Thursday, June 25, 2009

Casamento Saloio

Dia das Almas Gémeas - 25 de Junho
Conheceram-se há tantos , tantos anos atrás que já lhes perdera o conto (ou não queria lembrar-se, pois isso a faria recordar outros acontecimentos que não vinham agora ao caso.
Hoje lembrava apenas o dia em que decidiram casar-se.
Tinham subido muitas ruelas e becos, degraus ingremes, túneis onde mal se vislumbrava a luz do dia. Mas tinham-no feito juntos, sem olhar para trás , por vezes torcendo um pé nalgum buraco imprevisto.

Partiram muita pedra, muitos sonhos se desmoronaram. Visitaram locais inóspitos e outros que se mantiveram intactos mesmo quando os quizeram destruir, como Virarinho das Furnas , depois da construção da barragem que submergiu essa aldeia única de Portugal.



Viveram momentos que só eles conhecem , que só eles lembram, que apenas são importantes para os dois. Quando tiveram de marcar uma data para o casamento que muitos pensavam que não se realizaria nunca , ela disse-lhe :
Sábado , 25 de Junho
e sabendo de antemão que ele iria perguntar porquê nesse dia, acrescentou
- porque os meus pais se casaram nesse dia,
-porque a nossa filha foi concebida nesse dia
- porque é noite de Lua Cheia, nesse dia .
Podia ter acrescentado que era o Dia das Almas Gémeas
mas nessa altura não o sabia.


Hoje, teria talvez vontade de revisitar Sitges - onde passaram as primeiras férias juntos, quando ainda eram estudantes de faculdade - e de contemplar o mar... Ou de voltar a Mil Fontes, ou ao Rio do Gerês, ou ao Mussulo e à Baia de Luanda, a Gant ou Amsterdam, Vila Franca do Campo ou tantos outros locais onde já fora tão feliz.
Mas hoje era dia de trabalho . Chegaria tarde a casa , ele também . Apenas o tempo de fazer qualquer coisa simples para um jantar a dois.
Que amanhã é outro dia e a filha já lhes oferecera um cheque-brinde para irem passar o fim de semana fora. E iam aproveitar, claro.





5 comments:

Pitanga Doce said...

Aproveite, Greentea, enquanto há o toque...

Felicidades!

maresia_mar said...

Que linda história.. hoje se o meu pai fosse vivo fazia 75 anos....

«Viver é desenhar sem borracha!»

bom fds

Espaço do João said...

É de aproveitar, pois a vida são dois dias. Um para nascer e outro para morrer. Se não forsse-mos preguiçosos aproveitava-mos as horas de sono e,então completava-mos toda a vida. Já dizia o Victor Hugo:- O sono é a ante câmara da morte. Tenhas um bom fim de semana e bons sonhos.

Violeta said...

Que bom!fico feliz por ti. Muito...
bjs

Susana Falhas said...

Olá ! Vim retribuir o seu comentário e, com supresa encontrei postagens muito românticas. O dia das almas gémeas desconhecia por completo. Por acaso acredito nas almas gémeas e acho que já encontrei a minha...por terras visienses...
também gostei da tua história que lá deixaste e lanço-te um desafio: a participar no clube, falando como é conviver com um "beirão"...
O que achas?
Se achares boa ideia, diz-me algo, para conversarmos melhor sobre o assunto.
Gostei de te conhecer e do teu cantinho.
Bjs Susana