Monday, October 7, 2013

Rhodes, para sempre

Na mesma zona onde vai ser construido o novo Conservatório de Música de Sintra

Ver mapa maior
https://maps.google.com/maps?hl=pt-BR&ie=UTF-8&q=Mercado+de+Rio+de+Mouro,+Avenida+Gil+Eanes,+Rio+de+Mouro,+Portugal&fb=1&hq=Mercado+de&hnear=0xd1ece2a97987213:0x79b9004fe5dac4b0,Avenida+Gil+Eanes,+Portugal&ei=bCBTUrGzOpCUhQfc1oDoDQ&ved=0CMQBELYD





 numa mata frondosa, junto a um curso de água e perto da central da EDP de Rio de Mouro, vagueava o Rhodes no inicio do Verão. Avistei-o várias vezes de fugida, assustado tendo logo sido identificado como mais um cão abandonado. Não era um cão vulgar dado o seu porte e a sua raça , pois era um Leão da Rodésia, como há poucos.
A solidariedade aguçou-se e algumas pessoas  começaram a alimentá-lo. Foram marcados dias e horas para que nada lhe faltasse e houve até alguém que começou a levá-lo para casa , à noite. Era um cão meigo, afável e inteligente, muito dócil. Mas o seu estado de saúde foi-se agravando, estava muito debilitado pela falta de cuidados do dono que o abandonara à sua sorte na mata e pela fome que passara. Foi chamado um veterinário ao local, feitas análises e administrado o necessário tratamento. Mas o Rhodes tinha leishmaniose  e necessitava outra assistência. O mês de Setembro aproximava-se, com a chegada do Outono e das primeiras chuvas e frio.
Pedida a colaboração do NAAAS-SINTRA, o Rhodes ficou alojado no abrigo e recebia as visitas de quem o tinha encontrado e mimado. No entanto, o seu estado agravou-se e teve de ser internado no Hospital Veterinário, onde está há cerca de três semanas; foi operado no sábado mas o seu estado de saúde é débil e não se prevê ainda a evolução, tudo dependendo da biópsia e análises feitas.
Rhodes há muitos.Circulam por aí , em qualquer mata, pinhal ou praia depois ou antes das férias! O Rhodes tem chip , o proprietário foi identificado e feita a respectiva participação...
O Rhodes ficou em boas mãos . Mas nem todos têm essa sorte, esse privilégio ficando a arrastar-se até caírem definitivamente à fome e ao frio.
Seja qual fôr o futuro do Rhodes ele ficará para sempre imortalizado na mata onde foi encontrado e nos terrenos circunvizinhos, com a construção do Conservatório. Que melhor memória poderemos ter ??

Hoje , ao fim da tarde , fui visitá-lo no hospital. Veio pelo seu pé, isto é pelas suas quatro patas, reconheceu-me de imediato, os olhos doces a interrogarem-me, abanando a cauda de felicidade - queria já vir embora . Mas terá de ficar mais uns dias até sabermos os resultados das análises. Vamos aguardar com serenidade!

4 comments:

Justine said...

Comovente, Greentea! Esse dono deveria ir parar à cadeia, pois o que fez é um crime. E tantos cães e gatos abandonados, que me aparecem por aqui pela aldeia. A alguns, vou-lhes arranjando donos, conforme posso. Outros partem, procurando, quem sabe, o criminoso que os abandonou...
Apetece-me mandar uma festinha ao Rhodes e um abraço apertado para ti:))

greentea said...

pois, Justine ... o dono devia ir para a prisão mas antes disso pagar as contas no veterinário e dar um apoio à instituição que acolheu o cão!
Se houvesse proteção para estes animais abandonados e legislação q punisse seriamente estes "donos" nada disto se passaria .
Eu dou ao Rhodes as festinhas todas possiveis e espero q ele recupere rapidamente!! beijinhos a ti

Lilá(s) said...

Por momentos fiquei emocionada, o meu gato Linus era um animal de rua, foi resgatado a tempo...agora é um lorde cá em casa, e que companheirão!
Bjs

greentea said...

fui ver o Rhodes ontem e hoje e passear com ele pois tb precisa de sair do Hospital . Está bem disp+osto mas ainda precisa de cuidados especiais para recuperar de tanta mazela e dos maus tempos que passou . é um doce !