Tuesday, January 22, 2013

Sintra, Histórias com Sabor


Sabores Históricos de Sintra reúnidos em livroPDFImprimirCorreo electrónico
"Sintra, História(s) com Sabor" é o título da obra da autoria de Maria João de Figueroa que pretende promover o turismo gastronómico da Capital do Romantismo, cuja apresentação se realiza dia 24 de Janeiro, pelas 18h30, na Cozinha do Palácio Nacional de Sintra.


Do encanto da paisagem natural e arquitetónica ao esplendor cultural, a história de Sintra faz-se também de saberes e sabores que a colocam nos roteiros nacionais e estrangeiros, pela originalidade e excelência de algumas das suas iguarias.
Sabores como as queijadas de Sintra, o leitão dos Negrais, os fofos de Belas ou o vinho de Colares estão agora reunidos num livro que pretende contar a História e as estórias de um património que é, indiscutivelmente, uma referência e um vínculo cultural de excelência desta região.
O livro "Sintra, História(s) com Sabor" apresenta o riquíssimo património gastronómico deste Concelho, mostrando de que são feitos os sabores de Sintra e enquadrando-os num contexto sociocultural. Promovendo o turismo gastronómico da Capital do Romantismo, este livro torna-se um marco relevante pois, até hoje, nenhum outro documento conseguiu reunir e concentrar tamanha diversidade de iguarias sintrenses, dando a conhecer a riqueza e a autenticidade gastronómica de Sintra.
"Sintra, História(s) com Sabor" é uma edição da Câmara Municipal de Sintra, da autoria de Maria João de Figueiroa Rego, licenciada em Ciências Históricas, com diversas obras já publicadas, contou com o patrocínio do Turismo de Portugal, Associação de Turismo de Lisboa, Fundação Oriente/Fundação Stanley e da Printer Portuguesa.
Especial destaque para o conteúdo fotográfico da publicação da autoria da e.m.i.g.u.s. Fotografia, da autora do livro e do Arquivo Municipal de Sintra. O design ficou a cargo do atelier 2 Ângulos – Arquitetos, Lda.
O livro irá ser lançado no próximo dia 24 de janeiro, quinta-feira, pelas 18h30, na emblemática cozinha do Palácio Nacional de Sintra. Depois disso estará à venda, para já, no Posto de Turismo do Cabo da Roca e na Livraria Municipal de Sintra.

2 comments:

Jardineiro do Rei said...

OLá Greentea...
Obrigado pela visita ao meu blog e também pela mensagem simpática que lá deixaste.
Claro que quero a receita do licor de pétalas de rosas e de folhas de figueira. Proponho uma troca: As tuas receitas por uma garrafa do meu licor.
Sabes... eu adoro Sintra. A Serra de Sintra parece-me mágica. Tal como a Serra da Arrábida. Há qualquer coisa de sobrenatural nestas duas serras...
Parabéns pelo teu blog.
Um abraço
João

greentea said...

risos...proponho a troca das receitas e das respectivas garrafas de licor ...
vamos combinar isso melhor, que agora nem há roas nem pétalas e acho q não tenho nenhum licor feito delas , só de folha de figueira, mas tenmho gosto em trocar galhardetes.!
Um abraço e mais risos