interior da Capela de Sto Estevão no Baleal
Óbidos sec XV e XVII
Baleal
APL 1499
Ha aqui a capella de Santo Estêvão, e n’ella a milagrosa imagem deNossa Senhora das Mercês, que sendo de marmore e de trez palmos de altura, a roubaram os mouros e levaram para Argel.
Um christão (natural de Piniche) que alli estava captivo e foi remido, quis tambem remir a Senhora; mas o mouro que a tinha queria o seu peso em prata. O christão, apesar de ter apenas algumas moedas de pouco valor, acceitou, e pondo na balança o pouco dinheiro em prata que tinha no bolso, esta pesou mais do que a Santa, e assim a resgatou e trouxe para a sua capella.
Fonte BiblioPINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa dePortugal Antigo e Moderno Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.tomo I, p. 313
Place of collection-, PENICHE, LEIRIA
7 comments:
Uma preciosidade esses ajulejos! conheço essa capela mas nunca a visitei por dentro, talvez por a porta estar quase sempre fechada.
Bjs
Lindos! Os de Óbidos conheço bem, ao Baleal já não vou há muito tempo, mas tenho vontade de ir um dia destes...
Lilás
é muito liiinda e há dias estava aberta e uma senhora contava a história e fazia visita guiada na capela que foi remodelada este verão e tem agora um ar mais fresco1
BJS
AH JUSTINE
TENHO SEMPRE VONTADE DE VOLTAR AO bALEAL APESAR DE AGORA SER TUDO MUITO DIFERENTE - sou do tempo em que n~
ao havia carros , ia-se a pé, o burro levava as malas e ia buscar água à fonte e luz tb não a havia, só velas e petróleo ou petromax !
uma obra de arte esses azulejos
beijinho
:)
são lindos , sim Piedade!
bjinho
Bom dia, azulejos de portugal pouco ou nada são divulgados para alem fronteiras, é uma arte que deve de ser preservada.
Ao longo de portugal nota-se a falta de cuidado na manutenção dos azulejos deteriorados pelo passagem dos anos.
AG
Post a Comment