Wednesday, October 28, 2009

Amores (mais que) perfeitos




Viola é um género botânico pertencente à família Violaceae. Inclui várias espécies popularmente conhecidas como violetas e amores-perfeitos.
De notar que a violeta-africana não pertence a este género.
É muito empregada desde os tempos remotos. Homero conta que os atenienses a utilizavam para moderar a ira. Utilizavam uma guirlanda de flores da Viola tricolor para prevenir dores de cabeça e enjôos. Os chineses utilizam a espécie Viola yedoensis de forma similar. Esta última também é empregada em tratamento do eczema infantil grave em um hospital de Londres.
As folhas secas da Viola tricolor, pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma pomada, aplicadas sobre as feridas, ajudam a cicatrizá-las. Para curar infecções cutâneas, tratam-se as partes afetadas com compressas de gaze embebidas em uma infusão da planta. A decocção alivia também as dores reumatismais e trata as afecções de pele, dermatites e eczemas. A infusão, que também pode ser bebida, combate as afecções do sangue, a debilidade nervosa, o cansaço, as doenças cardíacas nervosas e icterícia, pois estimula o metabolismo.
Constitui um bom expectorante devido a seu alto conteúdo em saponinas e também tonifica e fortalece os vasos sanguíneos.
Emprega-se como cosmético para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo. Serve para gargarejos. As raízes são eméticas.

3 comments:

Espaço do João said...

Há quanto tempo não visitava este espaço? Já nem me lembro. No entanto verifico que a mãe cultura abunda por estes lados. Que ricos ensinamentos se obtêm por este rico cantinho? Quanto tenho perdido? Bem sei que o tenmpo não é elástico e, de quando em quando vou passando de espaço a espaço, fazendo uma visita. Espero que ninguém leve a mal. Hoje percorri este belo canto de ponta a ponta, beleza imcomparável, temas belíssimos.Até breve. Um grande abraço João.

greentea said...

bom dia joão

tb eu não tenho passado no teu canto maravilhoso por falta imensa de tempo...
outros afazeres , como tu sabes qd às vezes nos encontramos ao serão, no mail ...
fica bem e tem um bom dia
com este tempo fora de época ainda tenho um canteiro de amores perfeitos maravilhosos!!

Justine said...

Quem diria que uma flor tão bela tinha tantas aplicações práticas...