Saturday, January 25, 2014

desassossegos e outros amores ...em Sintra

Decidira participar naquela caminhada, naquele percurso serra acima  desvendando os desassossegos de Sintra, os amores que cada casa, cada fachada, cada palácio ou cada vereda evocam. O dia estava chuvoso e o nevoeiro cobria as copas das árvores centenárias que sabiam de cor todas essas lendas e os mistérios que as envolviam. Partiram da Quinta dos Lobos que outrora , muito outrora , pertencera a D. Manuel I e fora palco de muitos amores... Mais acima , o Penedo da Saudade evocado n'Os Maias por Eça que tantas e tantas vezes visitou Sintra , percorrendo estas veredas.
Mas ela apenas podia estar agradecida e comovida, não desassossegada. Sete meses tinham passado desde aquela tarde em que abrira o Relatório do Médico e em que constatara que agora não podia mais deixar arrastar ou deixar para trás a sua saúde. Fez mais exames, fez tratamentos , fez uma cirurgia de alto risco. fez tudo o que tinha para fazer. Saíra do Hospital há dois meses e a recuperação foi lenta e longa, ainda tinha dificuldades por vezes, limitações sem dúvida.
Mas depois da consulta de sexta-feira todas as dúvidas lhe foram tiradas quando o doutor afirmou peremptório que não havia mais tratamentos a fazer, mais drogas, comprimidos ou soros. Acabara-se!!
Que voltasse para casa feliz e descansada, fizesse caminhadas, ginástica, natação ou hidroginástica, exercício e  tudo o que lhe desse prazer. E com um grande sorriso cúmplice terminou :" Espero nunca mais ter de a ver à minha frente"! Reciprocidade e cumplicidade acima de tudo .
Novos caminhos se abriam à sua frente, em Sintra ou num qualquer outro lado...

6 comments:

a d´almeida nunes said...

Tenho andado muito disperso. Muito distraído, talvez algo confuso.
Ou antes, preocupado com a necessidade premente de me manter em atividade (profissionalmente/empresarialmente)já que a dita pensão de velhice está cada vez mais curta e a vida cada vez mais cara e difícil.

Tudo isto para tentar dizer que as ligações de tertúlia (algumas, de amizade mesmo) são muito importantes para mim. Só que o tempo tem-de pregado imensas partidas...

Pressinto que algo a minha amiga estará a tentar dizer-nos, de pessoal quiçá. ...

Espero que esteja tudo bem consigo.

Abraço
António

greentea said...

antonio
é também o que tento fazer, manter-me activa de qualquer forma depois de um diagnóstico grave que felizmente consegui ultrapassar com exito.
As pensões de reforma já não são o que eram e para sobrevivermos temos de continuar a trabalhar não direi como faziamos aos vinte anos ...mas pouco falta
Um abraço

Justine said...

Estou muito alegre e muito feliz por ti, Greentea! Tens a vida toda e o mundo inteiro à tua frente :-)
Um grande abraço

Lilá(s) said...

É como começar de novo, e garanto-te que desta vale mesmo a pena. Agora é um dia de cada vez intensamente.
Beijinhos

© Piedade Araújo Sol (Pity) said...

em sintra ou noutro local, talvez.

por vezes, nem sabemos, nem nos damos conta das lutas de cada um.

ainda bem que tudo ficou sanado, e, é urgente viver, viver intensamente, da melhor maneira que nos faz feliz.

um beijo grande

:)

Fê blue bird said...

Minha amiga, fiquei muito feliz com o final feliz desta caminhada tão difícil.
A vida é uma bênção que deve ser comemorada todos os dias, em Sintra ou num qualquer outro lado...

beijinho comovido