Sintra vai ser o principal palco das comemorações do Dia Mundial do Coração que, este ano, se celebra a 26 de Setembro sob o lema “Eu trabalho com o Coração”.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia, à qual a Câmara Municipal de Sintra se associa, celebra o Dia Mundial do Coração em vários municípios do País, onde decorrerão actividades físicas e desportivas, como o objectivo de promover um estilo de vida mais activo e saudável. Este ano a Fundação Portuguesa de Cardiologia centraliza as comemorações em Sintra.
Assim, nesse Domingo, no Largo do Palácio da Vila, em Sintra, das 10H00 às 18H00,vai ser possível participar em várias actividades desportivas, como ténis de mesa, BTT – circuito de perícia, IndoodBykes, ginástica aeróbica, trampolins ou passeio pedestre. Ou ainda fazer, gratuitamente, rastreios e aconselhamento nutricional.
O ponto alto deste dia será a formação de um “coração humano”, às 12H00, para o qual a autarquia apela à participação da população.
Pretende-se implementar uma mudança de hábitos e comportamentos que previnam e controlem problemas cardiovasculares, nomeadamente enfartes do miocárdio. Os números revelam que 80% das mortes prematuras podem ser evitadas através de uma alimentação equilibrada e actividade física regular.
Trocar o elevador por escadas, deixar de fumar, caminhar 30 minutos por dia, consumir legumes e frutas com frequência e beber água são gestos simples que podem fazer a diferença.
Este ano a Federação Mundial do Coração direcciona a sua campanha de saúde cardiovascular às empresas. Afinal, é no local de trabalho que a maioria dos portugueses passa a maior parte do seu tempo. Assim sendo, importa promover no local de trabalho medidas tão simples que podem fazer a diferença no que toca á morte por doenças cardiovasculares. Uma equipa de trabalho saudável traz benefícios, uma vez que aumenta a moral da empresa e o bem-estar do indivíduo, o que contribuiu para o aumento da produtividade da empresa.