Monday, June 29, 2009

A Tosca - de Puccini











TOSCA (G. PUCCINI)OP - COMPANHIA PORTUGUESA DE ÓPERA





JARDINS DO PALÁCIO NACIONAL DE QUELUZ





A ópera Tosca conta-nos a história de uma cantora lírica, Tosca, amante de Mário Cavaradossi, um pintor ligado a actividades revolucionárias que, por não denunciar o esconderijo de um amigo que fugira da prisão, encontra-se preso pelo barão Scarpia. Tosca é considerada uma das mais populares óperas de todo o repertório de Giacomo Puccini que, ao combinar o lirismo mais característico da ópera italiana com uma intensidade no acompanhamento musical dos recitativos, conseguiu uma obra de excepcional beleza que alcançou um êxito imediato. A partir de um pano de fundo político é levada a cena uma trama que envolve idealismo, amor, desejo, ambição, ciúmes, traição e morte.


Dias 2 , 4 e 5 de Julho às 21.30 h

Sunday, June 28, 2009

Rotas de SOL

pelas brumas da noite chegaram a Sintra
ela nunca lhe ofereceu um lencinho destes, mas gostaria de saber bordar assim



de manhã , desenharam corações na areia

andaram a pé pelas praias da Comporta, tomaram banho, aproveitaram o Sol magnifíco





tomaram o pequeno almoço aqui



dormiram ALI










Visitaram Alcaçovas, uma terra alentejana com tradição e História , mas onde os monumentos estão lamentávelmente a ruir, degradados , sem conservação. A dois passos de Lisboa, um percurso acessível , um traçado recheado de surpresas pré-históricas que habitantes de outras eras nos deixaram, nalgumas zonas uma estrada péssima quando se vira em direcção a Alcácer do Sal, mas cheia de vegetação e ladeada por árvores frondosas (quando era miúda as nossas estradas eram todas assim - no tempo em que as auto-estradas eram inexistentes...).
Destacam o acolhimento de quem os recebeu, o alojamento em turismo rural que recomendam, a qualidade e simplicidade, sem excessos de zelo nem luxos descabidos. Não repetem, porque a vida recomeça todos os dias e cada ano é um NOVO ANO, cada dia UM NOVO DIA .
Por isso , SEJAM FELIZES!

Thursday, June 25, 2009

Casamento Saloio

Dia das Almas Gémeas - 25 de Junho
Conheceram-se há tantos , tantos anos atrás que já lhes perdera o conto (ou não queria lembrar-se, pois isso a faria recordar outros acontecimentos que não vinham agora ao caso.
Hoje lembrava apenas o dia em que decidiram casar-se.
Tinham subido muitas ruelas e becos, degraus ingremes, túneis onde mal se vislumbrava a luz do dia. Mas tinham-no feito juntos, sem olhar para trás , por vezes torcendo um pé nalgum buraco imprevisto.

Partiram muita pedra, muitos sonhos se desmoronaram. Visitaram locais inóspitos e outros que se mantiveram intactos mesmo quando os quizeram destruir, como Virarinho das Furnas , depois da construção da barragem que submergiu essa aldeia única de Portugal.



Viveram momentos que só eles conhecem , que só eles lembram, que apenas são importantes para os dois. Quando tiveram de marcar uma data para o casamento que muitos pensavam que não se realizaria nunca , ela disse-lhe :
Sábado , 25 de Junho
e sabendo de antemão que ele iria perguntar porquê nesse dia, acrescentou
- porque os meus pais se casaram nesse dia,
-porque a nossa filha foi concebida nesse dia
- porque é noite de Lua Cheia, nesse dia .
Podia ter acrescentado que era o Dia das Almas Gémeas
mas nessa altura não o sabia.


Hoje, teria talvez vontade de revisitar Sitges - onde passaram as primeiras férias juntos, quando ainda eram estudantes de faculdade - e de contemplar o mar... Ou de voltar a Mil Fontes, ou ao Rio do Gerês, ou ao Mussulo e à Baia de Luanda, a Gant ou Amsterdam, Vila Franca do Campo ou tantos outros locais onde já fora tão feliz.
Mas hoje era dia de trabalho . Chegaria tarde a casa , ele também . Apenas o tempo de fazer qualquer coisa simples para um jantar a dois.
Que amanhã é outro dia e a filha já lhes oferecera um cheque-brinde para irem passar o fim de semana fora. E iam aproveitar, claro.





Wednesday, June 24, 2009

A Sabedoria do Mago

Gasta o teu tempo a reflectir não sobre aquilo que vês, mas sobre o porquê de veres o que vês.
...procurar ver para além do eu limitado, ou seja, ver com o eu ilimitado. Perfurar a máscara da mortalidade e ir ao encontro do mago.
O mago encontra-se no interior.


Os ensinamentos de Merlim são subtis, como a água que vai penetrando a terra em profundidade. A água que hoje brota da terra já foi chuva há milhares ou milhões de anos. Ninguém sabe muito sobre a vida desta água escondida, ninguém conhece os seus percursos, o que lhe acontece entre as pedras que jazem a profundidades inimagináveis. Um dia , contudo, libertada pela força da gravidade, essa água sobe da escuridão e brota à superficie, totalmente fresca e pura.

Deepak Chopra - A Sabedoria do Mago

Monday, June 22, 2009

Gestão do Litoral e Cidadania Ambiental



Gestão do Litoral e Cidadania Ambiental


A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e GEOTA têm o prazer de convidar V. Ex.ª para assistir ao lançamento do livro Gestão do Litoral e Cidadania Ambiental, de Lurdes Soares, que decorre no dia 23 de Junho às 17 horas. Este livro, que resulta directamente da elaboração da dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, desenvolvida pela autora, fundamenta-se essencialmente na sua experiência enquanto coordenadora do projecto Coastwatch Europe, cuja execução em Portugal é da responsabilidade do GEOTA desde 1989. A apresentação do livro será precedida por uma sessão na qual serão discutidos temas relacionados com a temática da gestão do litoral e participação pública.

Local: Auditório 1, Torre A, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Avenida de Berna, Lisboa



Sunday, June 21, 2009

o prazer da idade







O prazer da idade , dos anos que passam depois dos quarenta é que dormimos menos, temos menos compromissos , os filhos cresceram o suficiente para estarem fora de casa a estudar sem ainda terem surgido os netinhos para os avós tomarem conta e assim levantamo-nos mais cedo , tomamos um pequeno almoço tranquilo, sem pressas , deixamos a máquina da louça a lavar e ala, que se faz tarde. Pausa para uma "bica" e vamos directos à praia , sem transitos, nem filas de espera, maré baixa à nossa espera , um areal limpo e água convidativa, sol, brilhante. A meio da manhã petiscam-se umas cerejas frescas, vermelhas , carnudas e voltamos ao banho ou simplesmente ficamos deitados nas rochas, em cima da fofura fresca das algas ...talassoterapia.



Nada de encontrões, nem areias , nem palavrões do vizinho do lado - tudo à distancia. E cedo também regressámos , que o calor apertava. Um almoço simples, conversas ainda mais simples de casal velho, diria antigo, que já conhece de antemão o que o outro vai dizer mas ainda se deixa surpreender.



Pela tarde umas arrumações , uma regadela nas plantas do quintal e um passeio a pé já depois do pôr do sol . Foi assim o dia mais longo do ano . Não abençoámos o solesticio lá no alto da serra do Marão, mas quase . E bendissémos o SOL nosso de cada dia.

Friday, June 19, 2009

Hipericão ou Erva de S. João


Hoje venho falar-vos de um estudo (mais um) sobre o uso do Hipericão, também conhecido como Erva de São João, no tratamento das depressões ligeiras, moderadas e graves.
O estudo foi publicado online pela Cochrane Systematic Reviews em 8 de Outubro deste ano, e concluíu que extractos de raíz de hipericão, são tão eficientes para o tratamento da depressão como os fármacos comuns. Alguns testes clínicos, efectuados desde os anos oitenta mostraram que a erva podia ajudar indivíduos com formas leves a moderadas desta condição devastadora, e vários testes avaliaram recentemente o efeito da raíz de hipericão em indivíduos com depressão grave.
Para este estudo, Klaus Linde do Centre for Complementary Medicine em Munique, e os seus colegas no University Medical Center em Freiburg, na Alemanha analisaram 29 testes randomizados, duplamente cegos que avaliaram os efeitos da raíz de hipericão (Hypericum perforatum) num total de 5,489 indivíduos com sintomas de depressão grave. Os testes incluiram 18 comparações da erva com um placebo, e 17 comparações com um tratamento antidepressivo comum (6 testes compararam ambos o placebo e o tratamento antidepressivo com raíz de hipericão).
A pesquisa permitiu descobrir que a raíz de hipericão teve uma melhor performance que um placebo contra a depressão grave. Em testes que compararam extracto de raíz de hipericão com outros tratamentos, o extracto foi considerado igualmente eficaz contra a depressão, com significativamente menos pessoas a desistir devido a efeitos secundários comparativamente às que receberam inibidores da recepção de serotonina selectivos ou antidepressivos mais antigos.
A raíz de hipericão contém substâncias com propriedades antidepressivas, incluindo hipericinas, flavonóides, biflavonoides, xantonas, e hiperforina. Os autores enfatizaram que a qualidade dos extractos de raíz de hipericão pode diferir, dependendo do material da planta, processo de extracção, e solventes usados.
“Em termos gerais, descobrimos que os extractos de raíz de hipericão testados foram superiores aos placebos e tão eficazes quanto antidepressivos comuns, com menos efeitos laterais,” afirmou Dr Linde. “Usar um extracto de raíz de hipericão pode ser justificado, mas os produtos no mercado variam consideravelmente, por isso estes resultados apenas se aplicam às preparações testadas.”
Nesta altura do ano, muitas pessoas ficam um pouco deprimidas. Experimentem a raiz de hipericão, em vez de irem à farmácia buscar um antidepressivo.
Quero realçar que o estudo incidiu sobre a raíz de hipericão, pelo que o chá que se encontra à venda não se adequa para esta patologia. Procurem antes por hipericão em comprimidos ou cápsulas. aqui

Tuesday, June 16, 2009

passiflora




Passiflora (Passiflora incarnata L.)
Esta planta trepadeira provida de gavinhas, com folhas recortadas e persistentes, deve o nome às suas enormes e maravilhosas flores, cujas diversas peças fazem lembrar os instrumentos da Paixão de Cristo. Originária da América Tropical, necessita de temperaturas elevadas, podendo ser encontrada somente nas regiões temperadas do mediterrâneo. Estudos elaborados por um investigador americano, comprovaram as suas propriedades sedativas e antiespasmódicas. O seu fruto, o Maracujá é rico em vitamina C.
Família: Passifloráceas.
Componentes: Alcalóides e flavonóides, glicosídeos cianogênicos, maltol, e taninos.

Propriedades: Analgésico, antiespasmódico, hipnótico, hipotensor e sedativo.
Uso Tradicional: Ansiedade, coração, adição, nervos, sono.

Tuesday, June 2, 2009

O desaparecimento do Airbus da Air France




O desaparecimento do Airbus da Air France
Carlos Hollanda - leia aqui


Quíron, Júpiter e Netuno em Aquário: um curto-circuito no céu e no mar. Esta é a possível causa astrológica do desaparecimento de um avião na rota Rio de Janeiro-Paris, com 216 passageiros e 12 tripulantes.
Às 19 horas do dia 31 de maio de 2009 partia o vôo AF 447, do Rio de Janeiro, com destino a Paris. O avião, um Airbus modelo A330, da Air France, desapareceu no entanto nas proximidades de Fernando de Noronha, na costa brasileira, por volta das 23 horas e 14 minutos (horário de Brasília), quando realizou sua última comunicação. Segundo a Air France, o avião enviou uma mensagem naquele horário, informando da ocorrência de um curto-circuito após passar por fortes turbulências. 216 pessoas estavam a bordo. (Fonte: Último segundo)
Venho há algum tempo defendendo que o planetóide Quíron está presente em pontos cruciais do mapa na maior parte das situações de acidentes graves e catástrofes naturais que afetam grandes grupos humanos. Este acidente, do qual ainda não se tem a totalidade dos fatos (escrevo este texto às 10 da manhã do dia 1º de junho de 2009), encontra-se nesse conjunto. O choque e a dor presentes em tais situações são similares à própria construção do mito. Quíron, o sábio centauro, grande médico e preceptor dos filhos de deuses e de reis, era filho do titã Crono (Saturno), que, por sua vez era filho de Urano (Céu) e da ninfa Filira, filha de Oceano. Apesar das diferenças das partículas essenciais do mito (mitemas) e personagens, para todos os efeitos, temos na ancestralidade de Filira um tom netuniano – mar, oceano. Rejeitado pela mãe, sem conhecer o pai, mas adotado e treinado por Apolo, o centauro passara a dominar várias artes, desde a música e a profecia (provavelmente uma astrologia com traços xamânicos de percepção do ambiente e dos sinais) até a guerra e a medicina. Há outras versões em que sua sabedoria é adquirida quando Atena toca sua testa. Em ambos os casos temos o princípio civilizador (a parte humana) sobrepondo-se ao princípio instintual (a parte cavalo). Mas qual a relação entre essa característica e o drama de uma grande catástrofe?
Apesar de todo o simbolismo homeopático ligado a esse fator do mapa, e apesar de ele ser um indicador das dores civilizacionais causadas pelas repressões ao aspecto instintivo da psique, é comum que situações literais que possuem analogia com um de seus mitemas esteja presente na maior parte dos casos. São os eventos fortuitos ou, mais apropriadamente, os acidentes. Em dado momento da trajetória do personagem, após Héracles vencer a Hidra de Lerna, os centauros convidam o herói para um banquete. Em dado momento, surge uma discordância, uma briga e tudo termina com Héracles desferindo suas flechas embebidas no venenoso e incurável sangue da Hidra para todo lado. Acidentalmente, uma delas atinge seu amigo e mestre, Quíron. A versão acima é apenas uma das várias que existem em torno do ferimento do personagem. Todas elas, no entanto, possuem algo em comum: o imprevisto, o acidente e as drásticas consequências dele decorrentes. Em qualquer caso, trata-se de algo sobre o qual até mesmo o sábio mestre não teria condições de se precaver.
O mapa da partida e o do desaparecimento
Partida do vôo AF 447
No mapa da partida, Quíron está menos enfático que Plutão no Ascendente e que a configuração Lua-Saturno-Urano. Esta última é significativa quanto à possibilidade de turbulências. Mercúrio, dispositor dessa conjunção Lua-Saturno, por sua vez, sofre a quadratura do trio Quíron, Netuno e Júpiter, em Aquário. Esse signo tem forte vinculação com o transporte aéreo, não somente por tratar-se de um signo do elemento Ar, mas por representar todas as questões que envolvem avanços tecnológicos e grupos relativamente grandes de pessoas, até multidões. As tensões frequentes durante esta fase podem ocorrer no âmbito comunicacional, assim como no das instalações elétricas. No corpo, tais configurações podem associar-se a anomalias do sistema nervoso, por exemplo, com tendências à formação de tiques e várias alterações de humor que contribuem para a somatização de doenças.
Até aquele momento, nenhum grande problema. Apenas Plutão no Ascendente seria levemente preocupante, mas mapas como esses são perfeitamente comuns e suas situações-problema contornáveis. O mapa do voo apenas indicava o potencial para turbulências em quantidade acima da média. Entretanto, cerca de 4 horas depois o Ascendente tocaria o complexo Quíron-Netuno-Júpiter, ativando-o com maior intensidade. O mapa da última comunicação reforça todo o potencial da quadratura desse trio com Mercúrio. A analogia da infeliz situação é gritante: Aquário no Ascendente (Ar, céu, aviões), com Júpiter (céu, viagens longas), Netuno (sobre o mar) e Quíron (lacunas, “capenguice”, acidente – entre outros significados). Urano (turbulências e eletricidade), Mercúrio (também eletricidade) e Júpiter (no mito, o deus que lança raios – há possibilidade de o avião ter sido atingido por um).
Momento da última comunicação com a Air France
Ainda sem os dados completos da Air France, recorro ao mapa solar, com as casas iguais derivadas do Sol para analisar alguns dos trânsitos do momento.
Mapa solar – Air France – sistema de casas iguais
Círculo interno: Mapa solar Air France.Círculo Externo: Trânsitos do momento da última comunicação
O já referido trânsito de Quíron-Netuno-Júpiter realiza uma série de aspectos muito significativos com o mapa radical. Logo de início observa-se a conjunção com o Nodo Norte aquariano. De algum modo, evocando um dos simbolismos deste nodo, que é o de “emergir”, “brotar”, sair da potencialidade e passar para a atualidade (ação), a Air France estaria em grande parte “acontecendo” aos olhos coletivos (trata-se de uma entidade coletiva, afinal). É comum em configurações sobre o Nodo Norte ganhar-se relativo destaque no meio em que atuamos. Contudo, os três fatores já orbitam uma quadratura com as configurações Marte-Vênus em Escorpião e outra com Lua-Quíron na casa 8 derivada do Sol.
Também defendo que, em eventos de caráter coletivo, planetas lentos como Plutão podem ativar configurações ainda que a órbita esteja relativamente distante do ponto normalmente considerado inicial. Aqui, portanto, já estamos com uma quadratura de Plutão em trânsito com o Júpiter do mapa radical (viagens longas, meios de transporte). Esse trânsito pode significar muitas coisas, mas dentro do conjunto de configurações apontadas até o momento, dificilmente não teria envolvimento com alguma situação arriscada do ponto de vista físico, político ou com problemas burocráticos de ocupação territorial. Isso sem contar o potencial de prejuízos financeiros.
O horário do mapa da Air France talvez não esteja tão distante do meio-dia, talvez entre 12 e 15h. ou entre 10 e 12h. A razão para ter concluído dessa forma encontra-se na posição da Lua da empresa. Se nas proximidades de seu horário de abertura ela tinha a Lua sobre as “chorosas” Plêiades, que também significam “rol”, “grupo”, “monte”, “multidão”, entenderemos algumas de suas relações com o governo durante a II Guerra Mundial, sua estatização durante décadas e sua parcial privatização nos últimos anos. As Plêiades, trocando em miúdos, são aquelas que vivem rogando a Zeus (o rei dos deuses, o poder) que liberem seu pai, Atlas, do sofrimento e do castigo que aquele lhe impusera. Durante a II Guerra, a Air France viveu uma fase obviamente subordinada a diversos interesses de poderes conflitantes, entre os franceses e os nazistas. Uma empresa sempre voltada para grandes grupos de pessoas e que atravessou um período severo de dominação, mas que, a exemplo das belas personagens mitológicas (Orion, o caçador, que o diga: ele as perseguia constantemente), prezam pela beleza e refinamento, tendo como um dos motes principais não só a viagem à França em si, mas a Paris, terra das Luzes e do romance, estereótipo construído pelas mídias de massa.
As linhas na Astrocartografia reiteram a presença do trio planetário e sua configuração crítica:
Detalhe com as linhas de Quíron e Netuno passando exatamente pela região da possível queda. Nota-se também o paran na latitude próxima à do Rio de Janeiro. Abaixo, o mapa do Google maps com a indicação possível.
As demais linhas apontam a meridiana de Plutão sobre o território francês, próximo a Paris. Idem quanto às linhas de Urano e Saturno. Todos esses fatores estão envolvidos na dinâmica do acidente.
Deixo aqui minha solidariedade para com as famílias dos passageiros, um dos quais conhecido entre idas e vindas de eventos empresariais com os quais tive contato.
Outros artigos de Carlos Hollanda.
Comente este artigo Leia comentários de outros leitores