Monday, October 15, 2012

A Luta continua...

Lutou pela vida desde o dia em que nasceu, não teve alternativa. O Pai desapareceu durante três dias quando soube que era mais outra rapariga e a Mãe virou-lhe as costas... Sobreviveu, apesar disso! Cresceu e fez-se Mulher. Lutou pelo seu posto de trabalho, lutou pela sua casa, pelo seu curso, pelo amor da sua vida. Lutou contra a doença que a deixou pele e osso , lutou contra todos quando decidiu partir para  África lá nos confins do mato. Lutou pela Liberdade , pela dignidade, pelas Mulheres, pela emancipação, contra o preconceito e o tabú ao som de Imagine ,  San Francisco ou Joan Baez...
Pois não era agora que ia acomodar-se e ficar estagnada num canto a fazer malha ou a tratar dos cães.
Há que mudar, que partir para outra, que mudar de poiso, que recomeçar de novo, fazer novas experiencias, aprender novas técnicas, ir à luta de novo. Há um momento para tudo. Para dizer NÂO definitivamente e abrir os braços para o Sol que se levanta no horizonte.
Em momentos de crise, há profissões de maior desgaste que outras. A sua é uma delas e por isso está farta de andar a reboque de leis contraditórias, constantemente ultrapassadas, cada vez mais e mais exigentes, com as empresas a ruirem a cada passo, sem que se vislumbre uma luz ao fundo do túnel. As suas mãos decerto conseguirão tirar da terra as ervas medicinais que tanto gosta, os frutos vermelhos, o gogi, os cogumelos,  o mel ou transformarão o leite das cabrinhas em  verdadeiro queijo Pure Chèvre. Com as suas mãos sempre conseguiu fazer tudo aquilo que queria...
E porque não transformar a casa dos seus sonhos num espaço de Turismo Rural onde pudesse receber amigos e conhecidos e todos os que por lá aparecessem ? É por tudo isso que a luta continua e por vezes as noites parecem longas demais porque não consegue pregar olho a idealizar todas estas cenas .

8 comments:

Pitanga Doce said...

E eu não me importaria nada de recomeçar num lugar parecido com o que elegeste. E mais: as mudanças começam em casa e voltar à terra ainda é uma solução. Ela sempre é generosa e dá em troca.

Beijos cheios de admiração.

greentea said...

Olá Pitanga
O local que elegi é lindo , como sabes. Não é a minha terra, que sou lisboeta. Mas é a terra que adoptei, onde fui "adoptada". Há muito que sonho com outro estilo de vida, com outras actividades, com outras culturas, com a recuperação do património cultural e ancestral, as industrias artesanais, o forno comunitario, os moinhos de outrora e os produtos de economia caseira que algumas mulheres ainda fazem , apesar da sua idade...
Há lá mais casas para recuperar; queres vir também ???

Pitanga Doce said...

Não me tentes, mulher!

Tite said...

Aqui,
Posto de comando e escuta!
Apoio incondicional.
Vão em frente e digam quando começam a alugar espaços para ajudar a divulgar e a frequentar.
Já o fiz em terras Alentejanas num aldeamento ali à beira do Algarve. A proprietária, Francesa, vivia com os filhos e os animais e era apoiada por gentes da terra.
Não era caro de início onde as coisas foram começando menos chiques. Logo que se apuraram ficaram um pouco mais caras mas nada parecido com a hotelaria das redondezas.

Ah! os quartos eram decorados com objectos encontrados nas "Velharias" e restaurados pela Proprietária do Aldeamento.

Greentea, vai em frente guerreira!

Abraços

greentea said...

PITANGA
DEIXO AO TEU CRITÉRIO , MAS FICAVA BEM FELIZ DE TE VER POR LÁ ! EHEHEH

greentea said...

TITE, QUE BOM OUVIR AS TUAS PALAVRAS!
NÃO GOSTO DE AMBIENTES DE LUXO. o LOCAL É UMA ALDEIA E AS CASAS SÃO EM GRANITO TRADICIONAL DA ZONA - SERÃO RECUPERADAS COM CONFORTO, MAS SIMPLES E MANTENDO A TRAÇA ANTIGA, SE POSSIVEL OS UTENSILIOS DE OUTRORA E OS PREÇOS TERÃO DE SER ACESSIVEIS OBVIAMENTE, EMBORA COM QUALIDADE.
BEIJINHOS

Lilá(s) said...

Espero bem que ela se lembre de mim quando tiver o tal espaço rural aberto...e quem sabe não fico por lá a dar uma ajudinha...
Bjs

greentea said...

Lilás

Isto ainda levará o seu tempo: é preciso licenças, reconstruir a(s) casa(s), fazer as mudanças e depois disso serás certamente contactada e aceite a oferta de ajuda, podes crer!!!