Sunday, November 27, 2016

Sabonetes artesanais de Fisális e Leite de Burra

 Sabonetes de Leite de Burra e Fisális com Aloé
 Leite de Burra é muito rico em nutrientes essenciais e oligo-elementos, como proteínas lácteas, Carité, Vitaminas, Cálcio e Minerais, pelo que apresenta propriedades restauradoras e renovadoras, aporta maior elasticidade e vitalidade e é especialmente recomendado para peles com eczemas, psoríase, peles secas, com problemas ou maduras
 Fisális - É especialmente rica em vitamina C, fornecendo 46 mg por 100 g, e atinge assim uma quantidade semelhante à da laranja(50 mg/100g). Reúne também excelentes níveis de fósforo e fibras (4,9 g/100 g), bem como de pró-vitamina A, o que identifica desde logo a sua riqueza em carotenóides, onde prevalece o β-caroteno. A quercetina é o composto fenólico encontrado em maior quantidade na fisális. Este fitoquímico tem acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anticancerígena, confirmadas por diferentes estudos. Da família de flavonóides estão ainda presentes, nas bagas de fisális, a miricetina e o kaempferol, conhecidos por exercer outros efeitos benéficos na saúde.
A baga da  fisális é anti-microbiana, antitumoral, anti-inflamatória, imunomoduladora e hepatoprotetora,  destacando-se atividade citotóxica contra as linhas celulares do cancro do pulmão, da mama e do hepatocarcinoma .
Add caption
Resultado de imagem para fisalis vermelhoResultado de imagem para fisalis vermelho
Experimentei fazer e aqui está o resultado!
Resultado de imagem para fisalis vermelho
Um sobrinho tem plantação de Fisális e deliciei-me com as bagas frescas, acabadas de colher. Fiz receitas gourmet com carnes assadas, borrego, porco, frango que ficaram óptimas. Alguém experimentou a Compota  mas eu sou pouco dada a  sabores doces . Então, lembrei-me de usar as fisális na cosmética para captar todas as propriedades deste fruto excepcional. Extraí os sucos do fruto fresco, fiz essência e utilizei no fabrico de sabonetes artesanais, gel de banho e shampoo com base em produtos bio certificados sem aditivos quimicos, isentos de laurel e outros sulfatos.
Os resultados são evidentes em peles com eczemas, psoríase, cicatrizes, queimaduras de radioterapia e redução significativa dos sinais da quimioterapia. O cabelo fica leve e brilhante, reduzindo a oleosidade e produzindo um efeito antiqueda.