Monday, October 5, 2009

sessão de esclarecimento

os caminhos a percorrer são longos e dificeís.
poderia ser aqui ou numa outra qualquer aldeia do interior do país
algumas casas estão em ruínas
outras nem por isso
algumas não estão habitadas há anos


muitos partiram , em busca de melhores dias
outros ficaram , esperando a mudança

alguns regressam, reconstroem , instalam-se de novo



outros , estão apenas de passagem
mas ficam para assistir à Sessão de Esclarecimento para as Eleições Autárticas, que o Presidente da Câmara é primo da terra e esperam por ele na Sala da Junta de Freguesia. Vem atrazado , sim , que tem outros afazeres. Mas todos esperam . Mesmo a senhora Maria com 89 anos, a Professora da Escola que já passou os 90, o Primo Horácio que deve andar lá perto ou o Tio Jerónimo, com a perna a coxear. Nem mesmo os miúdos arredam pé, filhos da nova geração que se fixou por lá. É uma população envelhecida, mas sabe o que quer .
O Presidente da Junta tomou a palavra e delineou os projectos para os próximos quatro anos :
o Abastecimento da água
o Combate aos fogos
a resolução do problema da ETAR
o Centro de Dia
os acessos e a limpeza dos caminhos.
Foi incisivo , eloquente e conciso.
Já o Presidente da Câmara tinha obrigação de falar de casos concretos e não apenas divagar e generalisar. Mas bem , foi a abertura de Campanha e a hora ia adiantada , depois de um dia de trabalho. Todos aplaudiram.
Depois, já noite fechada, quem melhor pode acompanhou os mais idosos a suas casas,
para a ceia reconfortante do final do dia.







4 comments:

Violeta said...

E quantos locais mais não há por aí no nosso Portugal. pelo que dizes fiquei com vontade de conhecer esta pequena aldeia...
bjs

greentea said...

esta aldeia é um must... (sorrisos...) que eu nem lá nasci mas tenho-lhe amor e fiquei a pensar no que trarão os próximos anos qd morrerem a sra Maria, o tio Jeronimo, a prima Idalina , a Professora (conhecida pela sua crueldade para os alunos) mas q aos 90 anos ainda trata das couvinhas e apanha as castanhas pelos santos ...
o que acontecerá a esta aldeia ? os velhos , muito velhos, são muitos ; os novos e os muito novos são pouquissimos !Ontem , domingo , meia duzia de miudos agitava a aldeia em comicios e reuniões fingidas tal como vêm fazer aos pais e tios e primos... estão mais três para nascer... irão estes repovoar a pequena aldeia ou ficarão os terrenos por cultivar, as silvas a fechar os caminhos e as amendoas e avelãs a apodrecer nos galhos das a´rvores outrora tão fertéis e hoje tão desprezadas ?

Justine said...

Viver numa aldeia é descobrir o verdadeiro significado de vizinho, solidariedade, ritmos da natureza, enfim, da vida que vale a pena viver.

greentea said...

justine

é tão mas tão diferente a forma de estar - há um sentido de entreajuda apesar de cada um preservar a sua individualidade, que nos grandes centros não conhecemos nada disso.
Basta chegar e alguém diz logo :"Vinde comer " ou "precisais de alguma coisa , queres alface , tomate, uma sopa , tendes pão" ?? "já te levo isto ou aquilo q acabei de colher ..."