Saturday, October 24, 2009

Tomates e licopeno



Tomate: o alimento mais rico em licopeno ou
Tomate: e o licopeno, como vai?
O tomate era cultivado pelos Astecas do México e Incas do Peru e foi introduzido na Europa, pelos espanhóis, que o trouxeram do México.
Em pouco tempo o tomate se tornou popular na Itália, na África do Norte e no Ocidente médio, através de escravos espanhóis.
Em meados do sec. XVI, o tomate chegou ao norte da Europa, mas o arbusto era meramente decorativo, pois achavam que era venenoso.
É provável que o tomate introduzido na Europa fosse amarelo, pois os italianos o chamavam de pomo d'oro (maçã de ouro), os ingleses o chamavam de tomate alterando mais tarde para tomato, mas o termo loveapple (maçã do amor) também pegou.
Permaneceu por muito tempo sendo cultivado com intuito ornamental, apenas em meados de 1500 ele começou a ser utilizado na culinária, mais fortemente na Itália no século seguinte e largamente utilizado na Europa a partir do séc.XX.
Existem mais de 300 variedades de tomate, com isso, a composição também varia. De modo geral o tomate é rico em vitamina C, vitamina A, potássio e carotenóides, entre outros nutrientes. Mas é desse último que queremos comentar.
Dos carotenóides existentes no tomate, o licopeno, que é justamente o que dá a coloração, é o que mais tem chamado a atenção. O licopeno não é sintetizado pelo corpo humano e tem propriedades antiradicais livres. A produção excessiva de radicais livres pode conduzir a diversas formas de dano celular.
A quantidade de licopeno disponível no fruto varia conforme a variedade e também pode aumentar com o aquecimento, ou seja, os molhos de tomate têm mais licopeno do que o fruto cru, tanto pela temperatura como pelo uso de frutos mais maduros. Além disso, o azeite de oliva ainda aumenta mais a biodisponibilidade do licopeno.
Com esse papel antioxidante, ele se torna protetor à carcinogênese e também doenças cardiovasculares.
Apesar de tantos benefícios, por outro lado temos que verificar a origem e qualidade do fruto em função do uso indiscriminado de agrotóxicos e o tomate é uma das culturas mais contaminadas ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA).
Recomenda-se então, comprar um produto de origem segura, lavar bem e descascar quando necessário.
Maria Alice Maciel - Nutricionista mais...

3 comments:

continuando assim... said...

:)
lembro-me do meu filho, quando era muito pequenino comia tomate às dentadas :)

Justine said...

Tenho o provilégio de os apanhar da horta do vizinho que, por ter uma imensa produção, me deixa servir à vontade!
Obrigada pelas informações:))

Violeta said...

Eis algo que consumo com alguma frequência...
bjos