Wednesday, April 1, 2015

sabugueiro

Na cosmética, as floresResultado de imagem para flores de sabugueiro do sabugueiro, são muito utilizadas no fabrico de sabonetes, cremes e loções para peles sensíveis, sendo a água de flores de sabugueiro um apreciado after-shave.
A utilização do sabugueiro para fins medicinais, culinários e cosméticos, era já conhecida dos povos pré-históricos. Se ainda não reparou nestas árvores, preste atenção; elas crescem à beira dos caminhos e estradas, em bosques sombrios, ou à beira de algum ribeiro, são árvores lindas e em latim chamam-se sambucus nigra e em inglês elder tree.
Na Europa é comum encontrá-las perto dos povoados, pois antigamente acreditavam que o sabugueiro atraía os espíritos do bem e eram por isso aí plantadas. Diz-se que nas noites quentes de Verão, estas são as árvores favoritas das fadas. Será talvez devido à grande luminosidade das suas flores.
A partir do mês de Março começam a desabrochar grandes inflorescências umbelíferas, e toda a árvore se vai enchendo destas flores cor de pérola, exalando um perfume leve e doce.
Um sabugueiro de grande porte, pode chegar a atingir dez metros de altura e é uma das árvores mais associadas ao folclore e à magia, existindo acerca dela várias lendas e superstições.
A sua madeira é muito oca e quebradiça e portanto fácil de talhar, era muito usada no fabrico de caixões e cruzes para decorar sepulturas, mas jamais era utilizado no fabrico de berços, em muitas aldeias é comum as crianças fazerem apitos de sabugueiro.
No Norte da Europa está associado à deusa Holda que é a deusa da morte e da fertilidade e à sua volta se praticam vários rituais de origem pagã.Resultado de imagem para flores de sabugueiro
  FERNANDA BOTELHO

1 comment:

Justine said...

São belíssimos e têm um perfume sublime! Viva a Primavera!