) said...

Então és tal e qual como eu e não me dou mal...e gosto imenso de gelado de noz...
Bjs

greentea said...

também gosto imenso de noz, gelado de noz e bolo de noz e se o cara- metade não gostasse , comeria na mesma . Ele também come à minha frente pastéis de nata que eu detestooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!
bjinhs

Existe Sempre Um Lugar said...

Boa tarde, sem descurar das responsabilidades e sem conflitos, cada um deve de ser exactamente o eu, caso contrario passamos a ser o submisso(a) sem opinião e sem pensamento.
AG

Lilá(s) said...

Olá, vi agora que foste fazer uma visitinha ao nosso blog da Aldeia-Lar, é o local onde agora habito mais em permanência. Temos uns espaços colectivos e é aí que são feitas as tais patoscadas...temos lá um funcionário, que além de tomar conta daquilo, também são cozinheiros...se um dia quiseres vir tomar um café connosco, teriamos todo o prazer em te receber. Pensa nisso, não é longe.
Bjs

greentea said...

exactamente,António
aó assim as relações podem ser verdadeiras e intemporais...

greentea said...

Lilás
pensarei, um dia destes talvez...
obrigada pela sugestão