Friday, April 22, 2016

mindfulness



PSSST…..Vai ser submetido a uma ostomia? Ou algum familiar, ou conhece alguém que vai?
Porque lhe foi-lhe diagnosticado um tumor maligno do colon, do reto ou qualquer outro , ou por qualquer outro motivo?
Quer um conselho de alguém que passou por isso e muito mais…..
Nunca se demita, nunca deixe de viver, de lutar.
Uma (ile)ostomia não é o fim, é apenas uma transformaçãosdo nosso corpo mas todas as outras funções se mantémmantém.
Resultado de imagem para praiaPode precisar de apoio psicológico ou de um
      dietista que o ensine a conviver com estas situações….
Desdramatize . Um saco a mais colado na barriga
     não é nada do outro mundo, aproveite os bons momentos      e rodeie-se de pessoas positivas e      calorosas.
Resultado de imagem para gerberas Deixe de lado a negatividadeaproveite o sol e a

     Praia ……


Trate das suas flores 

Resultado de imagem para passeio de barco a remosLeia, coza, borde, faça patchwork, pinte os móveis, cuide do seu animal de estimação,  visite locais novos, conviva, saia com a familia e os amigos
Não se isole
Dê um passeio de barco a remos
Pinte o mundo com outras cores ,  em mindfulness
Resultado de imagem para pintar mindfulnessResultado de imagem para pintar mindfulness

Today and your thoughts about today are two separate things. Try to spend more time in awareness of the day's moments (what you see, hear, touch etc.) than lost in thought. Hoje e seus pensamentos sobre hoje são duas coisas distintas. Tente passar mais tempo na consciência dos momentos do dia (o que você vê, ouve, toca etc) do que perdido em pensamentos.

 Padraig O’Morain

Saturday, April 16, 2016

Nathalie Dhalluin - Rosto

Uma amiga enviou-me hoje este Rosto que achei lindissimo.

Pintado /desenhado por Nathalie Dhalluin

Thursday, April 14, 2016

sacos de colostomia

Resultado de imagem para sacos de colostomiaResultado de imagem para sacos de colostomiaResultado de imagem para sacos de colostomiaHá três anos atrás, Luisa foi confrontada com um cancro colorectal. Fez quimioterapia e radioterapia. Surgiu uma fistula retovaginal e foi sujeita a oitenta sessões de Medicina Hiperbábica na tentativa de encerrar a fistula, enquanto paralelamente era operada e feita uma ileostomia provisória, isto é, isola-se o intestino, faz-se uma abertura no intestino delgado e as fezes passam a sair para um saco que se cola na barriga.
Até aqui , nada de especial apesar do diagnóstico de cancro , dos efeitos colaterais da quimio e da radio e do stress que o uso do bendito saquinho provoca por muito natural que possa parecer. Os doentes oncológicos são isentos do pagamento de taxas moderadoras, depois de passarem uma Junta Médica e este material é fornecido gratuitamente através dos Postos de Saude e com receita do Médico de Familia.
Luisa teve sempre o material a tempo e horas, nunca teve de dispender um centimo com a sua aquisição, já lhe bastava a sua incapacidade, a frustração da doença, a ansiedade e o temor do cancro que contraira, as limitações com a alimentação e a despesa com as deslocações às consultas e tratamentos.
Recentemente, num exame de rotina, o cirurgião confirmou que a fistula nunca encerrara e seria preciso nova cirurgia para  alterar a localização do saco - de iliostomia provisória passaria a colostomia definitiva, esta situada no final do intestino grosso para que fosse possivel fazer a digestão completa e a assimilação dos alimentos.
Foi internada, submeteu-se a essa cirurgia de alto risco e regressou a casa, para recuperar passados dez dias, sete dos quais sem comer nem beber, apenas soros e mais soros...
Pediu ao médico os comprovativos da nova situação , pediu novas receitas para o material e de acordo com a sua adaptação requisitou sacos de abertura fácil para os poder mudar e limpar sempre que necessário, tal como fazia quando tinha a iliostomia.
Por mais estranho que possa parecer, o pedido veio rejeitado com a indicação de que apenas os portadores de iliostomia podiam solicitar sacos de drenagem; os da colostomia eram forçados a usar sacos fechados para uma só utilização e que se deitam fora com o primeiro enchimento. Portanto, um processo mais dispendioso para a Administração Pública !
Que fazer, então ?

Vá ao seu Médico de Familia e peça para ele lhe alterar a declaração dizendo que foi sujeita a uma ileostomia definitiva ...


Sunday, April 3, 2016

Consulta de Estomaterapia

5º Aniversário da Consulta de Estomaterapia

No próximo dia 12 de Abril irão decorrer as comemorações do 5º Aniversário  da Consulta de Estomaterapia. O evento realizar-se-há no auditório do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca das 9h às 13h e pretende-se que seja aberto  a todos os profissionais do HFF, aos seus utentes e aos centros de saúde.
Objectivos:
  • Dar a conhecer a rede de apoio à Pessoa portadora de Ostomia;
  • Dismistificar o conceito de "ostomizado";
  • Dar a conhecer os projectos para o futuro;
  • Apresentar uma exposição fotográfica de Pessoas reais portadores de uma ostomia com uma história de superação subjacente.
Esta iniciativa está a cargo do grupo de trabalho de estomaterapia do HFF, que iniciou o projecto - Enfas. Manuela Honório, Dulce Oliveira, Raquel Alves, Sandra Matos, Sabrina Tavares, com a supervisão da Coordenadora da consulta, Enfa. Manuela Honório.
Irá ter a participação de :
  • Médicos (2) de referência da consulta;
  • Utentes chave;
  • Cooperativa que dá apoio na distribuição de materiais;
  • Laboratórios, que representam os materiais e dispositivos de ostomia;
  • Exposição fotográfica da pessoa com ostomia nas suas AVDs , no átrio do Hospital;
  • Exposição de pósteres relacionados com o tema e que foram apresentados quer dentro do Hospital quer fora em contexto de formação.
 Consulte PROGRAMA e CARTAZ

Contamos com a sua participação! Obrigada!